Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia com atenção e assinale a alternativa correta: A assistência social, na trajetória histórica da profissão do assistente social, foi marcada por impasses que ao longo do tempo, presente e persistente na prática do assistente social, passa a ter nova compreensão. A inserção do assistente social, se dará historicamente nas duas dimensões: numa para dar conta, com outros profissionais, da face assistencial das políticas de corte social; noutra:
como implementadora da prática social.
como mecanismo para implementação das políticas sociais.
como dinâmica contraditória das relações sociais.
como o agente primordial dos programas de assistência social pública.
Assinale a alternativa INCORRETA. As políticas sociais públicas no Brasil, para as classes subalternizadas, constituem-se num espaço que possibilita o acesso a benefícios e serviços que de outra forma lhe são negado. Espaço este caracterizado como:
mecanismo de exclusão e inclusão de lutas.
espaço de lutas
de confronto.
de expansão de direitos.
Assinale a alternativa correta. O movimento de reconceituação, tal como se expressou em sua tônica dominante na América Latina, representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do Serviço Social; no continente, na metade dos anos 60. Implicou num questionamento global da profissão no tocante a:
seus desafios da prática social.
seu projeto profissional abrangente.
seu novo perfil profissional.
seus fundamentos ídeo-teóricos, suas raízes sóciopolíticas, direção social da prática profissional e de seu modus operandi.
Sobre instrumentos de trabalho do assistente social, assinale a alternativa correta. O conjunto de conhecimentos e habilidades, ou seja, as bases teórico-metodológicas adquiridas pelo assistente social ao longo do seu processo formativo, são parte do acervo de seus meios de trabalho. A noção estrita de instrumento, como mero conjunto de técnicas, se amplia para abranger o conhecimento como meio de trabalho pelo qual:
é possível decifrar a realidade e clarear a condução do trabalho a ser realizado.
o assistente social detém todos os meios necessários para a efetivação de seu trabalho.
organiza o processo de trabalho do qual ele participa.
molda a sua inserção sócio-institucional.
Sobre interdisciplinaridade, assinale a alternativa correta. A interdisciplinaridade nos fortalece para um exercício coletivo. Na equipe interdisciplinar a relação entre os profissionais caracteriza-se por uma relação de:
ações articuladas
responsabilidade.
reciprocidade, mutualidade.
contribuição
Assinale a alternativa correta. A pesquisa social pode ser definida como o processo que, utilizando a metodologia científica, permite ao assistente social:
descobrir respostas para problemas.
o emprego de procedimentos científicos.
envolver todos os aspectos relativos ao homem.
a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social.
Leia com atenção o texto abaixo e assinale a alternativa INCORRETA. O assistente social tem sido historicamente um dos agentes profissionais que implementam políticas sociais, especialmente políticas públicas em atuação na relação direta com a população usuária. Hoje, o próprio mercado, demanda a formulação e a gestão de políticas sociais exigindo do assistente social:
um trabalho na esfera da execução.
uma ruptura com a atividade burocrática e rotineira.
buscar apreender o movimento da realidade para detectar tendências e possibilidades.
ir além das rotinas institucionais
Na América Latina o movimento de reconceituação, impulsionou o assistente social a formular um pensamento crítico sobre a realidade social. A questão metodológica coloca-se como dependente da realidade a ser trabalhada e dos objetivos a serem alcançados. O problema social é caracterizado não simplesmente pela sua forma aparente, mas, sobretudo:
pela questão sócio-histórica.
pelos aspectos concretos que se apreendem a partir de suas determinações sócio-históricas.
pelas tendências relacionadas às explicações concretas.
pelos aspectos fundamentais das ações profissionais.
Ao se resgatar a história do Serviço Social no Brasil, constata-se que se concebeu e transmitiu-se o Serviço Social como a própria superação da assistência. À medida que o assistente social busca legitimar-se pelos "benefícios" que produz; a assistência reveste-se de maior racionalidade. A concessão de auxílios é substituída pela introdução de:
abordagens individuais.
serviços sociais, programas, atividades educativas e outros.
aplicação de técnicas psicossociais.
orientações psicossociais.
A definição de família adotada pela Lei Orgânica da Assistência Social é:
Unidade mononuclear, vivendo sob o mesmo teto, cuja economia é mantida pela contribuição de seus integrantes.
O conjunto de pessoas elencadas no artigo 16 da Lei no 8.213, de 24 julho de 1991, desde que vivam sob o mesmo teto.
Unidade mononuclear, vivendo sob o mesmo teto.
Unidade de referência entre pessoas que vivam sob o mesmo teto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...