Lista completa de Questões sobre Serviço Social e proteção social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
A Proteção Social tem por princípios _________. Assinale a alternativa incorreta:
A matricialidade sócio-familiar;
A territorialização;
A proteção pró-ativa;
A integração à seguridade social;
A integração às políticas sociais e organizacionais.
Sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, que tem por função a gestão do conteúdo específico da assistência social no campo da proteção social brasileira, é INCORRETO afirmar que
consolida o modo de gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os três entes federativos.
estabelece a divisão de responsabilidades entre os entes federativos (federal, estadual, Distrito Federal e municipal) para instalar, regular, manter e expandir as ações de assistência social como dever de Estado e direito do cidadão no território nacional.
orienta-se pela unidade de propósitos, principalmente quanto ao alcance de direitos pelos usuários.
não possui articulação com as organizações e entidades de assistência social com reconhecimento pelo sistema.
respeita a diversidade das regiões, decorrente de características culturais, sócio-econômicas e de políticas em cada esfera de gestão.
Quanto à seguridade social é correto afirmar que
os sistemas de seguridade social não se relacionam diretamente com a dinâmica da acumulação capitalista.
o reconhecimento da desigualdade social, inerente às relações sociais que se estabelecem sob o capitalismo, imprime um caráter uniforme à seguridade social.
a seguridade social não está relacionada com a questão social.
as diversas modalidades de solidariedade social representam um sistema abrangente de seguridade social.
no Brasil, a seguridade social como conjunto de políticas sociais e como direito social é assegurada na Constituição Federal de 1988.
O Assistente Social, ao prestar atendimento às famílias, muitas vezes, depara-se com mulheres gestantes ou que já tiveram seus bebês e ainda, aquelas que estão em processo de adoção. Na regulamentação do salário- maternidade, este é um direito assegurado no caso de
nascimento de bebê a partir da 23 semanas, desde que nasça com vida.
trabalhadora doméstica que tenha contribuição de, no mínimo, 6 meses.
segurada facultativa, independentemente do tempo de contribuição.
mãe adotante, por um período de 120 dias, independentemente da idade da criança.
empregos simultâneos, sendo um salário-maternidade para cada emprego/atividade, desde que contribua para a Previdência nas duas funções.
A reabilitação profissional é um serviço da Previdência Social, prestado pelo INSS, de caráter obrigatório que prevê
o atendimento médico de caráter continuado para possibilitar o retorno ao mercado de trabalho dos segurados incapacitados por doença ou acidente.
um Programa de Reabilitação Profissional, onde o segurado, após avaliação médico-pericial, é encaminhado e participa por livre adesão.
tempo mínimo de contribuição de 24 meses para que o segurado tenha direito de acesso.
a emissão de certificado, pelo INSS, após concluído o processo de reabilitação profissional, indicando a atividade para a qual o trabalhador foi capacitado profissionalmente.
a responsabilidade do segurado na viabilização dos recursos materiais necessários à reabilitação profissional, tais como os instrumentos de trabalho (materiais imprescindíveis ao exercício de atividade laborativa), transporte e alimentação.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à rede de serviços, assinale a opção correta.
A rede socioassistencial exige dos operadores das políticas sociais uma intervenção organizada prioritariamente por setores.
As redes modernas sustentam-se na legitimidade já construída quando da implantação dos conselhos municipais de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
No âmbito municipal, o novo conceito de rede assegura que a objetividade é suficiente para garantir a integração entre serviços e programas locais.
Os gestores são responsáveis pela inscrição de entidades e fiscalização dos serviços e projetos do município, tendo por finalidade organizar a rede socioassistencial.
A rede de serviços de assistência social constitui uma totalidade complexa de relações baseadas em sistemas de integração, capacitação e avaliação.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsecutivos, referentes à seguridade social no Brasil.
A concepção de seguridade social na forma da Constituição Federal de 1988 constitui um amplo conjunto de ações destinadas a assegurar os direitos sociais: a educação, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança e a previdência social universal.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito das políticas de seguridade social e previdência social, julgue os itens que se seguem.
A seguridade social brasileira trazida à luz pela Constituição Federal de 1988 é responsável pela inclusão do Brasil no universo dos estados de bem-estar social.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsecutivos, referentes à seguridade social no Brasil.
Na organização da seguridade social, um dos objetivos a considerar consiste em democratizar e descentralizar a administração, mediante gestão bipartite, com participação dos trabalhadores e do governo nos órgãos colegiados.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A respeito das políticas de seguridade social e previdência social, julgue os itens que se seguem.
A adoção da seguridade social como concepção de proteção social tem origem diretamente na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a partir da afirmação de que toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...