Questões de Serviço Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Serviço Social da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a perspectiva histórico-crítica, a emergência do serviço social como profissão relaciona-se:

  • A. Com o processo cumulativo, cujo ponto de partida é a organização da filantropia, com a incorporação de parâmetros teórico-científicos e no afinamento de um instrumental operativo de natureza técnica.
  • B. Com a criação das primeiras escolas de serviço social no Brasil na década de 1930, tendo como fundamentos teórico-metodológicos o neotomismo, a doutrina social da Igreja Católica e o funcionalismo norte-americano.
  • C. Com a racionalização da ajuda e da filantropia são organizadas as primeiras ações socioassistenciais no Brasil na década de 1930. Estas ações estruturam-se como respostas às reivindicações da classe trabalhadora que problematiza as suas condições de vida.
  • D. Com a dinâmica da ordem monopólica que instaura, na divisão social do trabalho a ela pertinente, o espaço sócio-ocupacional para práticas profissionais como do assistente social. A profissionalização do serviço social tem a sua base nas modalidades por meio das quais o Estado se enfrenta com a questão social.

Em meados da década de 1960 inicia-se o processo de renovação do serviço social brasileiro. Sobre este processo, fundamentando-se nas análises sócio-históricas construídas por Netto (1996), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Ocorre a crescente diferenciação das concepções, profissionais (natureza, funções, objeto, objetivos e práticas do serviço social).

( ) Tem-se a constituição de segmentos de vanguarda, sobretudo, mas não exclusivamente inseridos na vida acadêmica, voltados para a investigação e a pesquisa.

( ) Com o processo de renovação do serviço social brasileiro ocorre a instauração do pluralismo teórico, ideológico e político no marco profissional, deslocando uma sólida tradição de monolitismo ideal.

( ) Ocorre a sintonia da polêmica teórico-metodológica profissional com as discussões em curso no conjunto das ciências sociais, inserindo o serviço social na interlocução acadêmica e cultural contemporânea.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, V, F, V.
  • D. F, V, V, F.

O serviço social no Brasil, embora regulamentado como uma profissão liberal, não tem uma tradição de prática peculiar às profissões liberais na acepção corrente do termo. No entanto, se esta é uma característica básica do serviço social no Brasil, ela não exclui, integralmente, certos traços que marcam uma profissão “liberal”, dentre os quais Iamamoto (1982) destaca, EXCETO:

  • A. A reivindicação de uma deontologia.
  • B. A existência de uma relação singular com os usuários.
  • C. A definição do “que é” ou do “que faz” o serviço social.
  • D. O caráter rotineiro da intervenção, viabilizando aos agentes especializados uma certa margem de manobra e de liberdade no exercício de suas funções institucionais.

São princípios que fundamentam a formação profissional do assistente social, EXCETO:

  • A. Indissociabilidade entre estágio e supervisão acadêmica e profissional, com a prevalência da supervisão acadêmica sobre a supervisão profissional.
  • B. Estabelecimento das dimensões investigativa e interventiva como princípios formativos e condição central da formação profissional, e da relação teoria e realidade.
  • C. Rigoroso trato teórico-histórico e metodológico da realidade social e do serviço social, que possibilite a compreensão dos problemas e desafios com os quais o profissional se defronta no universo da produção e reprodução da vida social.
  • D. Exercício do pluralismo como elemento próprio da natureza da vida acadêmica e profissional, impondo-se o necessário debate sobre as várias tendências teóricas, em luta pela direção social da formação profissional, que compõem a produção das ciências humanas e sociais.

No âmbito da formação profissional, a universidade, no contexto da sociedade capitalista contemporânea, também funciona como uma empresa, com sua divisão social do trabalho manual e intelectual e não está isenta, como as demais instituições, das determinações do mercado. Nos marcos da crise do capitalismo e das reformas neoliberais que incidem sobre as condições de vida da maioria da população, por um lado, e sobre a educação, de modo específico, a universidade também tem reproduzido objetivamente uma perda de conquistas históricas valiosas que implicam em uma negação de suas potencialidades emancipadoras. Segundo Marilena Chauí, nesse sentido, a universidade pode negar a si mesma. Assinale, entre as alternativas a seguir, a que descreve de forma INCORRETA uma das situações em que a universidade pode negar a si mesma, conforme contexto anterior.

  • A. Quando se omite em relação à desintegração do ensino de primeiro e segundo grau.
  • B. Quando aceita passivamente ser privatizada e formar somente o que o mercado determinar.
  • C. Quando não permite o direito democrático à informação, reproduzindo processos burocratizantes e relações de poder dentro e fora da universidade.
  • D. Quando não reproduz a fragmentação no campo do conhecimento e no trabalho intelectual, separando ensino de pesquisa, exigindo produtividade e não qualidade.

O período de 1970 a 1980 marca um momento importante no desenvolvimento do serviço social no Brasil, vincado especialmente pelo enfrentamento e pela denúncia do conservadorismo profissional. É neste processo de recusa e crítica do conservadorismo que se encontram as raízes de um projeto profissional novo, precisamente as bases do que se está denominando projeto ético‐político. Os projetos profissionais inscrevem‐se no marco dos projetos coletivos aqueles relacionados às profissões – especificamente as profissões que, reguladas juridicamente, supõem uma formação teórica e/ou técnico‐interventiva, em geral de nível acadêmico superior. Considerando o contexto anterior, assinale a alternativa que expressa de forma INCORRETA uma das características dos projetos profissionais supracitados.

  • A. São construídos por um sujeito coletivo; o respectivo corpo (ou categoria) profissional.
  • B. Os projetos profissionais têm dimensões políticas elimináveis, seja no sentido amplo (referido às suas relações com os projetos societários), seja em sentido estrito (referido às perspectivas particulares da profissão).
  • C. São estruturas dinâmicas, respondendo às alterações no sistema de necessidades sociais sobre o qual a profissão opera, às transformações econômicas, históricas e culturais, ao desenvolvimento teórico e prático da própria profissão, ademais, às mudanças na composição social do corpo profissional.
  • D. Apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas.

A teoria social crítica (e, com esta designação, referimo‐nos à tradição marxista) já demonstrou que a sociedade não é uma entidade de natureza intencional ou teleológica, isto é, a sociedade não tem objetivos nem finalidades; ela apenas dispõe de existência em si, puramente factual. A ação humana, seja individual, seja coletiva, tendo em sua base necessidades e interesses, implica sempre um projeto que, em poucas palavras, é uma antecipação ideal da finalidade que se pretende alcançar, com a invocação dos valores que a legitimam e a escolha dos meios para lográ‐la. Os projetos societários são projetos que apresentam uma imagem de sociedade a ser construída, que reclamam determinados valores para justificá‐la e que privilegiam certos meios (materiais e culturais) para concretizá‐la. Em relação aos projetos societários supracitados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) São, necessária e simultaneamente, projetos de classe, ainda que refratem mais ou menos fortemente determinações de outra natureza (culturais, de gênero, étnicas etc.).

( ) Nos projetos societários não há necessariamente uma dimensão política, que envolve relações de poder.

( ) Tendo em seu núcleo a marca da classe social cujos interesses essenciais respondem, os projetos societários constituem estruturas flexíveis e cambiantes.

( ) Seu traço peculiar reside no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade.

A sequência está correta em

  • A. F, V, V, F.
  • B. V, F, V, V.
  • C. V, F, F, F.
  • D. F, V, F, V.

Quando assistimos a uma propaganda na mídia nos mostrando uma relação amorosa onde o amor é sinônimo de um objeto, de uma joia, ou um objeto de consumo como um automóvel, passa a ser incorporado ao seu possuidor que adquire poder e virtudes em função de seu objeto, estamos assistindo às formas peculiares de reprodução ideológica do ethos burguês, que contribuem com a construção de uma sociabilidade orientada pela ideia de que a liberdade de um impede a liberdade do outro e que a competição impõe a cada um obter mais vantagens sobre os outros. Assinale a alternativa que descreve de forma INCORRETA uma das formas peculiares de reprodução ideológica do ethos burguês supracitado.

  • A. Egoísmo ético.
  • B. Valorização do interesse público.
  • C. Mercantilização das relações humanas.
  • D. Posse incessante de bens de consumo.

Até o final da década de 70, o pensamento de autores latino‐americanos ainda orienta, ao lado da iniciante produção brasileira (particularmente divulgada pelo CBCISS), a formação e o exercício profissional no país. Situação que, aos poucos, se vai modificando com o desenvolvimento do debate e da produção intelectual do serviço social brasileiro e que resulta de desdobramentos e da explicitação de vertentes de análise que emergiram no bojo do Movimento de Reconceituação. De acordo com o contexto anterior, em relação à vertente de análise inspirada na fenomenologia, analise as afirmativas a seguir.

I. Emerge como metodologia dialógica, apropriando‐se também da visão de pessoa e comunidade de E. Mounier (1936).

II. Não é dirigida ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivências.

III. Coloca para o serviço social a tarefa de “auxiliar na abertura do sujeito existente, singular, em relação aos outros, ao mundo de pessoas”. (Almeida, 1980)

IV. Prioriza as concepções de pessoa, diálogo e transformação social (dos sujeitos); é analisada por Netto (1994) como uma forma de reatualização do conservadorismo presente no pensamento inicial da profissão.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. I, III e IV.

“A atual desregulamentação das políticas públicas e dos direitos sociais desloca a atenção à pobreza para a iniciativa privada ou individual, impulsionada por motivações solidárias e benemerentes, submetidas ao arbítrio do indivíduo isolado, e não à responsabilidade pública do Estado. As consequências de transitar a atenção à pobreza da esfera pública dos direitos para a dimensão privada do dever moral são: a ruptura da universalidade dos direitos e da possibilidade de sua reclamação judicial, a dissolução de continuidade da prestação dos serviços submetidos à decisão privada, tendentes a aprofundar o traço histórico assistencialista e a regressão dos direitos sociais.” Em relação às características do resultado no campo das políticas públicas na área social, na América Latina, decorrentes das implicações invocadas pelo processo descrito no contexto anterior, analise as alternativas a seguir.

I. Reforço de traços de improvisação e inoperância.

II. Funcionamento ambíguo e sua impotência na universalização do acesso aos serviços dela derivados.

III. Redução da pauperização absoluta e relativa.

IV. Permanência de políticas casuísticas e fragmentadas, sem regras estáveis e operando em redes públicas obsoletas e deterioradas.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...