Questões de Serviço Social da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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Os instrumentais operativos do Serviço Social são entendidos como um conjunto articulado de técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional. Nas ações profissionais, articulam-se, dinamicamente, três eixos de fundamental importância, quais sejam:

  • A.

    o eixo quantitativo, o eixo metodológico e o eixo operativo.

  • B.

    o eixo operativo, o eixo moralizador e o eixo metodológico.

  • C.

    o eixo teórico, o eixo metodológico e o eixo operativo

  • D.

    o eixo valorativo, o eixo finalização e o eixo político.

  • E.

    o eixo descritivo, o eixo metodológico e o eixo ético.

O desenvolvimento de uma atuação multidisciplinar requer, hoje,

  • A.

    a construção da hegemonia profissional.

  • B.

    a construção do conhecimento que tem como origem e fundamento a visão de mundo, homem e sociedade dos pesquisadores ou profissionais.

  • C.

    a construção do saber independente do conhecimento

  • D.

    predominância de aportes específicos da profissão de Serviço Social.

  • E.

    uma análise e proposições operativas, categorias teóricas pertinentes à profissão de Serviço Social como o único meio de apreender o objeto de intervenção da equipe.

A intervenção do Assistente Social nas condições e relações do trabalho ocorre em diversos campos de atuação profissional: empresas privadas, instituições públicas estatais e paraestatais. Com o processo de reestruturação produtiva, velhas demandas são reeditadas, e novas demandas e estratégias surgem. Assim, a principal tarefa posta para o Serviço Social na atual conjuntura é

  • A.

    romper teórica e metodologicamente o caminho entre a demanda e as suas necessidades fundantes, situando-se a sociedade capitalista contemporânea

  • B.

    lembrar que, em uma conjuntura de crise, a reestruturação e a reorganização dos mercados são iniciativas geradores de um novo equilíbrio e que a categoria profissional tem que se submeter às novas exigências e ordem do capital, por ser seu empregador.

  • C.

    compreender as demandas de mercado como expressão das necessidades sociais reais da classe trabalhadora, como exigência do mercado de trabalho profissional.

  • D.

    identificar o conjunto das necessidades políticas, sociais, materiais e culturais, quer do capital, quer do trabalho que estão subjacentes às exigências de sua refuncionalização.

  • E.

    considerar que, a rigor, no mercado, as demandas são requisições técnico-operativas e não incorporam as exigências dos usuários demandantes.

O debate contemporâneo presente na categoria profissional de Serviço Social afirma que as competências teórico- metodológicas e técnico-operativas são exigências da formação profissional, portanto para que o Assistente Social atue na defesa dos interesses dos usuários, é necessário que seja

  • A.

    tecnicista na formulação de políticas públicas

  • B.

    competente na definição de estratégias de redução de metas dos programas sociais

  • C.

    criativo e capaz de formular estratégias de inclusão dos usuários nos programas sociais

  • D.

    competente para guiar os usuários a se adequarem às normas e regras vigentes dos programas sociais.

  • E.

    hábil para a difusão da informação sobre a burocracia governamental necessária para o recebimento dos benefícios sociais.

As requisições que demandam a prática profissional dos (as) Assistentes Sociais em diversos campos de atuação na Saúde Pública

  • A.

    não estão submetidas a um conjunto de determinações sociais, inerentes ao trabalho na sociedade capitalista.

  • B.

    desenvolvem-se independentemente das circunstâncias históricas e sociais que o determinam.

  • C.

    decorrem das novas características da organização do sistema, modelo de gestão e processos de trabalho na saúde

  • D.

    derivam do modelo médico hegemônico presente no processo de racionalização/ reorganização do Sistema de Saúde do país.

  • E.

    são orientadas pela redução do mercado de trabalho na área de Seguridade Social, em particular, na Política de Assistência Social.

As demandas postas para os profissionais de Serviço Social, nos diversos espaços de intervenção, são definidas como

  • A.

    requisições técnico-operativas que, através do mercado de trabalho, incorporam as exigências dos sujeitos demandantes.

  • B.

    estratégias do capital para diminuir a sua luta pela hegemonia de classe.

  • C.

    procedimentos de atendimentos padronizados de intervenção nas necessidades sociais reais.

  • D.

    novas problemáticas que requerem alterações na direção social e nos projetos ético-político e teórico-metodológico da profissão.

  • E.

    estratégias desmobilizadoras de desvelamento das necessidades que as determinam.

O profissional de Serviço Social inserido na divisão sócio-técnica do trabalho é contratado para atuar na área de Saúde Pública. No Sistema Único de Saúde, a sua atuação é desenvolvida na assistência e vigilância em saúde, em particular, nos serviços de atenção básica, média e alta complexidade. Dentre as diversas atividades do Assistente Social, nos serviços de atenção básica, temos as(os)

  • A.

    ações de caráter emergencial.

  • B.

    ações de consultoria.

  • C.

    marcações de consultas

  • D.

    encaminhamentos realizados para exames especializados

  • E.

    ações de educação e informação em saúde.

Na pesquisa qualitativa, o trabalho de campo constitui-se numa etapa essencial da metodologia. Pela sua importância, o trabalho de campo tem que ser planejado a partir de referenciais teóricos, indicadores e variáveis que envolvem questões objetivas a serem respondidas. São componentes da pesquisa qualitativa dois instrumentais necessários:

  • A.

    questionário fechado e história oral.

  • B.

    observação participante e questionário fechado.

  • C.

    entrevista e observação participante.

  • D.

    observação participante e coleta de dados.

  • E.

    entrevista e hipóteses da pesquisa.

De acordo com a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social, para municipalização da gestão e organização do sistema municipal da Assistência Social, três níveis são possíveis: inicial, básica e plena. As responsabilidades da Gestão Inicial são:

  • A.

    participar da gestão do BPC, integrando-o à política de Assistência Social do município, garantindo o acesso às informações sobre os seus beneficiários

  • B.

    municiar e manter atualizadas as bases de dados dos subsistemas e aplicativos da REDE SUAS, componentes do Sistema Nacional de Informação.

  • C.

    executar programas e ou projetos de promoção de inclusão produtiva e promoção do desenvolvimento das famílias em situação de vulnerabilidade social.

  • D.

    implantar, em consonância com a União e Estados, programas de capacitação de gestores, profissionais, conselheiros e prestadores de serviços

  • E.

    instalar e coordenar o sistema municipal de monitoramento e avaliação e estabelecer indicadores de todas as ações da Assistência Social por nível de proteção básica e especial

O Programa Bolsa Família unificou os programas Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação e Auxílio Gás e faz parte do conjunto de ações do (a)

  • A.

    Fome Zero.

  • B.

    SUAS.

  • C.

    ECA.

  • D.

    Norma Operacional Básica

  • E.

    LOAS.

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