Questões de Serviço Social da Fundação Guimarães Rosa (FGR)

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Em sua obra Relações Sociais e Serviço Social no Brasil (1982), Raul de Carvalho aponta que o discurso originário do bloco católico, ao qual pertenciam as primeiras profissionais do Serviço Social, tem como característica fundadora:

  • A.

    Vínculos ideológicos com a burguesa brasileira.

  • B.

    A origem de classe social desse agrupamento.

  • C.

    Influência técnica e teórica das escolas norte-americanas.

  • D.

    Vocação de apostolado social.

Após a Segunda Guerra Mundial e no contexto da guerra fria, aparece no Brasil a proposta de Desenvolvimento de Comunidade. Inicialmente, foi estimulada por agências internacionais interessadas, ideologicamente, na expansão do modo de produção capitalista como forma de enfrentar o avanço de ideologias comunistas em países do terceiro mundo. A concepção de sociedade do Desenvolvimento de Comunidade apresentava entre suas bases ideológicas os seguintes pressupostos:

  • A.

    Crescimento e neutralidade.

  • B.

    Desenvolvimento social e humanização.

  • C.

    Conflito social e integração comunitária.

  • D.

    Contradição social e equilíbrio econômico.

Os estudos de Ana Maria de Vasconcelos indicam que os profissionais de Serviço Social apontam que a precarização do trabalho e dos direitos nesta área desmobiliza sua ação profissional. Considerando as práticas que a política de democracia de massa na saúde e na seguridade solicita, o paradoxo desta declaração reside:

  • A.

    Na suposição de que aquilo que é de fato o seu objeto passa a ser considerado um obstáculo na prática do assistente social.

  • B.

    Na constatação de que os profissionais do Serviço Social sofrem igualmente as consequências da precarização do trabalho e, do mesmo modo, ficam imobilizados para projetos mais amplos.

  • C.

    Na condição dos profissionais do Serviço Social que se posicionam diante da diversidade e complexidade das demandas e se envolvem cotidianamente com a contradição entre a teoria e a prática.

  • D.

    o fato de que mesmo com todos os recursos teóricos e metodológicos, o Serviço Social ainda lida com o problema social.

Jose Paulo Netto e Marilda Villela Iamamoto apresentam confluências e divergências no seu diálogo na teorização do Serviço Social. Entre as divergências, ressaltamos o conceito de questão social. Para Iamamoto, cabe ao profissional examinar as expressões da questão social, enquanto que, para Jose Paulo Netto, o profissional deve estar atento às:

  • A.

    Refrações da questão social.

  • B.

    Paradigmas expressos pela questão social.

  • C.

    Problematizações advindas da questão social.

  • D.

    Objetivações motivadas pela questão social.

De acordo com Ana Elizabete Mota, a partir de 1980, a burguesia brasileira ascende à postura de classe dirigente superando o conceito de classe dominante através da constituição de uma cultura política da crise. Esse movimento se caracteriza pelas seguintes ideias centrais:

  • A.

    A ascensão social de setores da classe média e a expansão do desenvolvimento econômico.

  • B.

    O pensamento privatista e a constituição do cidadão consumidor.

  • C.

    A ênfase na eficácia e a superação dos obstáculos ao desenvolvimento social.

  • D.

    O conceito de eficiência e a ampliação do mercado de consumo interno e externo.

A negação da construção histórica da sociedade decorre de uma naturalização da questão social e provoca nos indivíduos uma inação frente às possibilidades de sua interferência no desenvolvimento da sociedade. Essa postura é característica:

  • A.

    Do pensamento baseado no determinismo histórico.

  • B.

    Do pensamento conservador.

  • C.

    Do pragmatismo.

  • D.

    Do pensamento dialético.

De acordo com Jose Paulo Netto, na obra Capitalismo Monopolista e Serviço Social, o conceito de ethos individualista significa:

  • A.

    A sociedade é responsável pela corrupção dos indivíduos, os quais nascem bons.

  • B.

    Todos os indivíduos têm direitos naturais e individuais.

  • C.

    Os indivíduos são responsáveis pelo seu próprio destino.

  • D.

    Os indivíduos têm como meta exclusiva o seu próprio bem-estar.

Podemos afirmar que nas pesquisas que têm por objeto o trabalho e a intervenção do Assistente Social:

  • A.

    Não ha distinção direta e específica entre o exercício investigativo em sentido estrito e atitude investigativa voltada para a intervenção profissional.

  • B.

    O uso de dados qualitativos exclui a utilização de dados quantitativos.

  • C.

    A metodologia qualitativa tem como pressupostos epistemológicos os mesmos paradigmas que a pesquisa quantitativa, divergindo apenas no que concerne aos indicadores utilizados.

  • D.

    Entre as metodologias qualitativas destacam-se a história de vida, observação participante e estudos etnográficos.

O campo da avaliação de políticas públicas e programas sociais é na atualidade uma importante área de trabalho do Assistente Social. Nessa área podemos afirmar:

  • A.

    Os indicadores preconizados pelo SUAS são medidas qualitativas dos resultados dos programas e projetos.

  • B.

    De acordo com os indicadores que se utiliza, a avaliação pode ser classificada como somativa e formativa.

  • C.

    A avaliação de impacto tem como critério a efetividade.

  • D.

    A avaliação de impacto tem como critério a eficiência.

A Política Nacional da Assistência Social — Norma Operacional Básica/Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS), permite afirmar que:

  • A.

    Baseia-se no caráter contributivo da participação de seus beneficiários, em razão da lei da responsabilidade fiscal.

  • B.

    Tem como prioridade ações para eliminar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes independentemente da localização da área atendida encontrar-se em região portuária, turística, ribeirinha, litorânea ou de garimpo.

  • C.

    Aplica-se o princípio da concentração na gestão compartilhada pela União e os Estados, de serviços de assistência social local.

  • D.

    A família é considerada o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social. Esse conceito corresponde ao princípio de matricialidade sociofamiliar.

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