Lista completa de Questões de Serviço Social da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A interdisciplinaridade influencia a prática profissional do Assistente Social contemporâneo. Para o exercício interdisciplinar consciente precisamos primeiro delimitar o que podemos entender por interdisciplinaridade. Nesse sentido, são extremamente relevantes as contribuições de Sampaio (2010) sobre o que é interdisciplinaridade. Ancorado no pensamento dessa autora, analise as afirmativas abaixo:
I. A interdisciplinaridade exige que cada especialista ultrapasse os seus próprios limites.
II. A interdisciplinaridade demanda que cada especialista se abra às contribuições de outras disciplinas.
III. A interdisciplinaridade refere-se a justaposição de conteúdos.
IV. A interdisciplinaridade é uma relação de reciprocidade, de mutualidade.
V. A interdisciplinaridade pressupõe a integração de conteúdos numa disciplina.
Estão corretas as afirmativas:
Serviço Social - Estado, sociedade civil e proteção social - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Freire (2006) estuda as mudanças ocorridas no modo de produção capitalista e suas inflexões no mercado de trabalho. Segundo a autora, colabora, substancialmente, para esse processo de alteração, o estágio de acumulação flexível do capital. Com base no pensamento da autora, julgue as afirmativas abaixo:
I. A acumulação flexível se sustenta por meio do modo de produção fordista.
II. A acumulação flexível é um dispositivo do capital para a superação da crise.
III. A acumulação flexível é um formato de produção que flexibiliza apenas a produção.
IV. O processo de acumulação flexível intensifica as estratégias de distribuição geográfica do capital.
V. Figura como processo de acumulação flexível a intensificação da produção e seu controle.
Estão corretas:
Assinale a alternativa correta. As mudanças operacionalizadas do modo de produção capitalista, contemporaneamente e associadas à alteração do formato de regulação estatal provocam inflexões nas condições de trabalho dos Assistentes Sociais. Iamamoto (2001) cita como repercussões ao mercado de trabalho do Assistente Social:
I. Ampliação da demanda pelos serviços sociais públicos.
II. Elevação dos recursos destinados aos serviços sociais públicos.
III. Elevação da seletividade dos atendimentos.
IV. Ampliação das ações estatais em prol das expressões da questão social.
V. Diminuição substancial, da demanda para os serviços sociais públicos.
Estão corretas:
A noção de Iamamoto (2001) sobre processo de trabalho cita que o Assistente Social como profissional inscrito em tal processo possui meios e instrumentos de trabalho. Analise as afirmativas abaixo e assinale as que indicam, corretamente, quais seriam os instrumentos de trabalho do Assistente Social.
I. Bases teórico-metodológicas.
II. Recursos materiais, financeiros e organizacionais das entidades empregadoras.
III. Somente entrevistas, reuniões, plantão e encaminhamentos.
IV. Instrumentos e técnicas de trabalho.
V. O único instrumento de trabalho do Assistente Social é o Estado.
Estão corretas as afirmativas:
Serviço Social - A questão social e o surgimento das políticas sociais - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Iamamoto (2001) cita que o Serviço Social tem na questão social seu objeto de trabalho. Assim, a autora avança no entendimento da questão social, e dos fatores que condicionam o desenvolvimento desse fenômeno. Considerando o disposto pela autora, analise as afirmativas abaixo:
I. A questão social faz menção apenas à pobreza e à exclusão social.
II. A questão social provém da incapacidade do ser humano em resolver seus problemas sociais.
III. A questão social apresenta múltiplas formas de expressão.
IV. A questão social não se amplia a partir do desenvolvimento capitalista.
V. A questão social é desigualdade mas é também rebeldia.
Estão corretas:
Assinale a alternativa que cita, corretamente, o que pode ser compreendido como consultoria, de acordo com o pensamento de Matos (2010) no texto: Assessoria e consultoria: reflexões para o Serviço Social.
Matos (2006) realizou uma discussão visando conceituar a questão da assessoria e da consultoria, visto sua análise em prol da atuação do Serviço Social na área. Considerando o pensamento do autor, analise as afirmativas abaixo e assinale aquelas que fazem uma menção correta aos conceitos sobre assessoria difundidos pelo autor em pauta:
I. O ato de assessorar é uma ação que auxilia tecnicamente outras pessoas ou instituições, graças a conhecimentos especializados em determinado assunto.
II. A assessoria é uma ação técnica, de assistência, e para a qual não são necessários conhecimentos específicos por parte de quem o exerce.
III. A assessoria é um serviço pontual, portanto, fere as atribuições privativas e competências do Assistente Social brasileiro.
IV. O assessor é um profissional que intervém junto à realidade analisada, indicando os caminhos a serem seguidos por quem o contratou.
V. O assessor é tido como um assistente, adjunto, auxiliar ou ajudante que detém conhecimentos que possam auxiliar a quem assessora.
Assinale a alternativa correta.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
De acordo com Bravo; Matos (2006,p. 32-33) no ano de 1986 tivemos no Brasil o [...]marco histórico mais importante na trajetória da política pública de saúde nesse pais. Selecione, dentre as afirmativas abaixo, a que cita, corretamente, qual foi o marco histórico mais importante ocorrido na área da saúde no ano de 1986.
Serviço Social - Estado, sociedade civil e proteção social - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Baseado no pensamento de Bravo; Matos (2006,p. 26- 27), avalie as afirmativas abaixo:
I. No período de 1945 a 1964 tivemos a elevação dos gastos da previdência social com a assistência médicohospitalar no Brasil.
II. Constitui característica da Saúde no período de 1945 a 1964 a ênfase na prática médica curativa orientada para a burocratização do setor.
III. A racionalização administrativa foi uma peculiaridade da política de saúde brasileira no período de 1945 a 1964.
IV. Foi no período de 1945 a 1964 que tivemos no Brasil, na área da saúde, uma maior sofisticação às campanhas sanitárias.
V. Durante os anos de 1945 a 1964 tivemos,na área da saúde, a criação e a consolidação das Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs).
Estão de acordo com o pensamento de Bravo; Matos (2006,p. 26-27) as afirmativas:
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2017
Bravo; Matos (2006) realizam uma análise histórica do desenvolvimento da política de saúde no Brasil e, considerando o período a partir de 1930, citam que a Saúde era organizada em dois subsetores, sendo, um deles, o de Saúde Pública. De acordo com esses autores, a Saúde Pública do período, apresentou determinadas características, as quais estão citadas, corretamente, nas afirmativas:
I. Intervenções destinadas para a toda população,via universalização do acesso dos serviços.
II. Ênfase nas campanhas sanitárias.
III. Interiorização das ações para áreas de endemias rurais.
IV. Criação de serviços de combate às endemias.
V. Desenvolvimento de ações sob total responsabilidade do Estado brasileiro.
Estão corretas as afirmativas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...