Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analisando a inserção do Serviço Social no âmbito das políticas sociais, J. P. Netto (2001) observou que, tradicionalmente, o assistente social desempenhou seu papel profissional como um:

  • A. gerenciador.
  • B. planejador.
  • C. avaliador.
  • D. mediador.
  • E. executor terminal.

A intervenção profissional junto à família do adolescente que responde à medida sócio-educativa exige uma fundamentação teórica e metodológica, sustentada pelos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente e da profissão. Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

  • A. A família deve ser entendida no contexto das relações histórico-sociais como instituição que se constitui e se reconstitui no processo de socialização.
  • B. A dinâmica de uma família empobrecida ou nãoconvencional é suficiente para que tal família seja considerada desestruturada.
  • C. Novos arranjos familiares constituem-se desvios e/ou famílias desestruturadas.
  • D. A família deve ser compreendida a partir de sua composição, tomando-se o modelo nuclear como ideal.
  • E. A família desestruturada deve ter contato restrito com o adolescente que responde às medidas sócio-educativas evitando-se a orientação desviante de sua conduta.

Constitui atribuição do assistente social que atua no Ministério Público realizar estudo social. Este ato significa que o profissional

  • A. deve utilizar-se de interpretação com base no senso comum.
  • B. registra saberes de todas as áreas profissionais.
  • C. necessita de conhecimento aprofundado e científico.
  • D. sempre necessita compartilhar de uma perspectiva positivista de leitura da realidade para que haja objetividade.
  • E. observa, analisa e registra, mas não pode ser considerado como objeto de ação judicial.

Ana Elizabete Mota, ao tratar da ação profissional, aponta a necessidade de reconstruir metodologicamente o caminho entre a demanda objetivada e as relações que a determinam. Para a autora

  • A. é este movimento que garante, na particularidade de cada profissão, a reconstrução de seus objetos de intervenção e das suas estratégias de ação.
  • B. não é possível reconstruir as estratégias de intervenção profissional fora dos marcos do positivismo.
  • C. as tendências das práticas profissionais não podem ser determinadas pela natureza das relações sociais.
  • D. as singularidades da prática profissional não se inserem no conjunto das práticas sociais das classes e do Estado.
  • E. as demandas e as necessidades sociais não interferem na construção do objeto de intervenção profissional do serviço social.

Desde o início da década de 80 surgiram novos métodos de pesquisa que visavam tornar as pessoas e as comunidades participantes em sujeitos ativos, em vez de objetos de avaliação de impacto. Esses métodos são facilitadores para

  • A. incorporar as perspectivas externas à comunidade.
  • B. avaliar de forma quantitativa e precisa as informações sobre a pobreza.
  • C. analisar o impacto na perspectiva funcional da sociedade.
  • D. compreender as opiniões de vários grupos de interesse, especialmente aqueles cujos pontos de vista não são normalmente escutados.
  • E. construir consenso que melhore a forma do empoderamento social.

Um estudo institucional tem como referência o conhecimento da instituição demandatária da ação. O conteúdo deste estudo deve contar com:

I. finalidade, valores, área de ação, setor, nível de competência, função, objetivos, diretrizes, estratégias e expectativas, estrutura organizacional e administrativa;

II. restrições impostas pelos recursos humanos e financeiros disponíveis;

III. conhecimentos científicos e tecnológicos existentes ou em desenvolvimento e as possibilidades de maior e menor acesso às informações pertinentes.

É correto o que consta em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

O liberalismo e o materialismo histórico dialético têm concepções antagônicas acerca de políticas sociais. Com relação a essas concepções, julgue os itens a seguir.

O materialismo histórico dialético entende o Estado como resultado do consenso obtido entre as classes sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O liberalismo e o materialismo histórico dialético têm concepções antagônicas acerca de políticas sociais. Com relação a essas concepções, julgue os itens a seguir.

Na concepção do liberalismo, a história compõe-se de evoluções e de involuções diretamente relacionadas à vontade humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Muitas foram as modificações decorridas do processo de reestruturação produtiva. E dentre as conseqüências que acarretou para a classe trabalhadora, podemos assinalar:

  • A. Ganhos salariais, qualificação do trabalho e isonomia salarial entre trabalhadores e trabalhadoras
  • B. Escala salarial flexível, redução da incidência de doenças profissionais e erradicação do trabalho infantil
  • C. Maior heterogeneização, fragmentação do trabalho e complexificação do conjunto da classe.
  • D. Ampla absorção de trabalhadores situados no topo da pirâmide etária de jovens e diminuição da força de trabalho informal
  • E. Crescimento da empregabilidade, aumento de postos de trabalho feminino e ampliação de direitos sociais

O assistente social atua vinculado a instituições públicas ou privadas, onde o profissional

  • A.

    obriga-se a uma orientação assistencialista, limitadora da mobilização por direitos.

  • B.

    beneficia-se da neutralidade garantida por sua profissão.

  • C.

    deve identificar a correlação de forças vigente de forma a contribuir para o atendimento das demandas dos usuários.

  • D.

    é limitado pela burocracia e pelo formalismo, sendo impedido de atuar profissionalmente.

  • E.

    deve usar da plena autonomia profissional para responder às demandas dos usuários.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...