Questões de Serviço Social da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

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Sabe-se que dentre algumas questões polêmicas que continuam a permear o debate sobre a concepção de metodologia no ensino do Serviço Social subsiste aquela relacionada à con-fusa dicotomia que se faz entre metodologia do conhecimento e metodologia de ação. Iamamoto coloca que dois problemas constituem fontes dessa separação. Estes problemas são:

  • A.

    A crise dos paradigmas e a revolução tecnológica.

  • B.

    O excesso de empirismo e a imediaticidade da prática

  • C.

    A relação teoria e prática e a elucidação do estatuto da metodologia no contexto da ação profissional

  • D.

    A recusa do teoricismo e a busca do praticismo.

Na recuperação da trajetória intelectual da profissão encon-tramos um antigo dilema colocado por aqueles que não reconhecem ser o Serviço Social um ramo específico do saber, com potencial científico autônomo. Para os defensores dessa idéia o Serviço Social, entre as ciências, se situa de fato como:

  • A.

    Uma técnica de intervenção no social que, por não ter a tradição da reflexão teórica, tampouco incorpora perspectiva teórico-metodológica à sua ação.

  • B.

    Uma prática profissional eminentemente interventiva que prioriza a dimensão teórico-metodológica, ou seja, habilidade no manejo da instrumentalidade profissional.

  • C.

    Um instrumento de ação das Ciências Sociais, entretanto, dotado de teoria própria

  • D.

    Prática, predominantemente, interventiva possuidora de uma metodologia de ação profissional que articula elementos teóricos à sua especificidade como parceira das Ciências Sociais

Percebe-se hoje entre os Assistentes Sociais uma busca de se atribuir à prática profissional uma "nova qualidade" tanto no recinto da análise teórica da sociedade e da profissão, quanto no exercício da prática cotidiana no interior do mercado de trabalho. Segundo Marilda Iamamoto, enfrentar essa questão supõe romper com uma dupla visão que vem marcando o debate sobre a prática profissional, qual seja:

  • A.

    A perspectiva filantrópica e humanística.

  • B.

    A tendência fatalista e messiânica

  • C.

    O enfoque neo-tomista e positivista.

  • D.

    A influência desenvolvimentista e tecnocrática.

Na sociedade brasileira, a política social, como estratégia de Estado, começa a ser implantada no contexto da emergência do capitalismo monopolista, como mecanismo de enfrenta-mento das seqüelas da questão social. Por questão social devemos compreender:

  • A.

    Todo e qualquer problema inerente à vida societária passível de solução, uma vez que ameaça a estabilidade democrática.

  • B.

    Privações impostas aos indivíduos situados fora do sistema produtivo, portanto não contribuintes do sistema tributário.

  • C.

    O elenco de necessidades inerentes aqueles que não conseguem ascender socialmente, mesmo quando produtivos.

  • D.

    Conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos peculiares à constituição e desenvolvimento da sociedade capitalista.

Com a Constituição Federal de 1988 e com a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, pela primeira vez, a Assistência Social, em nível dos textos legais, foi alçada ao status de política pública. Nesse sentido Potyara Pereira entende política pública como sendo:

  • A.

    Alocação autoritária de decisões do governo

  • B.

    Ação coletiva que concretiza direitos sociais declarados e garantidos em lei

  • C.

    Distribuição de bens e serviços aos mais necessitados.

  • D.

    Provisão de mínimos de subsistência às classes subalternas.

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