Questões de Serviço Social da Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR)

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Acerca da efetivação das políticas sociais, enquanto direitos sociais e construção de cidadania, julgue os itens seguintes:

I. Para reduzir a desigualdade econômica e social, criar uma rede de proteção social para todos e manter o padrão de vida de todos os cidadãos é necessário volume de recursos disponíveis e da definição de prioridades.

II. Para reduzir a desigualdade econômica e social, criar uma rede de proteção social para todos e manter o padrão de vida de todos os cidadãos é necessário volume de recursos disponíveis e da definição de prioridades em relação aos indicadores sociais vigentes.

III. Para reduzir a desigualdade econômica e social, criar uma rede de proteção social para todos e manter o padrão de vida de todos os cidadãos, quando se passa da primeira até a terceira possibilidade, para atingir a sustentabilidade reduz-se a abrangência dos programas e o aporte de recursos.

IV. Após destinação dos recursos, a maior abrangência do sistema social dos programas determina que os recursos destinados aos grupos dos mais pobres da população sejam relativamente menores.

V. Maior abrangência dos programas sociais e menor volume de recursos aumentam a probabilidade da ocorrência de ajustes para a manutenção da qualidade dos serviços prestados pelas políticas sociais.

 

Estão certos somente os itens

  • A.

    I, IV e V.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, III e V.

  • E.

    II, IV e V.

Assinale a opção correta:

  • A.

    O programa delineia as decisões de caráter geral do sistema, suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e responsabilidades.

  • B.

    O projeto é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações. É a unidade elementar do processo sistemático de racionalização de decisões. É o instrumental mais próximo da execução, devendo detalhar as atividades a serem desenvolvidas, estabelecer os prazos, especificar recursos humanos e materiais e estruturar receitas e custos.

  • C.

    O plano é um documento mais detalhado, por setor, política, diretrizes, metas e medidas instrumentais. É a setorização do programa.

  • D.

    Quando o documento refere-se a propostas relacionadas à estrutura organizacional por inteiro, se caracteriza como um programa. Quando se dedica a um setor, um área ou região, se caracteriza como um plano. E, quando se detém no detalhamento de alternativas singulares de intervenção, é propriamente um projeto.

  • E.

    Todas as anteriores estão corretas.

As organizações públicas e privadas monitoram-se e avaliam-se considerando as relações execução-eficiência e decisão-eficácia. Isso incide diretamente nos modelos gerenciais adotados na organização do trabalho e, no caso da gestão pública, nas políticas sociais. Compreender esta relação é a necessidade imperiosa na gestão dos recursos e nos resultados alcançados.

Julgue os itens seguintes:

I Ao se apresentar diferentes parâmetros ou indicadores para avaliar a situação de uma dada realidade, constata-se a diversidade de enfoques que pode dimensionar as suas condições.

II. A avaliação como organizador de uma ação necessária em foco, deve desconsiderar qualquer aspecto da complexidade que torna a avaliação tanto um instrumento de conquista qualitativa, quanto um mecanismo de parcialização, fragmentação e desqualificação do real, senão ela não se consolida como estratégia ou ferramenta de gestão.

III. Avaliação é atribuição de valor, julgamento de mérito sobre o desempenho, o que torna evidente a necessidade de uma referência especial à relevância, aos procedimentos metodológicos adotados e até as estratégias adotadas, para que os resultados não se apresentem repletos de esterilidade.

IV. Em relação aos padrões que definirão os focos da avaliação, o avaliador deve ser infalível e completo quanto à granularidade presente nos diversos aspectos da realidade.

 

Assinale a alternativa com o(s) item(ns) correto(s)

  • A.

    II apenas.

  • B.

    III e IV apenas.

  • C.

    I e III apenas.

  • D.

    I apenas.

  • E.

    IV apenas.

As discussões hodiernas atualizam a agenda do assistente social na área de planejamento e avaliação de programas e projetos sociais, tanto na iniciativa privada como no setor público.

Analise os itens a seguir:

I. A necessidade atual para seleção de projetos, requer que o processo de avaliação tenha etapas bem delimitadas segundo as metas propostas, o que confere legitimidade e seriedade para os diversos interlocutores que têm interesses diretos e indiretos no sucesso da operacionalização.

II A avaliação processual busca não uma resposta final, mas a compreensão de determinada situação, num determinado contexto, procurando estimular o aperfeiçoamento para dar continuidade à ação.

III A avaliação de programas sociais deve ser percebida de forma abrangente, o que demanda o uso de diversas abordagens e procedimentos metodológicos, além de exigir pesquisa avaliativa e a combinação de procedimentos qualitativos e quantitativos para apreender processos, resultados e impactos.

IV Transformações e demais impactos da ação social podem não ser perceptíveis imediatamente após o final da ação, sendo necessárias verificações após meses ou alguns anos, dependendo do tipo de programa. Daí a necessidade de indicadores e medidas para aferi-los "antes", "durante" e "depois".

 

Sobre as assertivas anteriores, assinale qual alternativa apresenta todas as incorretas.

  • A.

    I e II apenas.

  • B.

    III apenas.

  • C.

    III e IV apenas.

  • D.

    IV apenas.

  • E.

    Nenhuma.

Tendo como base o Código de Ética Profissional do Assistente Social (1993), marque a opção incorreta.

  • A.

    É dever do assistente social se apresentar à justiça, quando convocado na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões do seu laudo ou depoimento, sem extrapolar o âmbito da competência profissional e violar os princípios éticos contidos neste Código.

  • B.

    É um principio fundamental do aludido Código de Ética a articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores.

  • C.

    É um direito do assistente social o aprimoramento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios deste Código.

  • D.

    É vedado ao assistente social aceitar nomeação como perito e/ou atuar em perícia quando a situação não se caracterizar como área de sua competência ou de sua atribuição profissional, ou quando infringir os dispositivos legais relacionados a impedimentos ou suspeição.

  • E.

    É dever do assistente social depor como testemunha sobre situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no exercício profissional, quando autorizado.

Sobre o Sigilo Profissional, está previsto no capítulo V do Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1993 que

I. Constitui direito do assistente social manter o sigilo profissional.

II. O sigilo protegerá o usuário em tudo aquilo de que o assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.

III. Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.

IV. É vedado ao assistente social revelar sigilo profissional.

V. A quebra do sigilo só é admissível quando se tratar de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade.

VI. A revelação será feita dentro do estritamente necessário, quer em relação ao assunto revelado, quer ao grau e número de pessoas que dele devam tomar conhecimento.

 

Assinale a opção que apresenta todas as afirmativas corretas.

  • A.

    Todas corretas

  • B.

    I, II, IV apenas

  • C.

    I, II e V apenas

  • D.

    I, II, III, V e VI apenas

  • E.

    IV apenas

No que concerne ao projeto ético-político do Serviço Social e o Código de Ética Profissional, assinale a opção incorreta:

  • A.

    Os projetos profissionais apresentam a autoimagem de uma profissão, elegendo valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos teóricos, práticos e institucionais para o seu exercício, recomendam normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas.

  • B.

    O Serviço Social é uma profissão gestada a partir de necessidades e possibilidades da sociedade capitalista. Sua ética, portanto, só pode ser entendida como produto histórico das condições postas por essa sociedade.

  • C.

    Considerando o pluralismo profissional, previsto no Código de Ética do Assistente Social (1993) o projeto hegemônico de um determinado corpo profissional supõe um pacto entre seus membros: uma espécie de acordo sobre aqueles aspectos que, no projeto, são imperativos e aqueles que são indicativos.

  • D.

    O pronunciamento em matéria de sua especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população é dever do Assistente Social, conforme Código de Ética de 1993.

  • E.

    Ter livre acesso à população usuária é um direito do Assistente Social, previsto no Código de Ética de 1993.

Assinale a opção correta:

  • A.

    Na prática, reconhecer e atender as requisições técnico-instrumentais da profissão significa ser funcional à manutenção da ordem.

  • B.

    Quanto sua instrumentalidade, o assistente social utiliza-se de um repertório técnico operativo próprio, tão como, a intencionalidade posta na utilização do instrumental técnico porta a tendência de proporcionar resultados condizentes com a perspectiva para a qual sua ação se direcionou.

  • C.

    A compreensão acerca da posição que a dimensão instrumental da intervenção profissional ocupa na prática do assistente social exigiu a adoção de referências teórico-metodológicas, procedimentos analíticos, categorias intelectivas limitadas no âmbito do Serviço Social.

  • D.

    A análise da relação entre a instrumentalidade do Serviço Social e as racionalidades a ela subjacentes, ambas construídas no campo de forças no qual a profissão se movimenta, conduziu a apreensão das singularidades do Serviço Social no marco das expressões universais da sociedade capitalista consolidada.

  • E.

    Acerca da instrumentalidade do Serviço Social pode-se afirmar que nem todo trabalho social possui instrumentalidade.

Referente aos princípios, valores, direitos, deveres e sanções, e as determinações constitutivas da ética profissional do assistente social, julgue os itens a seguir:

I. Uma das três dimensões constitutivas da ética profissional é a esfera teórica, em que as orientações filosóficas e teórico-metodológicas servem de base para as concepções éticas profissionais a partir dos valores, princípios, visão de mundo e de sociedade. 

II. Uma das três dimensões constitutivas da ética profissional é a esfera moral prática, em que o conjunto das ações profissionais aponta para a organização coletiva que se direciona para a realização de projetos específicos. Refere-se também ao comportamento prático individual em situações de conflito que requer autonomia e consciência do profissional.

III. Uma das três dimensões constitutivas da ética profissional é a esfera normativa explicitada no Código de Ética Profissional que parte de um código moral que prescreve normas, direitos, deveres e sanções que orientam o comportamento individual dos profissionais e apontam para uma direção social explícita do projeto profissional da categoria.

IV. A solidariedade do profissional assistente social, segundo prescreve o Código de Ética Profissional da categoria, para com seus pares ocorre quando ele não denuncia atos que contrariam os postulados do Código de Ética, pois isso é uma prerrogativa pessoal de cada profissional.

V. As três dimensões constitutivas da ética profissional são a esfera teórica, metodológica e operativa que servem de base para as concepções éticas profissionais a partir dos valores, princípios, visão de mundo e de sociedade.

 

Assinale o conjunto de itens corretos.

  • A.

    I e II apenas.

  • B.

    II, IV e V apenas.

  • C.

    III e IV apenas.

  • D.

    I, II e III apenas.

  • E.

    III, IV e V apenas.

O Novo Código Civil (Lei n.o 10.406, de 10 de janeiro de 2002) é uma legislação infraconstitucional civil brasileira que se adequa à igualdade entre homens e mulheres, em direitos e obrigações. Para analisar os principais aspectos referentes aos direitos das mulheres no Novo Código Civil, com ênfase na área de família, faça o que se pede.

 

Assinale a opção correta.

  • A.

    O texto original atribui ao marido a chefia da sociedade conjugal, acrescentando que ele exerce essa chefia com a colaboração da mulher, no interesse comum do casal e dos filhos.

  • B.

    O pai ou a mãe que contrai novas núpcias ou estabelece união estável não perde quanto aos filhos do relacionamento anterior o poder familiar, exercendo-o sem qualquer interferência do novo cônjuge ou companheiro

  • C.

    Reconhece como entidade familiar a convivência duradoura por mais de cinco anos, pública e contínua, de um homem e uma mulher, estabelecida com o objetivo de constituição de família.

  • D.

    No caso de dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, pela separação judicial por mútuo consentimento ou pelo divórcio consensual, a prioridade é materna para a guarda dos filhos.

  • E.

    Estabelece que o filho ilegítimo havido fora do casamento pode ser reconhecido pelos pais conjunta ou separadamente.

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