Lista completa de Questões sobre Serviço Social nas políticas setoriais e transversais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito das políticas e programas sociais dirigidos a idosos, pessoas com deficiência, população em situação de rua e crianças e adolescentes, assinale a opção correta.
De acordo com o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, a inclusão dessa população no programa é de responsabilidade do Poder Judiciário, dos conselhos tutelares e do Ministério Público.
De acordo com o estabelecido no Estatuto do Idoso e na Política Nacional do Idoso, a população idosa, caracterizada como segmento homogêneo, compreende as pessoas com sessenta e cinco anos de idade ou mais.
Consoante o documento ratificado pelo Brasil na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, constituiu um avanço significativo na esfera dos direitos humanos a compreensão de que o fator limitador da pessoa com deficiência corresponde à própria deficiência, o que indica, necessariamente, a presença de uma doença a ser tratada.
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Viver sem Limite tem como referência fundamental a constatação de que o agravamento da deficiência deve-se, principalmente, ao estado físico e emocional da pessoa, independentemente de suas condições socieconômicas.
De acordo com a Política Nacional para a População em Situação de Rua, o padrão básico de qualidade e segurança da rede de acolhimento temporário deve orientar-se prioritariamente pela retirada do morador da rua e seu encaminhamento, sempre que possível, à área rural.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O Assistente Social que trabalha no Tribunal de Justiça, ao prestar atendimento a adolescentes em situação de risco, poderá desenvolver a seguinte atividade:
requisição de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.
encaminhamento para recursos da comunidade.
encaminhamento ao Ministério Público de notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente.
expedição de notificações.
representação junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas decisões.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
No cotidiano, dentre outras atividades profissionais, cabe ao Assistente Social realizar ações socioeducativas, que deverão vincular-se a processos
I. político-organizativos, entre os quais destacam-se os de mobilização e assessoria, que visam a participação política e a organização da sociedade civil.
II. de planejamento e gestão que correspondem ao conjunto de ações de planejamento, gestão e administração de políticas sociais, de instituições e de empresas públicas ou privadas e do próprio trabalho do Serviço Social.
III. socioassistenciais que correspondem ao conjunto de ações profissionais desenvolvidas, a partir de demandas singulares, no âmbito da intervenção direta com os usuários em contextos institucionais.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Ao idoso com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. A comprovação de renda será feita mediante a apresentação de um dos seguintes documentos:
I. Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas.
II. Documento ou carteira emitida pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Assistência Social ou congêneres.
III. Atestado de pobreza emitido pelo Juiz.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Atualmente no Brasil, a violência contra mulheres é reconhecida como violação dos direitos humanos e, para tanto, estabeleceuse a prevenção como um dos eixos fundamentais para
a promoção de programas educacionais que disseminem valores éticos familiares que valorizem a sua composição com pai, mãe e filhos.
a inserção nos currículos escolares em todos os níveis de ensino, para os conteúdos relativos ao papel da mulher na sociedade, no cuidado com o espaço doméstico.
o fortalecimento de práticas sociais voltadas às virtudes femininas de diálogo, subalternidade e mediação, por meio de realização de campanhas.
a transformação dos valores discriminatórios ainda praticados pela sociedade brasileira, especialmente no que se refere aos estereótipos dos papéis masculino e feminino.
a afirmação do caráter restrito ao âmbito privado para a resolução de violência ocorrida do homem sobre a mulher.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável, mas não estando o mesmo em condições de proceder à opção, esta será feita, em primeira instância
pelo curador, quando o idoso for interditado.
pelo tutor, quando o idoso for interditado.
pelos familiares, quando o idoso não tiver tutor ou este não puder ser contactado em tempo hábil.
pelo médico, quando ocorrer iminente risco de vida e não houver tempo hábil para consulta a tutor ou familiar.
pelo próprio médico, quando não houver tutor, curador ou familiar conhecido, caso em que deverá comunicar o fato ao Ministério Público.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
As pessoas com deficiência e mobilidade reduzida têm direito ao atendimento prioritário nos órgãos de administração pública direta, indireta e fundacional, nas empresas prestadoras de serviços públicos e nas instituições financeiras. Nesse sentido, considere:
I. A pessoa com deficiência possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades da vida diária.
II. A deficiência mental é caracterizada pelo funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos vinte e um anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas.
III. Considera-se pessoa com mobilidade reduzida aquela que tenha por qualquer motivo, dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
De acordo com a Política Nacional do Idoso, compete a área de Justiça:
I - Promover e defender os direitos da pessoa idosa.
II - Promover a capacitação de recursos para atendimento ao idoso.
III - Zelar pela aplicação das normas sobre o idoso determinando ações para evitar abusos e lesões a seus direitos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas a afirmativa III está correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No Estatuto do Idoso, Artigo 15, está assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio:
do Sistema Único de Assistência Social SUAS.
dos Centros de Referência de Assistência Social CRAS.
dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social CREAS.
do Sistema Único de Saúde SUS.
dos Postos de Saúde.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de:
grupos de apoio que estimulem a sociabilidade.
entidades que acolham os idosos em condições plenas.
políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.
ações contínuas de prevenção e recuperação a todos os que necessitem.
intervenções de apoio e de estímulos a atividades emancipatórias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...