Questões de Serviço Social da COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST)

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Entre os princípios fundamentais do Código de Ética dos Assistentes Sociais, encontra-se:

  • A.

    a defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do pluralismo.

  • B.

    a defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

  • C.

    o reconhecimento da liberdade de mercado, como valor ético central.

  • D.

    o compromisso com a solidariedade e a parceria da sociedade civil com o Estado, na prestação de serviços sociais.

  • E.

    a opção por um projeto profissional neutro, sem vinculação a projetos classistas.

A superação do perfil tradicional do assistente social, com base no projeto ético-político hegemônico no Serviço Social, nos anos 90, exige do profissional que:

  • A.

    seja um implementador de políticas sociais; fundamentalmente, um executor terminal de políticas sociais.

  • B.

    se qualifique para a execução de políticas sociais, mas também para a formulação e gestão de políticas sociais públicas.

  • C.

    atue procurando obter a compreensão dos problemas, conhecendo a sua essência, com base na vivência dos usuários.

  • D.

    reforce as rotinas institucionais, de forma a garantir a execução dos procedimentos necessários à garantia de direitos.

  • E.

    desenvolva uma atuação em que diferentes perspectivas teórico-metodológicas sejam mescladas, para garantir a atuação em qualquer situação.

Segundo José Paulo Netto, a estrutura básica do projeto ético-político do Serviço Social brasileiro contemporâneo contempla:

1) o compromisso com a autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

2) a vinculação com um projeto societário, voltado ao aperfeiçoamento da lógica capitalista.

3) um posicionamento favorável à focalização de políticas e programas sociais, de modo a diminuir as desigualdades sociais.

4) a perspectiva de radicalização democrática, facultando a participação dos usuários na execução dos programas.

5) a articulação com os movimentos sociais solidários com a luta geral dos trabalhadores. Estão corretas apenas:

  • A.

    1, 2 e 3

  • B.

    2 e 3

  • C.

    1 e 5

  • D.

    2 e 4

  • E.

    1, 2, 3 e 4

O Serviço Social brasileiro, nos anos 70 e 80, permitiu a explicitação de distintas vertentes da profissão. Em relação a estas vertentes, podemos afirmar que:

  • A.

    a vertente modernizadora caracteriza-se pela apropriação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e sistêmicas, que inspiram um Serviço Social orientado para o equilíbrio social.

  • B.

    a reatualização do conservadorismo apropria-se da Doutrina Social da Igreja, que é renovada com a Teologia da Libertação, gerando um Serviço Social preocupado com a emancipação humana.

  • C.

    a vertente inspirada no marxismo questiona as desigualdades sociais, construindo uma proposta de ação voltada ao fortalecimento dos sujeitos sociais, em sua busca por uma sociedade harmônica.

  • D.

    a perspectiva calcada na fenomenologia de matriz positivista privilegia os sujeitos em suas vivências, cabendo ao Serviço Social apoiá-los em suas relações com os outros.

  • E.

    a vertente latino-americana, baseada no marxismo maoísta, é voltada para a emancipação do homem.

Nas sociedades capitalistas,a questão social é tratada de maneira fragmentada, aparecendo recortada em questões de saúde, da infância e adolescência, da mulher, etc. Ao distinguir diferentes tipos de problemas, essa fragmentação:

  • A.

    permite uma atenção qualificada e particularizada pelo Serviço Social.

  • B.

    despolitiza a questão social, enfraquecendo a organização de classe.

  • C.

    permite o enfrentamento da questão social de modo coletivo ao reunir pessoas com os mesmos problemas.

  • D.

    assegura a elaboração de respostas duradouras e definitivas aos problemas sociais.

  • E.

    desresponsabiliza os sujeitos por suas dificuldades.

O grande desafio da pesquisa qualitativa consiste na demonstração de sua validade. A solução para essa dificuldade é:

  • A.

    aplicação de critérios quantitativos de validade.

  • B.

    amostragem aleatória e inferência estatística.

  • C.

    divulgação dos resultados.

  • D.

    integridade e responsabilidade do pesquisador na coleta e análise das informações.

  • E.

    observação participante sem perguntas preconcebidas.

A pesquisa social oferece subsídios importantes à avaliação institucional e ao planejamento das ações na área dos serviços sociais. Para assegurar a objetividade dos dados, faz-se necessário:

  • A.

    isolar o fenômeno das manifestações conjunturais.

  • B.

    limitar a participação dos sujeitos observados.

  • C.

    delimitar o cenário da pesquisa.

  • D.

    excluir as fontes secundárias.

  • E.

    privilegiar a expectativa da instituição.

No projeto de pesquisa, o referencial teórico revela as preocupações do pesquisador e assume também, outras funções, como:

  • A.

    facilitar o tratamento estatístico dos dados.

  • B.

    apresentar o estado da arte sobre o assunto e identificar as lacunas a serem supridas pelo estudo.

  • C.

    sinalizar para a definição da metodologia.

  • D.

    registrar conclusões sobre o estudo.

  • E.

    tratar da relevância do estudo.

O pesquisador tem necessidade de se posicionar epistemologicamente ante o objeto ou fenômeno a ser estudado. Na abordagem orientada pelo materialismo dialético:

  • A.

    a visão de mundo se fundamenta na ordem estrutural.

  • B.

    a realidade tem uma dimensão subjetiva e histórica.

  • C.

    o objetivo da pesquisa é procurar e testar teorias que explicam a estrutura dos fenômenos em movimento.

  • D.

    o indivíduo é considerado ontologicamente como sujeito na ordem do universo.

  • E.

    o objeto de estudo é constituído por elementos da realidade e das relações entre eles.

Um novo espaço ocupacional do assistente social focaliza a questão da sustentabilidade do desenvolvimento. Situações como as vivenciadas em cooperativas habitacionais - cujo lixo é depositado nas ruas, onde não há arborização, não há água nem saneamento e crianças trabalham - demandam do profissional uma atuação que contemple:

1) educação ambiental para crianças, adolescentes e seus familiares.

2) projetos de geração de emprego e renda para as crianças.

3) processos de mobilização da comunidade para reivindicar infra-estrutura do poder público.

4) a conversão do profissional em liderança comunitária local.

5) a realização de pesquisas para conhecimento dos hábitos dos moradores. Estão corretas apenas:

  • A.

    1, 2 e 5

  • B.

    2 e 3

  • C.

    1 e 5

  • D.

    1, 3 e 5

  • E.

    1, 2, 3 e 5

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