Questões de Serviço Social da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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Devem os Conselheiros Tutelares, regularmente eleitos e empossados,

  • A.

    promover a execução de suas decisões, podendo requisitar serviços públicos e entrar na Justiça, quando alguém, justificadamente, cumprir suas decisões

  • B.

    expedir certidões de nascimento e de óbito de crianças e adolescentes, quando necessário.

  • C.

    entrar na Justiça, em nome das pessoas e das famílias, para que estas se defendam de programas de rádio e televisão que não contrariem princípios constitucionais bem como de propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente

  • D.

    tomar providências para que sejam cumpridas as medidas sócio-educativas aplicadas pela Justiça a adolescentes infratores

  • E.

    trabalhar em entidades governamentais e não-governamentais que executem programas de proteção e sócio-educativos.

Sobre a Assistência Social, analise as afirmativas.

I. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e ao convívio sociofamiliar e comunitário.

II. O Sistema Único da Assistência Social (SUAS) comporta quatro tipos de gestão: dos Municípios, do Distrito Federal, dos Estados e da União.

III. A proteção social deve garantir as seguranças de sobrevivência, de acolhida, de convívio ou vivência familiar.

IV. A Assistência Social é direito do cidadão e dever do estado, caracterizando-se como uma política contributiva.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os itens I, III e IV estão corretos

  • B.

    Todos os itens estão corretos

  • C.

    Todos os itens estão incorretos.

  • D.

    Os itens II e IV estão incorretos

  • E.

    Os itens I, II e III estão corretos.

Conforme a Política Nacional de Assistência Social, são considerados serviços de

I. Proteção Especial de Média Complexidade: o plantão social e a casa de passagem.

II. Proteção Especial de Média Complexidade: a abordagem de rua e o serviço de orientação a apoio sociofamiliar.

III. Proteção Especial de Alta Complexidade: as medidas socioeducativas de liberdade assistida (LA) e a internação provisória e sentenciada.

IV. Proteção Especial de Alta Complexidade: o cuidado no domicílio e a família acolhedora.

  • A.

    Somente I e II.

  • B.

    Somente I, II e III.

  • C.

    Somente IV.

  • D.

    Somente II.

  • E.

    Todos os itens

Em função de quem realiza, a avaliação de políticas sociais apresenta vários tipos. A avaliação participativa de programas e projetos sociais é

  • A.

    realizada por pessoas que não integram o quadro da instituição promotora do programa ou projeto.

  • B.

    direcionada a minimizar a distância entre avaliadores e beneficiários, sendo utilizada, particularmente, em pequenos projetos

  • C.

    realizada por pessoas envolvidas diretamente na execução do programa.

  • D.

    realizada no interior da instituição gestora do programa ou projeto.

  • E.

    realizada após a execução do projeto ou programa.

A avaliação de políticas sociais possui vários modelos. A concepção de avaliação política da política é

  • A.

    centrada no desenvolvimento do programa, tendo em vista aferir a sua eficácia e efetuar correções durante a implementação.

  • B.

    centrada nas mudanças quantitativas do programa, tendo por critério a eficiência e como suposição a existência de relações entre os indicadores.

  • C.

    centrada na opinião dos peritos.

  • D.

    centrada na emissão de juízo de valor em relação à política ou programa a partir de critérios e princípios políticos fundamentais sobre concepção de bem-estar humano.

  • E.

    centrada nas mudanças qualitativas do programa, tendo por critério a efetividade e como suposição a existência de relações entre variáveis.

Na literatura de avaliação de políticas sociais públicas, temos avaliação de efetividade, eficácia e eficiência. Por avaliação de efetividade, entende-se o(a)

  • A.

    exame da relação entre a implementação de um determinado programa e seus impactos e/ou resultados, isto é, seu sucesso ou fracasso em termos de efetiva mudança nas condições sociais prévias da vida das populações atingidas pelo programa.

  • B.

    avaliação da relação entre o esforço empregado na implementação de uma dada política e os resultados alcançados.

  • C.

    avaliação da relação entre os objetivos e instrumentos explícitos de um dado programa e seus resultados efetivos.

  • D.

    avaliação destinada a exercer o controle sobre as ações públicas

  • E.

    avaliação teórica de uma das etapas de uma política, destinada a influenciar a sua execução.

O Assistente Social, nas estratégias e nos procedimentos em situação de intervenção, tem como principais funções gerenciais na administração de serviços sociais:

  • A.

    planejamento, organização, direção e controle.

  • B.

    controle, direção e coordenação.

  • C.

    fiscalização, direção e coordenação.

  • D.

    direção, liberdade e organização.

  • E.

    controle, autonomia e coação.

O trabalho interventivo do Serviço Social é mediado pelo instrumental técnico-operativo, recurso essencial para que o Assistente Social possa desenvolver sua ação profissional. Dentre os diversos instrumentos e técnicas, podemos citar a Visita Domiciliar e o Estudo Social, que são utilizados na investigação e sistematização na prática

  • A.

    para orientar o seu trabalho no planejamento de intervenções futuras bem como para analisar, compreender e elaborar um parecer social sobre uma dada situação

  • B.

    como instrumento de julgamento de valor que busca aferição da verdade a partir da atitude investigativa.

  • C.

    para aproximar-se do modo de vida das famílias. São realizados sem conhecimento prévio dos usuários e, apenas, com a vizinhança.

  • D.

    como estudo terapêutico de suporte

  • E.

    como recurso técnico institucional avaliativo de caráter excludente de usuários integrantes de programas sociais que estão com os benefícios em processo de revisão.

A pesquisa qualitativa possui diversos instrumentos técnicos de trabalho de campo, utilizados na coleta de dados pelo pesquisador ou profissional, para obter informações pertinentes ao objeto de investigação social. Qual dos instrumentos relacionados à presença do pesquisador é parte do contexto observado?

  • A.

    Entrevista.

  • B.

    Questionário.

  • C.

    Grupo focal.

  • D.

    Observação participante.

  • E.

    Estudo Delphi.

A multidisciplinaridade, enquanto instrumental da ação profissional, pode ser entendida como

  • A.

    uma relação de reciprocidade, possibilitando o diálogo e levando à interação entre diferentes profissionais

  • B.

    utilização de contribuição de uma ou mais disciplinas para o domínio de uma disciplina específica já existente, que se posiciona como campo receptor e coordenador das demais.

  • C.

    uma justaposição de diversas disciplinas situadas geralmente no mesmo nível hierárquico e agrupadas de modo a fazer aparecer as relações existentes entre elas.

  • D.

    coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas do campo sobre a base de uma axiomática geral compartilhada; criação de campo com autonomia teórica, disciplinar ou operativas próprias.

  • E. uma gama de disciplinas que propomos simultaneamente, mas sem fazer aparecer as relações existentes entre elas.
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