Questões de Serviço Social da Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF)

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A proposta de diretrizes curriculares para o curso de Serviço Social, elaboradas com base no currículo mínimo aprovado em 1996, apresenta três grandes núcleos que articulam o conjunto de conhecimentos necessários à qualificação profissional. Eles são:

  • A.

    fundamentos sócio-filosóficos, fundamentos da sociedade capitalista e fundamentos do trabalho profissional;

  • B.

    fundamentos dos diferentes níveis de intervenção, fundamentos das diferentes modalidades de ajuda e fundamentos da formação profissional;

  • C.

    fundamentos da formação cientifica, fundamentos da capacitação técnica e fundamentos da preparação ética;

  • D.

    fundamentos teórico-metodológicos, formação sóciohistórica da sociedade brasileira e fundamentos do trabalho profissional;

  • E.

    núcleos, matérias e disciplinas.

Na área da Pesquisa Social, a abordagem dialética propõe:

  • A.

    encontrar na parte a compreensão e a relação com o todo; uma complementaridade entre o pensamento e a base material;

  • B.

    buscar as leis causais de acordo com as quais o mundo social opera;

  • C.

    a compreensão da realidade humana vivida socialmente;

  • D.

    a utilização de instrumentos padronizados e neutros para garantir precisão e objetividade;

  • E.

    recuperar os elementos quantitativos e qualitativos da pesquisa para estabelecer relações entre eles.

Sobre as características da reestruturação produtiva e os desafios que ela apresenta para o Serviço Social, particularmente quando se refere ao âmbito do Serviço Social nas empresas, é possível identificar a seguinte concepção que as mesmas têm da profissão:

  • A.

    o Serviço Social como instrumento para superar a contradição capital/trabalho;

  • B.

    o Serviço Social como instrumento promotor da adesão do trabalhador às necessidades da empresa;

  • C.

    o Serviço Social como instrumento para estimular a participação cidadã dos trabalhadores na sociedade;

  • D.

    o Serviço Social como instrumento para horizontalizar as relações entre patrões e empregados;

  • E.

    o Serviço Social como instrumento para integrar os trabalhadores e suas necessidades nas políticas e programas sociais disponíveis.

Numerosos autores mostram a importância de desenvolver, no âmbito da assistência jurídica, as ações de caráter preventivo que evitariam as conseqüências das disputas judiciais e os seus intermináveis processos. Entre as técnicas alternativas para essas ações, temos:

  • A.

    pesquisa interdisciplinar e programa de orientação em direitos para a população;

  • B.

    conciliação, arbitramento e mediação;

  • C.

    plantão/triagem, orientação social e encaminhamentos;

  • D.

    consultoria, perícias e prevenção;

  • E.

    treinamento, supervisão e formação de profissionais e estagiários.

Segundo a prospecção de Netto (1996), a curto prazo o debate profissional terá como referência imediata um dos seguintes elementos do contexto:

  • A.

    a dinamização dos organismos da categoria profissional;

  • B.

    a concorrência com outros profissionais;

  • C.

    as demandas imediatas do mercado de trabalho;

  • D.

    a produção bibliográfica própria;

  • E.

    o diálogo interdisciplinar.

Alguns autores apontam para algumas dimensões que configuram um quadro de consolidação e maturação da profissão de Assistente Social. A partir dessas análises, relacionam a atual problemática do Serviço Social com:

  • A.

    o fato de a profissão ter passado por uma ‘crise de legitimidade’ e não ter consolidado ainda uma ‘nova legitimidade’ junto às classes subalternas;

  • B.

    não reconhecimento da profissão como área apta para receber recursos para investigação;

  • C.

    as mudanças no perfil sócio-econômico e cultural do alunado;

  • D.

    a emergência nos últimos anos da crítica formal às correntes marxistas;

  • E.

    a desmotivação econômica dos profissionais que atuam nos diferentes campos de intervenção.

No encontro de Porto Alegre (1965) emergiu a perspectiva modernizadora como primeira expressão de renovação do Serviço Social. Esta perspectiva é afirmada nos Seminários de Teorização de Araxá e Teresópolis que são reconhecidos como:

  • A.

    o momento de ruptura com o modelo desenvolvimentista proposto pela ditadura;

  • B.

    a afirmação da perspectiva fenomenológica nos círculos profissionais;

  • C.

    a busca de elementos para definir qual o papel do Serviço Social nas equipes interdisciplinares de trabalho;

  • D.

    a tentativa de adequar as (auto) representações profissionais do Serviço Social às tendências sóciopolíticas que a ditadura tornou dominantes;

  • E.

    a filiação de um contingente expressivo de profissionais à tradição marxista.

Ao ser institucionalizado e legitimado pelo Estado, o Serviço Social, enquanto profissão, deixa de ser uma forma de distribuição controlada da caridade particular das classes dominantes, para constituir-se em:

  • A.

    uma das engrenagens de execução das políticas sociais do Estado e corporações empresariais;

  • B.

    uma profissão que prepara modernos agentes da justiça;

  • C.

    uma profissão que, privilegiando as bases sociais, trabalha pela mudança e transformação;

  • D.

    uma categoria profissional que se volta para o questionamento do seu compromisso ideológico e político;

  • E. uma profissão que colabora com as agrupações sindicais e organizações de trabalhadores.

Um projeto de pesquisa tem a finalidade de:

  • A.

    se constituir num sistema organizado de proposições que oriente a obtenção e análise dos dados;

  • B.

    apresentar declarações afirmativas sobre os fenômenos e processos estudados;

  • C.

    ordenar os resultados do trabalho de campo;

  • D.

    comprovar a verificação de hipóteses;

  • E.

    definir um objeto de investigação e as maneiras de investigá-lo.

Antes da implementação das políticas neoliberais na América Latina, os países deste continente eram considerados como Estados de bem-estar “incompletos” ou “restritos”. Um motivo para esta afirmação seria:

  • A.

    a escolha da modalidade pública para o seguro ou seguridade social;

  • B.

    o reconhecimento na legislação do conceito de direitos sociais;

  • C.

    os critérios de seletividade e limitações dos seus programas

  • D.

    as subvenção ao consumo;

  • E. o livre jogo do mercado.
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