Lista completa de Questões de Serviço Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idosos serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde a quaisquer dos seguintes órgãos, EXCETO.
Autoridade policial.
Ministério Público.
Defensoria Pública.
Conselho Municipal do Idoso.
Conselho Nacional do Idoso.
Os programas de assistência social compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais. Sobre os programas de assistência social, assinale a afirmativa correta.
Os programas de assistência social são definidos pelos respectivos gestores da política de Assistência Social.
Os programas voltados para o idoso e a integração da pessoa com deficiência devem ser articulados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços sócio-assistenciais de prestação continuada, deve ser oferecido nos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) tem abrangência nacional e é desenvolvido de forma centralizada pelo Governo Federal.
Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) não devem desenvolver ações e serviços sócioassistenciais, sendo os mesmos de responsabilidade do CREAS.
Na implementação da política nacional do idoso, são competências dos órgãos e entidades públicas, EXCETO:
Prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não-governamentais.
Garantir mecanismos que impeçam a discriminação do idoso quanto à sua participação no mercado de trabalho, exclusivamente, no setor público.
Criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de dois anos antes do afastamento.
Adequar currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais destinados ao idoso.
Adotar e aplicar normas de funcionamento às instituições geriátricas e similares, com fiscalização pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).
A orientação e o acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias são ações sócio-educativas articuladas no âmbito dos processos sócio-assistenciais. Pensando essas ações no bojo das políticas sociais e em sua dimensão técnico-operativa, assinale a alternativa correta.
Essas ações não interferem, diretamente, na formação de condutas e subjetividades de sujeitos que frequentam o cotidiano dos diferentes espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social.
O desenvolvimento dessas ações está desarticulado dos processos de planejamento e gestão.
A orientação e o acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias são ações profissionais que devem possuir características de ajuda psicossocial individualizada.
O processo reflexivo, característico das ações sócio-educativas, se desenvolve no percurso que o assistente social faz com os usuários para buscar respostas para suas necessidades, imediatas ou não.
Ações sócio-educativas são planejadas e equacionadas aos objetivos do Serviço Social, mas devem ser desconectadas do conjunto de outras ações desenvolvidas nos processos político-organizativos, para que tenham efetividade.
Sobre as relações dos assistentes sociais com as instituições empregadoras e outras, é correto afirmar que
denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes do Código de Ética Profissional, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário, é um dos direitos do assistente social.
é um dos direitos do assistente social empregar com transparência as verbas sob a sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades coletivas dos usuários.
contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária é um dos deveres do assistente social.
é um dos deveres do assistente social integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho que dela disponham.
programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente é um dos direitos do assistente social.
Considerando o Serviço Social e as estratégias para o enfrentamento das expressões contemporâneas da questão social, assinale a afirmativa correta.
No contexto atual, o significado do trabalho técnico-profissional e seu nível de abrangência não se alteram.
O assistente social, buscando o enfrentamento das expressões contemporâneas da questão social, deve permanecer, exclusivamente, enquanto executor terminal de políticas sociais.
É exigido do profissional um perfil culto, crítico e capaz de formular, recriar e avaliar propostas que apontem para a progressiva democratização das relações sociais.
Um profissional versado no instrumental técnico-operativo, além de outros elementos, não é mais necessário, uma vez que o embate é ético-político.
A Lei de Regulamentação da Profissão, diante dos desafios colocados na contemporaneidade, deve ser reformulada para atender exclusivamente aos interesses do mercado de trabalho.
Compreendendo o assistente social como um trabalhador assalariado, assinale a alternativa correta.
O projeto ético-político do Serviço Social isenta o profissional da tensão entre autonomia profissional e condição assalariada.
O trabalho profissional não é parte do trabalho coletivo produzido pelo conjunto da sociedade.
O assistente social produz serviços que têm um valor de uso.
Os assistentes sociais, enquanto trabalhadores assalariados, não participam do processo de produção e/ou redistribuição da riqueza social.
O assistente dispõe de autonomia irrestrita na condução de seu trabalho, uma vez que os órgãos empregadores não interferem no estabelecimento de metas.
NÃO compete ao órgão da Administração Pública federal responsável pela coordenação da Política Nacional de Assistência Social
coordenar ações no campo da assistência social.
elaborar e encaminhar a proposta orçamentária da assistência social, em conjunto com as demais da Seguridade Social.
transferir recursos destinados à assistência social.
solicitar ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) relatórios trimestrais e anuais de atividades e de realização financeira dos recursos.
desenvolver estudos e pesquisas para fundamentar as análises de necessidades e formulação de proposições para a área.
São diretrizes da organização da assistência social, EXCETO:
Descentralização político-administrativa para os Estados e o Distrito Federal.
Comando único das ações em cada esfera de governo.
Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.
Responsabilidade municipal privativa na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
Descentralização político-administrativa para os Municípios.
Serviço Social - Política Nacional de Assistência Social - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Sobre o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O NASF deverá ser composto por, no mínimo três profissionais de nível superior de ocupações coincidentes.
( ) Deve atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas.
( ) Deve ser constituído por equipes multidisciplinares de conhecimento.
( ) Tem com objetivo substituir as conhecidas Equipes Saúde da Família ESF.
A sequência está correta em
F, F, V, V
V, F, V, F
F, V, F, V
V, F, F, V
F, V, V, F
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...