Questões sobre Serviço Social na Educação

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Acerca do direito à educação e da relação entre serviço social e educação, julgue o item subsequente.


Com relação à assistência à saúde, o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) estabelece a prioridade dos discentes no acesso aos serviços de saúde ofertados pelos hospitais universitários que fazem parte do SUS.

Acerca do direito à educação e da relação entre serviço social e educação, julgue o item subsequente.


No âmbito da política pública de educação, os assistentes sociais devem atuar na defesa da igualdade, o que constitui princípio fundamental para a propositura emancipatória do projeto ético-político do serviço social.

Acerca do direito à educação e da relação entre serviço social e educação, julgue o item subsequente.


Compreendem-se como ações de assistência estudantil, nos termos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), iniciativas desenvolvidas nas áreas da moradia estudantil, alimentação, enfrentamento da desigualdade racial, assistência à saúde, transporte, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

Tendo em vista as transformações societárias no que diz respeito às condições e relações de trabalho, espaços socio-ocupacionais, e atribuições do assistente social, julgue o item que se segue.
No que diz respeito à prestação de serviços de serviço social nas redes públicas de educação básica, o campo educacional pode ser compreendido como uma atuação socioeducativa.

Conforme a Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o ensino sera? ministrado com base nos seguintes princi?pios: I – Igualdade de condic?o?es para o acesso e permane?ncia na escola; II – Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminac?a?o de qualquer natureza, garantindo-se equivale?ncia a?s populac?o?es urbanas e rurais;

III – Respeito a? liberdade e aprec?o a? tolera?ncia; IV – Valorizac?a?o do profissional da rede intersetorial; V – Garantia de padra?o de efetividade, eficie?ncia e efica?cia; VI – Coexiste?ncia de instituic?o?es pu?blicas e privadas de ensino.
Baseado nas informac?o?es acima, e? correto afirmar:

    A) ( ) I, IV e VI sa?o verdadeiras.

    B) ( ) I, III e VI sa?o verdadeiras.

    C)

    ( ) II, IV e VI sa?o falsas.




    D) ( ) II, III e IV sa?o falsas.

    E) ( ) I e VI sa?o falsas.

O dever do Estado com educac?a?o escolar pu?blica sera? efetivado mediante a garantia de, EXCETO:

    A) ( ) Educac?a?o ba?sica obrigato?ria e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: pre?-escola; ensino fundamenta e ensino me?dio.

    B) ( ) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficie?ncia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotac?a?o, transversal a todos os ni?veis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.

    C) ( ) Educac?a?o infantil gratuita a?s crianc?as de ate? 4 (quatro) anos de idade.




    D) ( ) Acesso pu?blico e gratuito aos ensinos fundamental e me?dio para todos os que na?o os conclui?ram na idade pro?pria.




    E) ( ) Acesso aos ni?veis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criac?a?o arti?stica, segundo a capacidade de cada um.

Baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educac?a?o Nacional (LDB), os sistemas de ensino assegurara?o aos educandos com deficie?ncia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotac?a?o, EXCETO:

    A)

    ( ) Curri?culos, me?todos, te?cnicas, recursos educativos e organizac?a?o especi?ficos, para atender a?s suas necessidades.



    B)

    ( ) Acesso aos benefi?cios dos programas sociais atrave?s de encaminhamentos, garantindo assim o acesso igualita?rio.



    C)

    ( ) Terminalidade especi?fica para aqueles que na?o puderem atingir o ni?vel exigido para a conclusa?o do ensino fundamental, em virtude de suas deficie?ncias, e acelerac?a?o para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.



    D)

    ( ) Professores com especializac?a?o adequada em ni?vel me?dio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integrac?a?o desses educandos nas classes comuns.



    E)

    ( ) Educac?a?o especial para o trabalho, visando a sua efetiva integrac?a?o na vida em sociedade, inclusive condic?o?es adequadas para os que na?o revelarem capacidade de inserc?a?o no trabalho competitivo, mediante articulac?a?o com os o?rga?os oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas a?reas arti?stica, intelectual ou psicomotora.



Analise as afirmativas a seguir: I. O respeito ao direito seu e dos outros ao dissenso, assim como a coordenação das próprias ações com as dos outros, por meio do trabalho em grupo, são alguns dos conteúdos que devem ser trabalhados na escola para que o estudante evolua em sua formação. II. É vedado ao servidor público respeitar a capacidade ou as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sendo aceitável que esse profissional demonstre preconceito ou distinção de raça ou sexo no trato com os usuários dos serviços. Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educac?a?o Nacional, a educac?a?o infantil sera? organizada de acordo com as seguintes regras comuns, EXCETO:

    A)

    ( ) Avaliac?a?o mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianc?as, sem o objetivo de promoc?a?o, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.



    B)

    ( ) Atendimento a? crianc?a de, no mi?nimo, 4 (quatro) horas dia?rias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.



    C)

    ( ) Carga hora?ria mi?nima anual de 800 (oitocentas) horas, distribui?da por um mi?nimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.



    D)

    ( ) Controle de freque?ncia pela instituic?a?o de educac?a?o pre?-escolar, exigida a freque?ncia mi?nima de 70% (setenta por cento) do total de horas.



    E)

    ( ) Expedic?a?o de documentac?a?o que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da crianc?a.



Ferramentas de edic?a?o de texto proporcionam comodidade quando ha? necessidade de digitar algo extenso. Esses editores sa?o equipados com sistemas operacionais que permitem fazer alterac?o?es em pequenas partes do documento, ou configura?-lo de maneira geral. Dos itens abaixo qual e? um editor de texto?

    A)

    Excel



    B)

    Paint



    C)

    Word



    D)

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    E)

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