Questões de Serviço Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Serviço Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No período de meados da década de 1960 a década de 1980 destacam-se, no Serviço Social brasileiro, as seguintes perspectivas teórico-metodológicas e ideo-polítcas, EXCETO:

  • A. Perspectiva pós-moderna.
  • B. Perspectiva modernizadora.
  • C. Perspectiva “intenção de ruptura”.
  • D. Perspectiva reatualiação do conservadorismo.

Sobre as abordagens quanti-qualitativas na pesquisa social, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A sociologia compreensiva propõe a subjetividade como o fundamento do sentido da vida social.
  • B. Para a sociologia compreensiva o que é real são os dados brutos; valores e crenças são dados subjetivos que só podem ser compreendidos através dos primeiros.
  • C. o positivismo utiliza, para a análise da realidade, termos de tipo matemático. Esta perspectiva se apropria da linguagem de variáveis para especificar atributos e qualidade ao objeto de investigação.
  • D. A abordagem dialética materialista considera que o fenômeno ou o processo social tem que ser entendido nas suas determinações e transformações sócio-históricas nas relações que os sujeitos estabelecem entre si e com a natureza.

Constitui atribuição privativa do assistente social “treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários em Serviço Social”. Segundo a Política Nacional de Estágio, formulada pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, são princípios norteadores da realização do estágio em Serviço Social:

I. A articulação entre formação e exercício profissional.

II. A articulação entre universidade e movimentos sociais.

III. Os valores ético-políticos contidos no Código de Ética do Assistente Social de 1993.

IV. A indissociabilidade entre a dimensão interventiva, a supervisão direta e a dimensão formativa.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.

Dentre as requisições colocadas para o trabalho profissional do assistente social pelas instituições públicas na atualidade encontram-se o planejamento, a gestão e a formulação de políticas públicas nos marcos jurídico-políticos da Constituição de 1988. Acerca destas requisições, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O planejamento se expressa por meio de sistemas, planos, programas e projetos.

( ) No interior de sistemas estruturam-se ações às quais os cidadãos recorrem para o atendimento de necessidades sociais.

( ) O plano é um documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.

( ) O projeto é a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F, V.
  • B. V, F, V, F.
  • C. F, F, V, V.
  • D. V, V, F, F.

O planejamento estratégico é a forma contemporânea de planificação. Constituem procedimentos interrelacionados do planejamento estratégico, EXCETO:

  • A. Identificação do tempo disponível.
  • B. Identificação da situação-problema.
  • C. Identificação do “terreno” ou “cenário” em que se desenvolverá a ação e suas tendências.
  • D. Identificação do perfil das forças em confronto, seus recursos, suas técnicas, suas alianças e sua capacidade operacional.

O exercício profissional do assistente social realiza-se pela mediação do trabalho assalariado. Sobre a relação entre o Serviço Social e as instituições, analise as afirmativas a seguir.

I. A base de sustentação da relativa autonomia no trabalho profissional do assistente social encontra-se no atendimento das requisições institucionais.

II. Verifica-se uma tensão entre projeto profissional, que afirma o assistente social como um ser prático-social dotado de liberdade e capacidade teleológica e a condição de trabalhador assalariado.

III. O Estado é o maior empregador dos assistentes sociais, atribuindo uma característica de servidor público a esse profissional. Dentre os elementos que incidem sobre o trabalho profissional nos espaços sócio-ocupacionais das instituições públicas encontra-se a burocracia.

IV. A relação que o assistente social estabelece com o seu objeto de trabalho – as situações problemas, tal como se expressam na vida dos sujeitos com os quais trabalha – dependem do prévio recorte das políticas definidas pelos organismos empregadores, que estabelecem demandas e prioridades a serem atendidas.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.

A orientação a indivíduos e aos grupos de diferentes segmentos sociais, segundo os fundamentos teórico e ético-político do projeto ético-político profissional do Serviço Social hegemônico na contemporaneidade circunscreve-se:

I. A orientação a indivíduos e dos grupos vincula-se aos estudos de caso e grupo.

II. A identificação dos recursos e ao uso dos mesmos no atendimento e na defesa dos direitos dos indivíduos e grupos que demandam o Serviço Social.

III. A orientação a indivíduos e aos grupos de diferentes segmentos sociais vincula-se a processos político-organizativos, ao processo de planejamento e gestão e aos processos socioassistenciais.

IV. A orientação a indivíduos e aos grupos vincula-se às necessidades socioinstitucionais, fundamentalmente às exigências em torno das condicionalidades contidas nos programas e projetos sociais.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II e III.
  • B. I e IV.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

Acerca do mercado de trabalho e os espaços sócio-ocupacionais do assistente social, segundo a perspectiva da direção estratégica do projeto ético-político profissional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O espaço profissional do assistente social é uma demanda histórica, produto das ações de benemerência.

( ) O trabalho do assistente social inscreve-se predominantemente em relações do universo do capital na sua forma produtiva de mais valia.

( ) O espaço profissional do assistente social é condicionado pelo tipo de respostas teórico-práticas densas de conteúdo político dada pela categoria profissional.

( ) O espaço profissional do assistente social é condicionado pelo nível de luta pela hegemonia que se estabelece entre as classes fundamentais e suas respectivas alianças.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F.
  • B. F, F, V,V.
  • C. F, V, V, F.
  • D. F, F, F, V.

O significado do Serviço Social, na perspectiva crítica, somente pode ser apreendido no processo de produção e reprodução das relações sociais na sociedade capitalista. Segundo esta perspectiva, analise as afirmativas a seguir.

I. A dimensão contraditória das demandas e requisições sociais que se apresentam à profissão é expressão do movimento do capital.

II. O exercício profissional do assistente social é necessariamente polarizado pela trama das relações e interesses sociais vigentes na sociedade.

III. A reprodução das relações sociais na sociedade capitalista é tão somente à reprodução da força viva do trabalho e dos meios materiais de produção.

IV. A particularidade do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho coletivo se encontra vinculada às configurações estruturais e conjunturais da questão social e as formas históricas de seu enfrentamento.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. II e IV.
  • D. I e III.

No Brasil, particularmente na década de 1990, as transformações geradas pela nova divisão internacional do trabalho foram de grande intensidade. Tais transformações em países de industrialização dependente fundam-se na superexploração da força de trabalho. Estas transformações impactam o mundo do trabalho no capitalismo contemporâneo e produzem indicadores cada vez mais altos de acidentes e doenças profissionais. São características constitutivas deste processo, EXCETO:

  • A. Ocorre a imposição de baixos salários, associados a ritmos de produção intensificados, a redução da jornada de trabalho e o pluriemprego.
  • B. Espaços de trabalho propulsores de altos índices de desempenho e produtividade, estruturados com base nas exigências que cada vez mais extrapolam a capacidade física e mental humana em suportá-las, não conseguem manter-se senão por meio de diferentes e sofisticados mecanismos de controle e coerção. O assédio moral é parte dessa engrenagem.
  • C. Não existem limites para a precarização do trabalho, mas apenas formas diferenciadas de sua manifestação. Formas capazes de articular em uma única cadeia produtiva desde o trabalho terceirizado, quarteirizado, muitas vezes realizado nas casas dos próprios trabalhadores, àquele intensificado ao limite, desenvolvido nos ambientes “modernos” e “limpos” das corporações mundiais. Por isso que, sob a atual fase do capitalismo, o domínio do trabalho é, mais do que nunca, domínio do tempo de trabalho.
  • D. Os trabalhadores pertencentes ao núcleo que atua com maquinário mais avançado, dotado de maior tecnologia, encontram-se cada vez mais expostos à flexibilização e à intensificação do ritmo de suas atividades, expressas não somente pela cadência imposta pela robotização do processo produtivo, mas, sobretudo, pela instituição de práticas pautadas pela multifuncionalidade, polivalência, times de trabalho interdependentes, além da submissão a uma série de mecanismos de gestão pautados na pressão psicológica voltada para o aumento da produtividade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...