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São sistemas de governo:
parlamentarismo e presidencialismo.
unitarismo e federalismo.
monarquia e república.
hegemonia e democracia.
monocracia e plutocracia.
O economista brasileiro Celso Furtado (1920-2004) introduziu uma importante inovação no debate sobre o subdesenvolvimento em meados do século XX, ao caracterizá-lo como uma formação histórica autônoma em vez de uma etapa necessária para a consecução do desenvolvimento capitalista. Constituem dimensões nucleares de sua definição de subdesenvolvimento:
concentração de renda, instabilidade política e inclusão social.
padrão mínimo de consumo, incorporação política e hipertrofia do setor tecnológico.
dualidade estrutural interna, alto grau de dependência externa e concentração de renda.
substituição de importações, internacionalização da propriedade produtiva e instabilidade política.
insulamento do setor agroexportador, dualidade estrutural interna e remuneração média dos fatores.
Historicamente, o processo de ampliação da cidadania produziu a incorporação progressiva de diferentes segmentos populacionais à igualdade formal e a expansão da codificação de direitos nas instituições dos estados nacionais. De acordo com essa perspectiva, o conceito de cidadania incluiu sucessivamente:
direitos políticos, direitos civis e direitos sociais.
direitos civis, direitos sociais e direitos políticos.
direitos civis, direitos políticos e direitos sociais.
direitos sociais, direitos civis e direitos políticos.
direitos humanos, direitos políticos e direitos civis.
A partir do trecho acima, pode-se inferir que se trata do conceito de
Trabalho Abstrato.
Trabalho Complexo.
Mais-Valia Absoluta.
Mais-Valia Relativa.
Acumulação Primitiva.
Segundo Oracy Nogueira, o preconceito racial pode ser distinguido em preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. O autor identifica diversas diferenças entre ambos. A diferenciação está correta em:
onde o preconceito é de origem, a ideologia é, ao mesmo tempo, assimilacionista e miscigenacionista; onde é de marca, ela é segregacionista e racista.
o preconceito de marca determina uma exclusão incondicional dos membros do grupo atingido; o preconceito de origem determina uma preterição.
onde o preconceito é de origem, ele tende a ser mais intelectivo e estético; onde ele é de marca, tende a ser mais emocional e mais integral no que tange à atribuição de inferioridade aos membros do grupo discriminado.
onde o preconceito é de origem, a consciência da discriminação tende a ser intermitente; onde é de marca, tende a ser contínua.
onde o preconceito é de marca, a reação tende a ser individual; onde é de origem, a reação tende a ser coletiva, pelo reforço da solidariedade grupal.
A característica fundamental na definição de fato social é
generalidade.
exterioridade.
sistematicidade.
objetividade.
coercitividade.
Segundo a teoria do conflito social,
na sociedade agem grupos com interesses opostos, que se encontram em desigualdade e em luta perpétua pelo poder.
o funcionamento da sociedade pressupõe que os indivíduos aceitem as regras sociais vigentes e se comportem de forma adequada às mesmas.
toda mudança social radical é uma falha do sistema, que não consegue mais integrar as pessoas em suas finalidades e valores.
sendo a sociedade um sistema harmônico, todo conflito é interpretado como disfuncionalidade ou manifestação de patologia social.
a sociedade é uma grande máquina que distribui papéis e recursos aos seus membros, identificados como as peças da máquina.
Constituem características do controle social, por meio do direito, sob a ótica funcionalista,
legalidade, proporcionalidade e imparcialidade.
tradição e validade das regras que organizam o sistema de poder.
concentração do poder econômico e político e desequilíbrio entre os grupos sociais.
mutabilidade e espontaneidade.
exigibilidade e garantia do bem comum.
Com relação à sociologia, julgue os itens subsequentes.
A formação teórica do socialismo marxista constituiu uma complexa operação intelectual de assimilação crítica do socialismo, da dialética e da economia política.
É correto afirmar que o autor do texto acima toma como base o conceito de
alienação social, no sentido marxista, pois o sentido visado pelo agente refere-se ao comportamento do outro, orientando-se por este em seu curso, negando-se enquanto sujeito.
fato social, no sentido durkheimiano, pois o sentido visado pelo agente refere-se ao comportamento do outro, orientando-se por este em seu curso.
ação social, no sentido weberiano, pois o sentido visado pelo agente refere-se ao comportamento do outro, orientando-se por este em seu curso.
mais-valia, no sentido marxista, pois o sentido visado pelo agente refere-se ao comportamento do outro, orientando-se por este em seu curso, explorando-o.
mais-valia, no sentido weberiano, pois o agente refere-se ao comportamento do outro.
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