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Martin Carnoy, em sua obra Estado e Teoria Política, discute o papel do Estado nas atuais sociedades capitalistas. Acerca desse papel, assinale a opção correta.
As economias de terceiro mundo são marcadas pela ausência de burguesia local, recebendo sua orientação das burguesias metropolitanas.
O Estado, nas economias terceiro-mundistas, é instrumento essencial para a administração do papel de dependência dessas economias no contexto do capitalismo global.
O Estado das economias de terceiro mundo é forte e autônomo em sua relação à burguesia imperialista da metrópole.
A relação entre as burguesias locais e as metropolitanas é marcada pelo equilíbrio e pela interdependência.
De acordo com o pensamento de Durkheim sobre o suicídio, assinale a opção correta.
As causas do suicídio devem ser objeto de estudo da sociologia, pois são internas aos indivíduos, estimulando-os ou mesmo detendo-os no ato.
Os suicídios egoístas e anômicos trazem como característica comum o fato de que sua ocorrência está relacionada à firme regulação moral pela sociedade.
De acordo com Durkheim, os tipos de suicídio mais comuns nas modernas sociedades capitalistas são o altruísta e o egoísta.
Entre as causas básicas para o suicídio estão os estados de depressão, de melancolia, e a sensação de desamparo moral provocados pela desintegração da solidariedade social.
Acerca do papel inicial da sociologia, assinale a opção correta.
A sociologia do século XIX marcou o momento da reflexão dos homens acerca de sua relação com a divindade, uma recuperação do teocentrismo.
A sociologia se propõe um papel de crítica reflexiva acerca do homem e da sociedade em que este vive.
A preocupação dos sociólogos do século XIX era a demolição da ordem social burguesa.
Auguste Comte, o fundador da sociologia, propôs como objeto de estudo da nova ciência as relações sociais.
Considerando o contexto histórico do surgimento da sociologia, assinale a opção correta.
A Revolução Industrial foi um processo mais amplo que o mero crescimento da produção fabril, que não se manifesta em transformações na estrutura social, política e cultural.
A Revolução Industrial se manifestou na reordenação da atividade agrícola, com a migração da população urbana para o meio rural.
A Revolução Industrial implicou o fortalecimento e a contração da classe hegemônica, a burguesia.
A Revolução Francesa e a Revolução Industrial representaram duas faces de um mesmo processo, a consolidação da sociedade capitalista moderna.
Para Barbara Freitag, os sociólogos franceses Passeron e Bourdieu divergem fundamentalmente da abordagem de Durkheim, Dewey e outros. Acerca da concepção de educação de Bourdieu e Passeron, assinale a opção correta.
Bourdieu e Passeron partem da análise crítica da sociedade capitalista francesa do século XIX e a vêem baseada na luta de classes e na justa apropriação dos meios de produção pelos trabalhadores.
O sistema educacional é a instituição que reproduz a cultura e a estrutura de classes do capitalismo.
As funções reprodutoras do sistema educacional são desvinculadas entre si, pois, de um lado, se reproduz a cultura hegemônica, mecanismo de libertação, e, de outro, se reproduz a estrutura de classes, mecanismo de dominação social.
Assim como Durkheim e Dewey, também Bourdieu e Passeron reduzem o papel da escola a mera reprodutora da cultura capitalista.
Entre os autores discutidos por Barbara Freitag, está o norteamericano John Dewey, que exige que não se separe a educação da vida. Segundo Dewey, "educação não é preparação, nem conformidade. Educação é vida, é viver, é desenvolver-se, é crescer." Acerca da concepção de Dewey sobre a escola e a educação, assinale a opção correta.
O ato educacional consiste em oferecer aos indivíduos subsídios para reorganização de suas experiências sociais, de maneira informal e assistemática.
O meio em que se dá o processo educacional deve ser organizado e estruturado para oferecer aos indivíduos uma seqüência adequada de experiências que possam ser avaliadas e alargadas de maneira assistemática.
Para Dewey a educação não é apenas mecanismo de perpetuação das estruturas sociais anteriores, mas um mecanismo de implantação das estruturas sociais democráticas, caracterizadas pela imperfeição.
O modelo de educação proposto por Dewey pressupõe que os indivíduos tenham chances iguais e as diferenças de situação sejam vistas como injustas, pois são frutos da democracia capitalista.
Acerca do conceito durkheimiano de educação e de suas implicações sociais, assinale a opção correta.
O processo educacional é mediatizado unicamente pela família.
As gerações mais velhas encarregam-se de assimilar e internalizar os conteúdos produzidos pelas gerações mais velhas.
O processo educacional tem apenas o caráter formal evidenciado pela presença de instituições de socialização, como escolas, igrejas e partidos políticos.
Mediante as instituições formais de educação — escolas e universidades —, as gerações adultas suscitam nas crianças um certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade em seu conjunto.
Ao construir o quadro teórico de sua obra Escola, Estado e Sociedade, Barbara Freitag afirma existir concordância entre quase todos os autores no que diz respeito aos pontos fundamentais do conceito de educação. Acerca dos pontos de concordância arrolados por essa autora, julgue os itens que se seguem.
I A educação sempre expressa uma doutrina pedagógica, que, implícita ou explicitamente, se baseia em uma filosofia de vida, concepção de homem e sociedade.
II A educação é um processo de desenvolvimento de aptidões, de atitudes e de outras formas de conduta exigidas pela sociedade, um processo globalizado que visa à formação integral da pessoa, para o atendimento às necessidades e às aspirações de natureza pessoal e social.
III Em uma realidade educacional concreta, o processo educacional se dá por meio de instituições específicas — família, igreja, escola, comunidade — que se tornam portavozes de determinada doutrina pedagógica.
Assinale a opção correta.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
O fato social é, para Durkheim, o elemento mais importante da sociologia, o seu objeto de estudo, por assim dizer. A partir do conceito de fato social, julgue os itens seguintes.
I Os critérios básicos para a definição do fato social incluem a exterioridade, a coercitividade e a independência das manifestações individuais.
II A educação é um fato social que se impõe coercitivamente aos indivíduos, integrando-os e solidarizando-os com a sociedade em que vivem.
III Os fatos sociais devem ser tratados como coisas, e sua natureza pode ser modificada pela vontade do pesquisador.
Assinale a opção correta.
Pierre Lévy, em uma perspectiva bastante otimista, especula em torno da possibilidade da criação, em função das novas tecnologias e, principalmente, do ciberespaço, de uma nova forma de espaço antropológico. Segundo ele, o mundo passou por três tipos de organizações, que são:
terra, territórios e espaço das mercadorias.
ciberespaço, terra e ar.
territórios, ciberespaço e marítima.
espaço aéreo, ciberespaço e global.
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