Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sob o ponto de vista da demanda, quando o Assistente Social é vinculado, no exercício profissional, a organismos estatais, paraestatais ou privados, ele é chamado a constituir-se no agente intelectual de "linha de frente" e a colocar-se como anteparo nas relações entre instituições e população. Cabe a ele levar o usuário a aceitar as exigências normativas da Instituição.

Esta característica peculiar da prática profissional se fundamenta na ótica do modelo de Estado

  • A.

    escravocrata.

  • B.

    feudal.

  • C.

    socialista.

  • D.

    capitalista.

  • E.

    comunista.

A intervenção, em Serviço Social, consiste na articulação combinada de mediações, de trajetórias e estratégias de ação de diferentes atores, que se entrecruzam numa conjunção de saberes e poderes, no campo da Assistência Social. Para tanto, o Serviço Social está situado nesta dinâmica relacional e requer do profissional

  • A.

    domínio de situações diversas para dominar eventos competitivos.

  • B.

    experiência e vivência em vários campos de trabalho empresarial.

  • C.

    conhecimento eclético para distanciar-se de situações conflitivas.

  • D.

    prática constante e contínua para compreender os aspectos críticos.

  • E.

    conhecimento teórico-prático aliado a uma capacidade operativa.

Para desenvolver a prática, ou seja, a intervenção profissional em qualquer instituição, o assistente social necessita conhecer e compreender

  • A.

    a definição, a implementação e a particularização de políticas globais voltadas ao assistencialismo.

  • B.

    a história de vida, a identificação, a definição e a solução dos problemas do usuário.

  • C.

    a luta dos movimentos sociais no contexto histórico para afirmação do poderio da ação católica.

  • D.

    a situação e o contexto em que se insere e seus limites para operacionalização do seu saber profissional de forma apropriada.

  • E.

    as causas determinantes e a intervenção necessária no processo de psicologização.

Na década de 80, o serviço social na área de saúde alcançou avanços na profissão tanto na produção de conhecimentos quanto no trabalho profissional. No entanto, enquanto categoria esteve desarticulado

  • A.

    dos conselhos de saúde.

  • B.

    dos conselhos da assistência.

  • C.

    das entidades representativas da saúde.

  • D.

    do movimento de reforma sanitária.

  • E.

    dos movimentos sociais de saúde.

A mudança na Assistência Social, no sentido de sua transformação em uma Política Pública, só acontece quando ela passa a diferenciar-se

  • A. do liberalismo.
  • B. da filantropia.
  • C. do Estado.
  • D. da cidadania.
  • E. da ideologia.

O conhecimento teórico-metodológico e técnico-operativo do Serviço Social, juntamente com um compromisso éticopolítico, permite que

  • A. a prática profissional nas instituições não se reduza ao atendimento imediato das demandas.
  • B. se tenha uma visão compreensiva do Serviço Social, tendo em vista a relação dos espaços de intervenção e o caráter interdisciplinar.
  • C. a relação do saber profissional se sobreponha ao cotidiano do sujeito.
  • D. haja um envolvimento permanente com a prática emergente e pura.
  • E. se privilegie atenção às estratégias técnicas do trabalho social.

O Serviço Social e a interdisciplinaridade estão intrinsicamente ligados, uma vez que o Serviço Social articula diferentes conhecimentos de modo próprio, num movimento crítico entre prática-teoria e teoria-prática. Isto, entendendo- se interdisciplinaridade como

  • A. soma de conhecimentos e alargamento de saberes.
  • B. fonte de conhecimento e sistematização de outros conhecimentos, que vêm a constituir um novo conhecimento.
  • C. pluralidade de conhecimentos e diferentes formas de entender o real.
  • D. prática profissional e objetivação na construção coletiva de novos conhecimentos.
  • E. postura profissional e princípio constituinte da diferença e da criação.

Considerando a relação teoria-prática, o saber que informa a ação profissional cotidiana é complexo. É uma combinação histórica específica de diversos modos de conhecimento, de certa forma hierarquizados. Em síntese, a construção do saber do profissional, tendo em vista a intervenção, realiza um tríplice movimento de

  • A. crítica, de construção de um conhecimento novo e de nova síntese no plano do conhecimento e da ação.
  • B. mediação, de criação de novas propostas e de novos conhecimentos.
  • C. experimentação, de reconstrução e de superação de limitações.
  • D. reflexão, de superação de limitações e de resultados.
  • E. elaboração de conhecimentos, de avaliação e redirecionamento de saberes.

Em relação a métodos, técnicas e estratégias de pesquisa utilizados de forma triangulada em processos de avaliação, assinale a opção correta.

  • A.

    As aproximações quantitativas e qualitativas devem ser consideradas antagônicas na medida em que possuem natureza diferente.

  • B.

    As técnicas de obtenção de informações, tanto estatísticas quanto qualitativas, não são instrumentos válidos independentemente, devendo estar articuladas aos objetivos da pesquisa.

  • C.

    A diferença de paradigmas entre as abordagens quantitativa e qualitativa exige que haja incomunicabilidade científica entre elas, para evitar que as críticas mútuas inviabilizem todo o processo.

  • D.

    A formação dos pesquisadores e o tipo de instituição em que a avaliação se desenvolve não influem na orientação metodológica dos trabalhos.

A construção e a visualização de uma identidade profissional, no mercado de trabalho, e a luta pela produção de novas práticas sociais que tenham na consolidação da democracia e no fortalecimento da cidadania a sua busca, traz como exigências

  • A. o reposicionamento das práticas institucionais e as determinações políticas nelas implícitas e as relações entre as áreas do saber.
  • B. o redirecionamento de algumas áreas do saber para o fortalecimento da cidadania.
  • C. a superação da relação hegemônica das diferentes áreas do saber em detrimento das práticas institucionais.
  • D. a paralização do movimento, reduzindo o próprio exercício do saber à transmissão do conhecimento acumulado.
  • E. a elaboração de uma nova práxis profissional, baseada na heterogeneidade das diversas áreas do saber.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...