Questões de Serviço Social da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao avaliar os impactos de um programa de combate à pobreza, o assistente social:

  • A.

    investiga as repercussões do programa sobre os beneficiários e a população local.

  • B.

    analisa a proposta desse programa, tendo como parâmetro a perspectiva de justiça e igualdade social.

  • C.

    privilegia a abordagem formativa, acompanhando o programa ao longo de seu desenvolvimento.

  • D.

    investiga a proporção em que os objetivos propostos foram alcançados.

  • E.

    compara os resultados obtidos com os custos financeiros e com recursos humanos envolvidos no programa.

O Estado, sob o neoliberalismo, se diferencia e contrapõe ao Estado sob o keynesianismo que se caracteriza por:

  • A.

    ênfase na distribuição equânime de programas e serviços sociais, orientado pela emancipação humana e social.

  • B.

    políticas públicas orientadas pela mercadorização do acesso aos bens e serviços sociais, com garantia de mínimos de sobrevivência.

  • C.

    desenvolvimento econômico e social regulado pelo Estado com limites impostos ao mercado e políticas voltadas ao pleno emprego e expansão dos direitos sociais.

  • D.

    iberdade para o mercado atuar na oferta de bens e serviços sociais, com vistas à construção do bem comum.

  • E.

    priorização do desenvolvimento econômico sob forte regulação estatal, acompanhado de garantia de políticas universais de transferência de renda .

Ao implementar políticas sociais que têm a família como referência, as Assistentes Sociais devem:

  • A.

    focalizar a intervenção nas consideradas "famílias desestruturadas", centrando-se nos indivíduos-problema.

  • B.

    tomar a família como auxiliar nos processos diagnósticos e de tratamento de problemas coletivos

  • C.

    reforçar a responsabilização materna pelos cuidados e educação dos filhos e estimular o pai ao provimento e exercício da autoridade familiar

  • D.

    promover a sustentabilidade das famílias de forma a prevenir a experimentação de situações de miséria e exclusão social

  • E.

    impedir que famílias sem condições financeiras e morais se responsabilizem pelas crianças e adolescentes nelas gerados

A proteção social de Assistência Social tem como um de seus princípios a matricialidade sociofamiliar que significa:

  • A.

    reabilitação da família como organização prestadora de serviços assistenciais.

  • B.

    responsabilização da família pela guarda e educação das crianças e adolescentes e exclusão do Estado de suas obrigações nessa área.

  • C.

    fortalecimento de condições de proteção social na família, a fim de responder ao seu papel na guarda e educação da criança e adolescente, na proteção social com idosos e portadores de deficiência

  • D.

    concessão de benefícios à família para garantir a redução dos riscos sociais à população.

  • E.

    descentralização político-administrativa da assistência social, tendo como garantia a segurança de acolhida.

O Serviço Social interfere nos processos relacionados com a reprodução social, desenvolvendo sua ação profissional em situações que afetam a qualidade de vida da população em geral, sobretudo dos setores mais empobrecidos da sociedade. A intervenção profissional:

1. pode produzir resultados concretos nas condições materiais, sociais e culturais da vida de seus usuários.

2. tem nas políticas sociais uma mediação para esse exercício.

3. independe das formas de organização e luta e organização das práticas de resistência dos usuários dos serviços sociais.

4. leva em consideração relações de classe, gênero, etnia e aspirações sociais, políticas religiosas, culturais, além de componentes de ordem afetiva e emocional.

5. privilegia a garantia universal de cidadania, os espaços de democratização de políticas sociais e os mecanismos de participação social.

Estão corretas:

  • A.

    2 e 5, apenas.

  • B.

    1, 4 e 5, apenas

  • C.

    3 e 5, apenas

  • D.

    1, 2, 4 e 5, apenas.

  • E.

    2, 3, 4 e 5, apenas.

A atenção à saúde mental, em Pernambuco, orienta-se pela Reforma Psiquiátrica e supõe:

  • A.

    a substituição progressiva do atendimento ambulatorial de pessoas em sofrimento psíquico pelo seu internamento em hospitais psiquiátricos

  • B.

    a implantação e manutenção de uma rede de atendimento integral em saúde mental descentralizada e municipalizada.

  • C.

    o atendimento domiciliar das pessoas em sofrimento psíquico, inclusive em situações de crise.

  • D.

    a colocação de pessoas com transtornos mentais em casas- lares ou pensões protegidas, afastando-as de espaços familiares pouco acolhedores.

  • E.

    a criação de unidades de desintoxicação em hospitais psiquiátricos, destinadas à desintoxicação de dependentes químicos.

A reconceituação do Serviço Social, processo que emergiu nos anos 60:

  • A.

    foi um movimento de crítica ao positivismo, ao funcionalismo e ao marxismo.

  • B.

    constituiu um aggiornamento, uma modernização de técnicas, para garantir eficácia e eficiência à prática profissional.

  • C.

    instituiu um Serviço Social comprometido com os interesses da massa da população, fundamentado na perspectiva marxista.

  • D.

    redimensionou a imagem social da profissão, eliminando as tendências conservadoras na profissão.

  • E.

    renovou as práticas de Serviço Social de Caso, Grupo e de Desenvolvimento de Comunidade, adaptando-as às exigências de um novo tempo.

Com o objetivo de propor um plano de intervenção profissional na execução do programa de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes no município, o assistente social:

  • A.

    privilegia o estudo das condições de vida da população vitimizada, consideradas responsáveis pela situação observada.

  • B.

    estabelece as mediações contidas nas relações sociais, espaço/tempo, história e cultura.

  • C.

    privilegia o estudo dos aspectos subjetivos, considerados determinantes da violência.

  • D.

    despreza a aparência e privilegia a dimensão institucional, construindo uma aproximação ao fenômeno norteada pelos objetivos da instituição.

  • E.

    prioriza o estudo da organização familiar como variável independente na explicação da violência contra a criança e o adolescente

Para a proteção social de assistência social, o princípio da matricialidade sócio-familiar significa que

  • A.

    o fortalecimento de possibilidades de proteção social na própria família desobriga o Estado de suas responsabilidades de proteção social para com a criança e o adolescente.

  • B.

    a família deve ser responsabilizada pela vigilância socioassistencial.

  • C.

    a defesa do direito à convivência familiar na proteção de assistência social é guiada pelo conceito de família como unidade econômica, organizada segundo os princípios da lei e da moral.

  • D.

    a família é o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social

  • E.

    a família é entendida como núcleo afetivo, complementar, que substitui o Estado na educação da criança e do adolescente, bem com na proteção dos idosos e pessoas portadoras de deficiências.

O enfoque fenomenológico no Serviço Social tem sua importância ampliada nos fins da década de 70, na medida em que diminui a tradição imperativa do positivismo. De acordo com o paradigma fenomenológico

  • A.

    a prática social é critério de verdade e corresponde ao mundo vivido dos sujeitos.

  • B.

    a realidade está estruturada pela percepção.

  • C.

    o componente histórico constitui preocupação central no estudo/diagnóstico social.

  • D.

    a metodologia se orienta pela abordagem dos conflitos das classes sociais e das mudanças estruturais.

  • E.

    a explicação dos fatos sociais ignora o contexto cultural e a ideologia dos atores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...