Questões de Serviço Social da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

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Iamamoto (2004), após realizar uma análise dos desafios colocados ao Serviço Social nos dias atuais, apontou 03 dimensões que devem ser do domínio do Assistente Social: a competência ético-política, a competência teórico-metodológica e a competência técnico-operativa. Com relação a estas competências, assinale a alternativa incorreta :

  • A.

    A competência ético-política refere-se ao necessário posicionamento político do (a) assistente social em face das questões que se apresentam na realidade social o que implica assumir valores ético-morais que sustentam seu trabalho, valores estes expressos no Código de Ética Profissional.

  • B.

    A competência teórico-metodológica requer qualificação do (a) profissional para conhecer a realidade social, política, econômica e cultural com a qual trabalha. Para isto, faz- se necessário um rigor teórico e metodológico que lhe possibilite compreender a dinâmica aparente e periférica da sociedade.

  • C.

    Com relação à competência técnico-operativa, o (a) profissional deve conhecer, se apropriar e, sobretudo criar um conjunto de habilidades técnicas que lhe possibilitem desenvolver ações profissionais qualificadas, junto à população usuária e às instituições, que responda tanto às demanda colocadas quanto aos objetivos por ele (a) estabelecidos.

  • D.

    Esta divisão em competências tem o cunho meramente didático, considerando que, se desenvolvidas separadamente, retornamos ao passado do Serviço Social, caracterizado, dentre outras coisas, pela fragmentação e despolitização.

A entrevista é um processo de comunicação direta entre o (a) Assistente Social e um usuário (entrevista individual), ou mais de um (entrevista grupal). Assinale a alternativa verdadeira :

  • A.

    Invariavelmente, no momento da entrevista, estabelece-se uma relação de poder entre dois sujeitos, sendo que o (a) Assistente Social aparece em uma posição superior. Ainda assim, trata-se de um espaço em que o usuário pode, espontaneamente, exprimir suas idéias, vontades, valores e necessidades.

  • B.

    No momento da entrevista, do diálogo, o (a) assistente social não deve utilizar-se de seu conhecimento teórico-metodológico, sob pena de intimidar o usuário e por conseqüência não alcançar os objetivos previamente estabelecidos.

  • C.

    A entrevista não se diferencia de um diálogo, embora caiba ao assistente social conduzi-la em função dos objetivos que se pretenda alcançar.

  • D.

    Ao final da entrevista espera-se, via de regra, que os objetivos do (a) Assistente Social e do (a) usuário (a) sejam alcançados.

A observação é um dos instrumentos de operacionalização da prática do (a) assistente social. Todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO:

  • A.

    O (a) Assistente Social, ao estabelecer uma interação face a face, estabelece uma relação social com outro(s) ser (es) humano(s), que possui(em) expectativas quanto às intervenções que serão realizadas, desta forma, além de observador, o profissional também é observado.

  • B.

    A observação não consiste em um uso ingênuo dos sentidos e sim em um uso que tem por objetivo avaliar a veracidade das questões colocadas pelo (a) usuário.

  • C.

    Ao realizar intervenções, o (a) Assistente Social participa diretamente do processo de conhecimento acerca da realidade que está sendo investigada. Por isso, não se trata de uma observação “neutra” na qual o (a) profissional pensa estar em uma posição de não-envolvimento com a situação.

  • D.

    Visto que o (a) profissional, além de observar, interage com o outro, que participa ativamente do processo de observação pode-se denominá-la de observação participante.

Assinale a alternativa correta segundo a compreensão de Martinelli (1998) sobre interdisciplinaridade:

  • A.

    Método de investigação ou como uma técnica didática que busca alcançar a singularidade do conhecimento.

  • B.

    Um modelo metodológico capaz de produzir idéias generalizadoras ou universalizantes.

  • C.

    Um instrumento utilitário, um princípio de homogeneização dos conhecimentos.

  • D.

    Postura profissional que permite transitar o “espaço de diferença” buscando desvelar a pluralidade de ângulos que um determinado objeto é capaz de proporcionar.

Com relação aos instrumentos de trabalho do serviço social, pode-se afirmar que é correta a alternativa:

  • A.

    As técnicas operativas cabem em qualquer lugar e para todas as situações.

  • B.

    A técnica está desconectada de uma teleologia, sendo assim, do ponto de vista moral sempre pode ser considerada como uma boa opção.

  • C.

    O Código de Ética de 1993 esclarece que o uso da técnica de estudos de casos é considerado inadequado por revelarse fortalecedor do capital e contrapor-se aos interesses dos trabalhadores.

  • D.

    O arsenal de instrumentos utilizados pelo assistente social varia em função do espaço de trabalho ser produtivo ou improdutivo e do tipo de trabalho.

Segundo Iamamoto (2007), todo processo de trabalho implica matéria-prima ou objeto sob o qual incide a ação; meios ou instrumentos de trabalho que potencializam a ação do sujeito sobre o objeto; a própria atividade é um produto. Pensando agora no Serviço Social, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

I. Objeto de Trabalho.

II. Instrumentos ou meios de trabalho.

III. A própria atividade.

IV. O produto do trabalho.

( ) Supõe decifrar traços sócio culturais que sustentam o imaginário da profissão na sociedade.

( ) Programas, serviços, benefícios, reprodução material, social, política e ideológica dos indivíduos sociais.

( ) As múltiplas expressões da questão social.

( ) As bases teórico metodológicas, sendo que parte deles depende da organização da atividade pela instituição.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta da segunda coluna:

  • A.

    II, I, III, IV.

  • B.

    I, IV, III, II.

  • C.

    III, IV, I, II.

  • D.

    I, III, II, IV.

Considerando o serviço social nas relações de trabalho na Instituição e em conformidade com o Código de Ética do (a) Assistente Social (1993), relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

I. Direito do Assistente Social.

II. Dever do Assistente Social.

III. É vedado ao Assistente Social.

( ) Denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes deste Código, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário.

( ) Programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente.

( ) Integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do/a profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, como em relação às decisões quanto às políticas institucionais.

( ) Contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária.

( ) Empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos/as usuários/as, através dos programas e políticas sociais.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta da segunda coluna.

  • A.

    I, I, II, I, II.

  • B.

    II, II, I, II, II.

  • C.

    II, II, II, II, II.

  • D.

    I, I, I, I, I.

Na perspectiva da relação entre saúde e trabalho a condição do trabalhador ganha destaque, sendo que esta não varia sempre no mesmo sentido que as condições de trabalho. A partir desta afirmação, assinale a afirmativa incorreta .

  • A.

    Para os psicopatologistas do trabalho e para o trabalhador, a vivência subjetiva é um objeto privilegiado de análise.

  • B.

    Em se tratando de intervenção ergonômica, não existe distinção entre vivência subjetiva a curto e a longo prazo.

  • C.

    Para superar ou minimizar os riscos de referir-se à vivência subjetiva, pode-se recorrer à vivência subjetiva coletiva, visto que esta envolve as variações individuais.

  • D.

    A Intervenção ergonômica é limitada, pois não atinge a situação de trabalho em profundidade, visto que permanece aquém da organização do trabalho.

Todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

  • A.

    Todo projeto tem um conjunto de hipóteses vinculadas que orientam a intervenção.

  • B.

    A concepção de um problema, suas causas e conseqüências determinam a escolha da estratégia de intervenção.

  • C.

    Todos os projetos identificam a causa dominante do problema e tornam-se frágeis e improdutivos se trabalharem com a multicausalidade.

  • D.

    A não explicitação dos critérios de escolha e dos pressupostos teóricos altera o planejamento das ações e os resultados.

Ricardo Carneiro (2004) apresenta o seguinte conceito de planejamento:

“O planejamento pode ser entendido, numa concepção ampla, como o processo de elaboração de um roteiro ou programa de ações, articuladas entre si, com vistas à implementação de qualquer empreendimento ou atividade mais complexa”.

Todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO:

  • A.

    Este instrumento serve de guia para a ação, contrapondo-se à tempestividade e improvisação na escolha de condutas ou procedimentos a serem adotados.

  • B.

    A idéia do planejamento não se encontra associada ao processo decisório do agente.

  • C.

    Não faz sentido falar em planejamento não havendo alternativas de ação a serem consideradas no processo decisório.

  • D.

    O planejamento, ao sistematizar e compatibilizar as ações entre si, contribui para o processo de coordenação da execução das decisões referentes àquilo que se pretende fazer no âmbito de uma dada atividade.

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