Questões de Serviço Social da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O nível de conhecimento teórico da experiência profissional do assistente social exige a utilização do relatório elaborado à luz de uma determinada concepção teórico-metodológica. Nesse sentido, os registros na metodologia dialógica seguem um rigor técnico e por isso devem levar em consideração

  • A.

    a descrição das experiências vividas em nível empírico, prenhe de sentido e propósitos, as quais vão permitir o registro do diálogo entre a metausuário e a meta-assistente, em dois sentidos convergentes.-

  • B.

    um minucioso relato da experiência de vida do usuário que vai permitir contatar situações problemáticas, possibilitando ao assistente social intervir na solução de problemas.

  • C.

    a organização dos conteúdos revelados no diálogo, que expressem a visão de mundo do usuário com a interferência ou interpretação subjetiva do assistente social.

  • D.

    a análise dos elementos coletados no processo interativo a partir dos referentes indicados e classificados em conceitos, dando relevo a sua gênese e a temporalidade.

  • E.

    o registro de variáveis que emergiram no diálogo, que possibilitem a organização do estudo assim como permitam a elaboração das hipóteses de trabalho.

As crises econômicas de países emergentes como o Brasil afetam, principalmente, os grupos de baixa renda. Desse processo, emergem fenômenos tais como: a desagregação familiar, a gravidez precoce de adolescente, o aumento do trabalho infantil e o crescimento da chefia feminina da família. Nessa conjuntura, a participação do assistente social na implementação de políticas públicas deve pautar-se

  • A.

    na construção de um diagnóstico, considerando a diversidade e a temporalidade do contexto social e histórico antes de intervir.

  • B.

    na problematização das políticas sociais para grupos alvo, considerando aspectos positivos e negativos que interferem no bem estar dos grupos afetados socialmente.

  • C.

    na busca de subsídios junto aos Conselhos Paritários para analise da realidade social.

  • D.

    na atuação junto às instituições responsáveis pela execução das políticas sociais de modo a minimizar o enfoque assistencialista das mesmas, buscando subsídios junto aos Conselhos Paritários de situações que possam contribuir para análise da realidade social.

  • E.

    na consideração do contexto global e da diversidade dos problemas para a identificação das políticas especificas, para atendimento aos grupos alvo.

É correto afirmar que o instrumental da abordagem no Serviço Social se traduz num (a)

  • A.

    diálogo informal como meio de aproximação entre o assistente social e o usuário.

  • B.

    apropriação e recriação em cada tática especifica que se realiza, a partir dos objetivos profissionais, definidos dentro de uma conjuntura, apreendida em uma perspectiva teórica determinada.

  • C.

    certo número de aproximações sucessivas, cujo objetivo é a elaboração do diagnostico e do plano de tratamento sintetizados em relatórios.

  • D.

    abordagem numa perspectiva crítica que tem uma dimensão técnico-científica e na qual se baseia a escolha do instrumental.

  • E.

    abordagem com uma opção técnica única com a intencionalidade de provocar o diálogo franco entre o assistente e o usuário do sistema.

A ação profissional do Assistente Social, em qualquer espaço de trabalho, deve partir de uma visão de globalidade e historicidade. Nessa perspectiva, é condição fundamental que o Assistente Social conheça

  • A.

    a realidade social, o instrumental técnico e as vertentes metodológicas do Serviço Social.

  • B.

    os princípios e fundamentos que norteiam a sua atuação profissional.

  • C.

    o contexto histórico da situação problematizada, as variáveis intervenientes, o tempo e a dialética, a lógica de sua reflexão numa sociedade de classes.

  • D.

    o contexto de sua prática, as implicações do Serviço Social e os elementos pedagógicos da ação profissional.

  • E.

    o referencial teórico que norteia sua ação-reflexão-ação.

O trabalho do Assistente Social em instituições públicas ou privadas passa por vários níveis, como assessoria, consultoria, pesquisa, planejamento, administração, prestação de serviços. Na coordenação de uma equipe interdisciplinar sua ação pode se efetivar através da

  • A.

    elaboração de um parecer, interpretação e apresentação de propostas junto à direção e usuários sobre assuntos concernentes à política de ação da instituição

  • B.

    elaboração de um projeto para atender as necessidades identificadas junto aos usuários e funcionários da instituição.

  • C.

    definição de convênios ou parcerias que viabilizem a ação institucional junto aos seus usuários apresentando relatório à direção.

  • D.

    participação em equipes interdisciplinares com vistas ao estabelecimento de parcerias e convênios relativos à política social da instituição.

  • E.

    decisão politicamente correta acerca do plano de ação estratégico da administração.

Num levantamento para o estudo de situações socioeconômicas, o Assistente Social percebeu que as informações obtidas são insuficientes para conhecer em profundidade as questões problematizadas pelo usuário. Nesse caso, o instrumental utilizado corretamente para complementar os dados de seu estudo é

  • A.

    a abordagem grupal.

  • B.

    a entrevista continuada.

  • C.

    o aprofundamento do estudo das entrevistas.

  • D.

    a observação sistemática.

  • E.

    a visita domiciliar.

O instrumental da intervenção do Assistente Social, considerado a base sobre o/a qual se constrói todo o fazer do Serviço Social é

  • A.

    a reunião

  • B.

    a entrevista

  • C.

    o relacionamento profissional

  • D.

    a documentação

  • E.

    o relatório

Na tradição do Serviço Social brasileiro, programas reformistas voltados para a defesa da pessoa humana, seu desenvolvimento integral e do bem comum, têm por base elementos cognitivos e valorativos voltados para:

  • A. crítica romântica à sociedade capitalista;
  • B. compreensão do caráter histórico-progressivo da ordem social;
  • C. interpretação marxista anti-capitalista;
  • D. captação do sentido histórico das relações sociais;
  • E. instrumentalização de práticas de enfrentamento dos conflitos sociais.

Segundo o Código de Ética Profissional em vigor, consiste num dever do assistente social no exercício de seu trabalho:

  • A. contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários para agilizar e melhorar os serviços;
  • B. manter uma atitude honesta, correta, procurando aperfeiçoar sua personalidade e dignificar a profissão;
  • C. zelar pela família, grupo natural de desenvolvimento da pessoa humana e base essencial da sociedade;
  • D. estimular a participação individual, grupal e comunitária no processo de desenvolvimento, visando a correção dos desníveis sociais;
  • E. zelar pelo bom nome da entidade que o emprega, prestando-lhe todo esforço para o êxito dos objetivos.

A subjetividade dos indivíduos sociais é forjada por variadas mediações, entre as quais a família, o que sugere ser esse campo um espaço importante para abordagem do assistente social. O reconhecimento da família como socialmente condicionada orienta os profissionais para atuarem na:

  • A. busca de soluções para problema localizado no indivíduo-membro da família vulnerável;
  • B. identificação das fontes de dificuldades do grupo para realizar mudanças nas relações familiares e na sociedade;
  • C. mobilização de recursos para informar o indivíduo queixante mudanças necessárias na família;
  • D. apropriação da experiência familiar do profissional como referência primordial de intervenção;
  • E. atuação voltada para o membro-problema, clarificando as exigências de enfrentamento com a família e a sociedade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...