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No que se refere ao espaço urbano, segundo o paradigma estrutural-funcional marxista, é correto afirmar:
Os loteamentos periféricos das cidades respondem às necessidades sistêmicas de reprodução da força de trabalho, de descapitalização da renda crescente do capital financeiro e de desorganização da mobilização da classe trabalhadora.
Os movimentos sociais urbanos contribuem estruturalmente para a valorização sistêmica dos loteamentos centrais, pois reduzem os custos de reprodução da força de trabalho e legitimam a dominação simbólica do capital.
O cenário da cidade é moldado pelo processo de acumulação do capital e envolve os conflitos pelo consumo do ambiente construído, no qual tomam parte três usuários fundamentais: o capital fundiário, o Estado e o Trabalho.
A atuação do Estado no espaço urbano cumpre funções sistêmicas para o modo de produção capitalista, quais sejam, a de prover os bens de consumo coletivo, promover o circuito de valorização do capital e legitimar a dominação capitalista.
modo de apropriação capitalista do espaço urbano implica na redistribuição equitativa dos bens de consumo coletivo, dos meios de mobilidade nas periferias e subúrbios e das formas coletivas de desorganização.
Em relação à sociologia do conhecimento presente em Marx, Weber e Durkheim, a associação adequada entre, de um lado, a forma de entendimento do mundo empírico (princípio de realidade) e a sua transposição para o modelo conceitual (princípio de conhecimento) é:
Conflito (Princípio de Realidade); Identidade (Princípio de Conhecimento) - Marx
Conflito (Princípio de Realidade); Conflito (Princípio de Conhecimento) - Weber
Identidade (Princípio de Realidade); Conflito (Princípio de Conhecimento) - Marx
Conflito (Princípio de Realidade); Identidade (Princípio de Conhecimento) - Weber
Conflito (Princípio de Realidade); Identidade (Princípio de Conhecimento) - Durkheim
Quando analisa a mercadoria, Karl Marx enfatiza o duplo caráter do trabalho nela materializado, considerando-o em sua relação com o valor de uso e com o valor de troca. As categorias do trabalho estão respectivamente relacionadas com essas duas formas do valor:
Trabalho Concreto - Trabalho Abstrato.
Trabalho Simples - Trabalho Complexo.
Trabalho Complexo - Trabalho Simples.
Trabalho Simples - Trabalho Concreto.
Trabalho Alienado - Trabalho Não-Alienado.
Segundo Max Weber, a luta pela apropriação diferencial dos bens em uma dada sociedade pode ser caracterizada a partir de três dimensões. Correlacione corretamente a dimensão ao seu conceito:
Política (Estamento) - Social (Classe) - Econômica (Partido).
Política (Partido) - Social (Classe) - Econômica (Estamento).
Política (Partido) - Social (Estamento) - Econômica (Classe).
Política (Classe) - Social (Partido) - Econômica (Estamento).
Política (Estamento) - Social (Partido) - Econômica (Classe).
A partir das informações veiculadas no texto acima e com base na relação entre os conceitos de formação discursiva e formação ideológica, julgue os itens que se seguem.
As formações discursivas representam as formações ideológicas que lhe são correspondentes; portanto, em contextos históricos diferentes, expressões e palavras ganham cargas ideológicas diferentes.
A partir das informações veiculadas no texto acima e com base na relação entre os conceitos de formação discursiva e formação ideológica, julgue os itens que se seguem.
Formações discursivas são meios pelos quais as formações ideológicas se manifestam, intervindo nas relações e na prática social.
A partir das informações veiculadas no texto acima e com base na relação entre os conceitos de formação discursiva e formação ideológica, julgue os itens que se seguem.
Se, como afirma a autora, as formações ideológicas dominantes correspondem ao modo de produção dominante, infere-se que os discursos hegemônicos em dada sociedade são os que advêm de camadas que questionam esse modo de produção.
A partir das informações veiculadas no texto acima e com base na relação entre os conceitos de formação discursiva e formação ideológica, julgue os itens que se seguem.
É correto citar como exemplos de formas da ideologia a religião, o direito, a política, aos quais corresponderiam também tipos específicos de discurso.
Considerando o texto anterior, julgue os itens a seguir, acerca da história da participação social brasileira e da Constituição Brasileira de 1988 (CF).
Conforme se lê no início do terceiro parágrafo, da expressão três lados inseparáveis (o político, o jurídico e o humanitário) (R.20-21), infere-se, que a raiz histórico-social da ideologia democrática do ocidente fundamenta-se no movimento trabalhista inglês, que defendia a não intervenção do Estado na economia.
Acerca da pesquisa social, julgue os itens que se seguem.
Indicador social é uma medida, geralmente quantitativa, usada para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato.
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