Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A atuação nesses diferentes níveis de atenção requer o encaminhamento de ações profissionais que se articulam em três grandes processos, denominados

  • A.

    teóricos, políticos e filosóficos.

  • B.

    político-organizativos, de instrumentação das práticas e de planejamento.

  • C.

    político-organizativos, de gestão e planejamento e socioassistenciais.

  • D.

    político-organizativos, de gestão e planejamento e críticos.

  • E.

    de gestão e planejamento, tático-operativos e críticos.

A visita domiciliar compõe os instrumentos técnico-operativos utilizados pelos assistentes sociais no contexto da política de educação. Com relação à visita domiciliar, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O assistente social deve, independentemente da anuência da família, proceder à visita e à busca de informações no lar.

  • B.

    Pode acontecer no espaço institucional em que a pessoa trabalha.

  • C.

    Caracteriza-se por ser um processo comunicacional essencialmente verbal.

  • D.

    Exige-se do assistente social, como habilidade para o desenvolvimento da visita domiciliar, a formulação de um roteiro completo, elaborado com base em perguntas estruturadas.

  • E.

    Pode ser definida como técnica de atuação do serviço social que apresenta a particularidade de incluir outras duas técnicas — a observação e a entrevista —, o que facilita a interação dialógica.

Pode-se afirmar que:

  • A.

    “Toda práxis é atividade, mas nem toda atividade é práxis”.

  • B.

    “Toda teoria se torna atividade, mas nem toda atividade é práxis”.

  • C.

    “Toda práxis é atividade, e toda atividade é práxis”.

  • D.

    “Toda teoria e toda práxis é atividade”.

A doutrina da situação irregular norteou por muitos anos do século XX as ações realizadas no campo da infância e da adolescência. A literatura do serviço social demonstra a forte presença dos traços dessa concepção na atualidade, em que o paradigma legal pauta-se na doutrina da proteção integral. Assinale a alternativa correta, de acordo com a doutrina da proteção integral.

  • A.

    Prevê o princípio da indivisibilidade dos direitos da criança, ou seja, não se trata de assegurar apenas alguns direitos, e sim, todos.

  • B.

    Centraliza o poder de decisão sobre as questões da infância no juiz.

  • C.

    Divide a infância em duas categorias distintas: as crianças e adolescentes que vivem em suas famílias; e os menores, entendidos como aqueles que estão fora da escola, são órfãos, abandonados, carentes e infratores.

  • D.

    Transforma questões sociais em jurídicas.

  • E.

    Constrói sistematicamente uma semântica eufemística, que condiciona o funcionamento do sistema à não verificação empírica de suas consequências reais.

Ao questionar a metodologia do Serviço Social, Vicente de Paula Faleiros coloca a necessidade de romper com as possibilidades predefinidas e propõe estratégias e táticas processuais. Ele esboça sua proposta metodológica a partir da compreensão do Serviço Social:

  • A.

    Como conjuntura política e relações de força.

  • B.

    Como produto da sociedade.

  • C.

    Como categoria que não desenvolvem teorias relacionadas com a práxis.

  • D.

    Como um processo de trabalho pedagógico.

A perspectiva desenvolvida no serviço social que enfatiza a obrigatoriedade de o processo de trabalho do assistente social estar ancorado em um referencial teórico crítico e analítico é hegemônica na atualidade. Com relação às perspectivas teóricas mais usuais no serviço social, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A perspectiva teórica fenomenológica radica-se nos conceitos de sistema, subsistema, estrutura, função, adaptação, integração, desvio e consenso.

  • B.

    O funcionalismo aposta na análise dos fenômenos estruturais, abordando o conflito, em detrimento do consenso.

  • C.

    A fenomenologia constitui o referencial hegemonicamente adotado no serviço social contemporâneo, o que pode ser comprovado por meio da formatação dos currículos de graduação em serviço social.

  • D.

    O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, procura explicar a sociedade de forma abrangente, circundando o objeto do conhecimento pautado na compreensão de todas as suas mediações e das correlações oriundas de uma perspectiva histórica.

  • E.

    O materialismo histórico, desenvolvido por Marx, concebe a categoria mediação como estratégia de relação entre as classes sociais.

É comum a discussão entre assistentes sociais sobre o discurso da dicotomia entre a teoria e prática. Isso significa segundo alguns autores:

  • A.

    Um fortalecimento dos referenciais práticos metodológicos.

  • B.

    Resquícios de uma fragilidade de fundamentação teórico metodológica.

  • C.

    Clareza dos fundamentos que orientam a prática profissional, prevalecendo posturas conservadoras, autoritárias, discriminatórias, tecnocratas e clientelistas.

  • D.

    Características advindas de outras profissões.

Assinale a alternativa que define corretamente um elemento constituinte do processo de pesquisa.

  • A.

    Os objetivos em uma pesquisa delineiam as apreensões teórico-metodológicas, os procedimentos e os instrumentos a serem direcionados para o trabalho de campo.

  • B.

    A metodologia, ao apontar para o que se pretende com o desenvolvimento da referida pesquisa, procura dar uma visão geral em relação ao desejado.

  • C.

    A justificativa de pesquisa serve como orientação para possíveis explicações em relação aos questionamentos traçados.

  • D.

    O problema de pesquisa insinua uma assertiva que deve ser comprovada ou refutada.

  • E.

    O planejamento de um caminho de investigação pela via da pesquisa exige que seja traçado um recorte particular do tema a ser estudado, delineando o objeto de estudo.

A profissão de serviço social alcançou o seu amadurecimento científico a partir da década de 90 do século XX, com a ampliação da produção acadêmica e bibliográfica, a formação de grupos de pesquisa filiados às instituições de fomento, bem como a ampliação dos cursos de pós-graduação strictu sensu. O método que se tornou referência nas produções do serviço social foi a dialética materialista, que constitui um instrumento de análise da realidade. Assinale a alternativa que apresenta uma característica do método citado.

  • A.

    A lógica dialética introduz na compreensão da realidade o princípio da harmonia.

  • B.

    A contradição é algo que ocorre eventualmente na história, fator que explica a transformação social.

  • C.

    A realidade humana deve ser analisada por meio do mergulho na interação interpessoal.

  • D.

    Os fenômenos econômicos são produtos da produção e da reprodução da sociedade pelos sujeitos históricos.

  • E.

    A história dos fatos econômicos e sociais é feita frequentemente sem conexão com a história das ideias.

Para Paulo Freire (1968), a autonomia é compromisso ético que estabelece exigências para educando e educador: dedicação e zelo pela vida acadêmica, disposição de sempre buscar amadurecer e qualificar seus conhecimentos. A autonomia pressupõe uma concepção emancipatória de educação. Assinale a alternativa que corresponde às ideias defendidas pelo autor acerca da pedagogia da autonomia no processo de desenvolvimento do adolescente.

  • A.

    Torna-se autônomo quem constrói em si mesmo a capacidade de fazer e impor a lei.

  • B.

    O sujeito aprende quando passa da heteronomia para a autonomia, isto é, quando se emancipa dos seus pais.

  • C.

    O ato de ensinar propicia ao sujeito a experiência profunda de assumir-se. Essa assunção de nós mesmos, por vezes, implica a exclusão do outro.

  • D.

    Ensinar, na perspectiva emancipatória, é socializar-se, aceitando sem recusas e críticas a autoridade dos superiores.

  • E.

    Educar é investir na formação de um ser humano autônomo, capaz de transformar-se e consciente de que não é possível transformar o mundo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...