Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As cinco instituições sociais básicas são família, educação, religião, economia e política. Essas instituições possuem funções e responsabilidades que são atribuídas e reconhecidas pela sociedade da qual fazem parte. Julgue os itens a seguir, acerca das funções dessas instituições.
As instituições educacionais tem por função promover sociabilidade e solidariedade grupal, auxiliar na busca de uma identidade moral.
As cinco instituições sociais básicas são família, educação, religião, economia e política. Essas instituições possuem funções e responsabilidades que são atribuídas e reconhecidas pela sociedade da qual fazem parte. Julgue os itens a seguir, acerca das funções dessas instituições.
As instituições religiosas têm por função servir de veículo para a transmissão da herança cultural, estimular a adaptação pessoal e melhorar os relacionamentos sociais, preparar os indivíduos para certos papéis sociais esperados, prover a preparação para papéis ocupacionais e profissionais.
As cinco instituições sociais básicas são família, educação, religião, economia e política. Essas instituições possuem funções e responsabilidades que são atribuídas e reconhecidas pela sociedade da qual fazem parte. Julgue os itens a seguir, acerca das funções dessas instituições.
As instituições judiciais e políticas têm por função manter a paz entre os atores, proteger a propriedade e decidir disputas.
As cinco instituições sociais básicas são família, educação, religião, economia e política. Essas instituições possuem funções e responsabilidades que são atribuídas e reconhecidas pela sociedade da qual fazem parte. Julgue os itens a seguir, acerca das funções dessas instituições.
As instituições econômicas têm por função produzir e distribuir bens, incentivar o trabalho, o consumo de bens e serviços.
As cinco instituições sociais básicas são família, educação, religião, economia e política. Essas instituições possuem funções e responsabilidades que são atribuídas e reconhecidas pela sociedade da qual fazem parte. Julgue os itens a seguir, acerca das funções dessas instituições.
A instituição família tem por função regular as relações sexuais e situar os indivíduos na estrutura social, socializar os jovens.
A educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais, e, portanto, ela mesma constituída e constituinte destas relações, apresenta-se, historicamente, como um campo de disputa hegemônica. Essa disputa dá-se na perspectiva de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola e, mais amplamente, nas diferentes esferas da vida social, aos interesses de classe. Gaudêncio Frigotto. Educação e crise do capitalismo real.
Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.
O conjunto dos postulados básicos da teoria do capital humano teve profunda influência nos (des)caminhos da concepção, das políticas e das práticas educativas no Brasil, sobretudo, na fase mais dura do golpe militar de 1964, durante os anos de 1968 a 1975.
A educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais, e, portanto, ela mesma constituída e constituinte destas relações, apresenta-se, historicamente, como um campo de disputa hegemônica. Essa disputa dá-se na perspectiva de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola e, mais amplamente, nas diferentes esferas da vida social, aos interesses de classe. Gaudêncio Frigotto. Educação e crise do capitalismo real.
Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.
Da perspectiva do neoliberalismo, a educação e a formação humana terão, como sujeito definidor, as necessidades e as demandas do processo de acumulação de capital, sob as diferentes formas históricas de sociabilidade que esse processo assume.
A educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais, e, portanto, ela mesma constituída e constituinte destas relações, apresenta-se, historicamente, como um campo de disputa hegemônica. Essa disputa dá-se na perspectiva de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola e, mais amplamente, nas diferentes esferas da vida social, aos interesses de classe. Gaudêncio Frigotto. Educação e crise do capitalismo real.
Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.
Do ponto de vista da classe trabalhadora, é necessário subordinar a função social da educação aos interesses da economia, para responder às demandas do capital.
A educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais, e, portanto, ela mesma constituída e constituinte destas relações, apresenta-se, historicamente, como um campo de disputa hegemônica. Essa disputa dá-se na perspectiva de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos educativos na escola e, mais amplamente, nas diferentes esferas da vida social, aos interesses de classe. Gaudêncio Frigotto. Educação e crise do capitalismo real.
Considerando esse texto, julgue os itens a seguir.
O complexo sistema educacional da sociedade é responsável tanto pela reprodução, em uma escala ampliada, das múltiplas habilidades produtivas, como pela produção e reprodução da estrutura de valores, dentro da qual os indivíduos definem seus próprios objetivos e fins específicos.
A estrutura social e o Estado nascem continuamente do processo vital de indivíduos determinados, mas não são idênticos às representações que estes indivíduos, ou outros, deles se façam; antes, são idênticos à sua existência real, pela qual agem, produzem materialmente, pela qual são ativos em limites, pressuposições e condições materiais determinados, independentemente de seu livre arbítrio. As representações que se fazem esses indivíduos são relativas, seja à sua conexão com a natureza, seja às suas vinculações mútuas, ou à sua própria constituição. É evidente que, nesses casos todos, as representações são expressão consciente — real ou ilusória — de suas ligações reais e a confirmação de sua produção, de seu comércio, de sua atitude social e política. A suposição contrária somente é possível se considerarmos, além do espírito dos indivíduos reais e materialmente condicionados, ainda, outro espírito especial. Se a expressão consciente das condições reais desses indivíduos é ilusória, se a realidade comparece em suas representações de maneira invertida, isso é uma conseqüência de suas atividades limitadas e da situação social limitada que daí decorre. Karl Marx. A ideologia em geral.
Tendo o texto de Karl Marx acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
Na sociedade, a moral, a religião, a metafísica e qualquer outra ideologia, e as formas de consciência correspondentes a elas, se desenvolvem de forma autônoma.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...