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Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2008
Assinale a alternativa que indica o modo como o impetigo é transmitido de uma criança a outra, numa creche:
Objetos contaminados, como balança, berço, etc.
Gotículas expulsas da nasofaringe do pessoal que trabalha no local.
Sobre o trabalho interdisciplinar é correto afirmar:
É um trabalho entre profissionais que dialogam sobre o conteúdo do trabalho de ambos e produzem diferentes ângulos de intervenção.
É uma relação horizontal, de objetivos claros e plurais.
É um trabalho de parceria, mas cada profissional tem que resguardar as fronteiras de seu saber específico.
É um trabalho onde se configuram diversas profissões que resguardam as fronteiras de seu saber específico.
Atuação conjunta entre profissionais que têm objetivos claros e distintos.
Os significativos eventos sócio-políticos e econômicos, ocorridos na década de 80 em escala planetária, impuseram às organizações públicas e principalmente às privadas a necessidade de uma reestruturação produtiva e a busca por inovações tecnológicas, com o objetivo de aumentar sua eficiência e competitividade, ampliando as demandas colocadas aos profissionais que atuam nas organizações. Em relação às demandas colocadas ao Assistente Social, dentro desse novo cenário organizacional, é incorreto afirmar:
No que se refere aos programas voltados para a qualidade, a demanda à participação do assistente social vai desde o levantamento das necessidades de treinamento, aplicação de avaliações de desempenho, levantamento de clima organizacional, implantação de processos de comunicação interna e sistemas de incentivos, até a preparação de eventos.
O trabalho do assistente social na implantação e desenvolvimento dos programas de qualidade de vida no trabalho tem como base o levantamento do nível de satisfação no trabalho, a partir da percepção do próprio trabalhador através da pesquisa e análise de aspectos significativos, tais como: seu posicionamento em relação ao posto de trabalho, fatores do ambiente de trabalho que necessitam de modificações, relacionamento interpessoal e processo de comunicação interna.
A atuação do assistente social nas organizações está restrita ao trabalho com as famílias dos funcionários, implementando projetos que busquem identificar as fontes de dificuldades familiares, as possibilidades de mudanças e todos os recursos que contribuam para que as famílias consigam articular respostas compatíveis com uma melhor qualidade de vida.
O desafio profissional do assistente social nas organizações é direcionar sua ação para o atendimento das necessidades sociais dos trabalhadores e ainda ampliar seu campo de trabalho através de sua competência técnico-operativa, respondendo às novas demandas de forma ética e comprometida com a defesa da dignidade dos trabalhadores.
Uma das demandas colocadas ao assistente social nas organizações é atuar como agente intermediador de garantia de direitos e benefícios aos seus funcionários.
Os conselhos, concebidos como condutos de participação social, têm-se constituído por isso mesmo, em um rico espaço de realização do trabalho social comprometido com a resistência. Sobre a atuação dos assistentes sociais nos conselhos é correto afirmar:
Os conselhos, como espaço de atuação do assistente social, não demandam desse profissional a utilização de seus conhecimentos técnico-operativos, pois contemplam somente uma faceta de seu exercício profissional: a dimensão política.
O assistente social só pode ter assento nos conselhos como representante da categoria de profissionais da área.
O papel e a condição de conselheiro/representante é comum a todos os que estão nos conselhos, inclusive para o assistente social, tendo suas atribuições específicas restringidas ao que está estabelecido na legislação e no regimento do respectivo conselho.
O assistente social, como conselheiro, pode realizar nos conselhos a agenda e os compromissos postos no projeto ético-político da profissão, tendo como objetivo a ampliação desses conselhos para que as políticas ali deliberadas sejam de fato públicas.
O assistente social compõe os conselhos de políticas sociais públicas e de defesa de direitos somente na condição de trabalhador, prestador de serviço, pesquisador/assessor, nunca como gestor ou usuário.
Durante um longo período, o Serviço Social esteve vinculado a uma concepção que definia a natureza da profissão de maneira auto-explicativa. Baseado nessa concepção é incorreto afirmar:
A profissão era essencialmente prática e exigia um quadro de referências teórico-valorativas necessárias à ação profissional.
O Serviço Social, estava situado como uma profissão prática mediadora no seio da prática social.
O marco filosófico do Serviço Social era dado pela visão humanista-cristã de valorização da dimensão pessoal e social do homem.
O objeto profissional era o homem no processo de interação com o seu meio social.
Havia um conjunto de papéis e funções naturais, próprias do Serviço Social, particularmente a ação educativa em situações-problemas dos indivíduos, grupos ou coletividades.
"A cidadania social é a categoria fundante do welfare state. Nessa concepção, compreende-se que esse conceito deve envolver a garantia de direitos sociais, com status legal e prático de direitos de propriedade invioláveis e assegurados na base da cidadania e não na inserção no mercado formal de trabalho". Nessa perspectiva a afirmação correta é:
A cidadania é garantia dos mínimos sociais e rompe na concepção do welfare state com o modelo meritocrático e com a vinculação dos direitos sociais à ocupação do indivíduo no mercado formal de trabalho.
Mantém a cidadania regulada, cujo acesso ao sistema de proteção social é vinculado ao ingresso no mercado formal de trabalho.
Quem contribui para a riqueza nacional tem direito a benefícios diferenciados conforme seu status ocupacional.
O sistema de proteção social (welfare state) se caracteriza por ser paternalista, coorporativista e hierarquizante.
A cidadania social consiste na garantia de direitos, a partir de uma política de assistência social contributiva.
O parecer social é elaborado com base na observação e estudo de uma determinada situação, para subsidiar a concessão de benefícios sociais, decisões médicas, decisões judiciais sobre adoção, heranças e outros de interesse dos usuários. Em relação a esse instrumento é incorreto afirmar:
Na elaboração do parecer social o profissional deve pautar-se na história de vida do usuário, que compreende o tempo histórico do sujeito e o tempo histórico social, priorizando o atendimento individual, aprofundando um determinado conhecimento da realidade humano/social, trabalhando a totalidade, lembrando-se que o usuário/ indivíduo é um ser social.
Ao levantar os elementos constitutivos para a emissão do parecer social devem-se levar em consideração as representações, os valores e os significados presentes no contexto sóciocultural onde o usuário desenvolve relações sociais e de convivência.
O núcleo familiar, a satisfação das necessidades básicas, a posição do usuário no grupo familiar a partir da interdependência do vínculo econômico-social e a inserção no mercado de trabalho nortearão os elementos constitutivos a serem trabalhados, dependendo da situação a ser caracterizada.
Para avaliar a satisfação das necessidades básicas do grupo familiar devem-se levar em consideração aspectos como: inserção no mercado de trabalho, participação do usuário na composição da renda familiar; e capacidade de suprimento das necessidades básicas de bens e serviços a partir da renda existente, relacionando-a com as condições de moradia, alimentação, saúde, educação, esporte, lazer, cultura, entre outras.
A caracterização de intercorrências sociais que interferem na origem, evolução e agravamento de patologias não é relevante para a elaboração do parecer social.
A Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, em seu art. 22, trata dos benefícios eventuais. Assinale V para verdadeiro ou F para falso para as afirmações abaixo, referentes a esses benefícios.
( ) Entende-se por benefícios eventuais, auxílio natalidade, auxílio morte e os advindos de situações de vulnerabilidade temporária.
( ) Os benefícios eventuais são concedidos às famílias cuja renda mensal per capita seja 1/4 (um quarto) do salário mínimo.
( ) A concessão e o valor dos benefícios de que trata o art. 22 serão regulamentados pelos conselhos de assistência social dos Estados e dos Municípios.
( ) Poderão ser estabelecidos outros benefícios eventuais advindos de situação de vulnerabilidade temporária.
( ) O Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS poderá propor a instituição de benefícios subsidiários no valor de até 25% (vinte e cinco por cento) do salário mínimo para cada criança de até 6 (seis) anos de idade, cuja renda mensal familiar per capita seja inferior a 1/4 (um quarto) do salário mínimo.
A alternativa com a seqüência correta, de cima para baixo, é:
F - V - F - V - V
V - V - V - F - F
V - V - V - V - F
V - V - V - V - V
V - F - V - V - F
O Estudo Social, instrumento técnico-operativo do Serviço Social, é visto no campo sócio-jurídico, atualmente, como suporte fundamental para a aplicação de medidas judiciais dispostas no Estatuto da Criança e do Adolescente e na legislação civil referente à família. Sobre esse instrumento é incorreto afirmar:
Na realização do estudo social, o profissional se baseia no que é expresso verbalmente e também naquilo que não é falado, mas que se apresenta aos seus olhos como integrante do contexto que está sendo estudado.
É um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional - especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais.
Para a elaboração do estudo social, o assistente social se utiliza, principalmente, de conhecimentos da área do Direito, não necessitando de conhecimentos específicos do Serviço Social.
O estudo social subsidia a medida ou sentença a ser adotada pelo juiz.
Para elaboração do estudo social, o assistente social utiliza-se de vários instrumentos, entre os quais destacam-se: entrevistas, observação e visitas domiciliares.
Em relação à trajetória do Sistema Descentralizado e Participativo da Política de Assistência Social no Brasil, está correta a afirmação:
A participação popular, como uma das diretrizes da política de assistência social, sinalizou uma nova relação estado/sociedade, que por décadas conviveu com práticas assistencialistas do favor e do não-direito.
O reconhecimento da assistência social como política pública provocou de imediato uma inversão das práticas até então desenvolvidas.
Os conselhos, enquanto instâncias de controle social, não encontraram, em nenhum momento, resistências no desempenho de suas competências e de sua autonomia, podendo exercer sua ação fiscalizadora e controladora da política de assistência social.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), foi imediatamente regulamentado após a promulgação da lei, e o acesso a ele foi universalizado, não existindo critérios para a sua obtenção.
A assistência social adquiriu o status de política pública, cujo protagonismo de suas ações são de responsabilidade das organizações não-governamentais.
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