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É preciso estabelecer uma distinção radical entre um "brasil" escrito com letra minúscula, nome de um tipo de madeira de lei ou de uma feitoria interessada em explorar uma terra como outra qualquer, e o Brasil que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores, escolhas, ideais de vida. O "brasil" com b minúsculo é apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior, pedaço de coisa que morre e não tem a menor condição de se reproduzir como sistema; como, aliás, queriam alguns teóricos sociais do século XIX, que viam na terra — um pedaço perdido de Portugal da Europa — um conjunto doentio e condenado de raças que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte biológica, psicológica e social. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, é cultura, local, geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes à luz das idéias de seu autor, Roberto Da Matta.
Nas festas da ordem, se celebra a própria ordem social, com suas diferenças e gradações, seus poderes e hierarquias.
É preciso estabelecer uma distinção radical entre um "brasil" escrito com letra minúscula, nome de um tipo de madeira de lei ou de uma feitoria interessada em explorar uma terra como outra qualquer, e o Brasil que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores, escolhas, ideais de vida. O "brasil" com b minúsculo é apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior, pedaço de coisa que morre e não tem a menor condição de se reproduzir como sistema; como, aliás, queriam alguns teóricos sociais do século XIX, que viam na terra — um pedaço perdido de Portugal da Europa — um conjunto doentio e condenado de raças que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte biológica, psicológica e social. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, é cultura, local, geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes à luz das idéias de seu autor, Roberto Da Matta.
No Brasil, como nos Estados Unidos da América, na França e na Inglaterra, as regras ou são obedecidas ou não existem.
É preciso estabelecer uma distinção radical entre um "brasil" escrito com letra minúscula, nome de um tipo de madeira de lei ou de uma feitoria interessada em explorar uma terra como outra qualquer, e o Brasil que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores, escolhas, ideais de vida. O "brasil" com b minúsculo é apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior, pedaço de coisa que morre e não tem a menor condição de se reproduzir como sistema; como, aliás, queriam alguns teóricos sociais do século XIX, que viam na terra — um pedaço perdido de Portugal da Europa — um conjunto doentio e condenado de raças que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte biológica, psicológica e social. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, é cultura, local, geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes à luz das idéias de seu autor, Roberto Da Matta.
A identidade brasileira se constrói duplamente: por meio dos dados quantitativos, em que os brasileiros são sempre uma coletividade que deixa a desejar; e por meio de dados sensíveis e qualitativos, em que os brasileiros podem ver a eles mesmos como algo que vale a pena.
É preciso estabelecer uma distinção radical entre um "brasil" escrito com letra minúscula, nome de um tipo de madeira de lei ou de uma feitoria interessada em explorar uma terra como outra qualquer, e o Brasil que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores, escolhas, ideais de vida. O "brasil" com b minúsculo é apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior, pedaço de coisa que morre e não tem a menor condição de se reproduzir como sistema; como, aliás, queriam alguns teóricos sociais do século XIX, que viam na terra — um pedaço perdido de Portugal da Europa — um conjunto doentio e condenado de raças que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte biológica, psicológica e social. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, é cultura, local, geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes à luz das idéias de seu autor, Roberto Da Matta.
Tanto os homens como as sociedades se definem por seus estilos, seus modos de fazer as coisas.
O registro feito pela literatura sociológica mostra que o tema dos movimentos sociais é relativamente recente. A rigor, datam dos anos 70 os primeiros estudos, atraídos pelo ineditismo das práticas sociais populares, em uma conjuntura de despolitização repressiva da sociedade civil brasileira, submetida a uma estratégia autoritária de articulação dos interesses capitalistas de acumulação.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
Nas análises sociológicas, a igreja católica foi identificada como a dinamizadora de uma prática que deu impulso aos movimentos sociais.
O trecho acima refere-se a um exemplo de ação do:
anarquismo.
movimento social.
voluntariado.
movimento sindical.
comunismo.
Segundo Pérsio Santos de Oliveira, a família é apresentada como o primeiro grupo social a que pertencemos. A opção analítica deste autor para abordá-la concentra-se
em vê-la como centro nuclear da sociedade, capaz de construir valores conservadores em prol da sociedade.
nas relações sociais hierárquicas ou verticais, norteadas pelas idéias de mando e obediência e sustentadas pelas instituições sociais, tais como família, escola entre outras.
na sua estrutura que varia no tempo e no espaço, discorrendo sobre o número de casamentos e à forma de casamentos.
na sua capacidade de sobrevivência, a despeito da crise e da evolução.
nas formas de controle, por meio desta instituição, permitindo que o Estado exerça um controle sobre os indivíduos.
Os processos de reestruturação produtiva passam a eliminar cargos de forma irreversível no interior das empresas. A este fenômeno os PCNs se referem como:
precarização do trabalho.
desemprego estrutural.
desemprego em massa.
terceirização.
deterioração do trabalho.
Atenção: Para responder às questões de números 41 a 44 considere o fragmento do texto escrito pelo geógrafo Milton Santos.
As disciplinas vinculadas às ciências humanas têm como princípio auxiliar na construção de valores mais humanos e menos mercantis, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Neste sentido, a sociologia pode
ensinar o aluno a analisar a sociedade de forma distanciada.
levar o aluno a compreender a sociedade de forma fragmentada, analisando seus fenômenos separadamente.
estimular a cultivar junto aos alunos a lei do "salvese quem puder", nas palavras de Milton Santos, cultivando a individualidade que impera em tempos de globalização.
levar o aluno a questionar permanentemente os fatos, visando uma transformação da sociedade e construindo o senso crítico.
compreender a sociedade como fenômeno estático.
Atenção: Para responder às questões de números 41 a 44 considere o fragmento do texto escrito pelo geógrafo Milton Santos.
No texto "Os deficientes cívicos", de Milton Santos, anteriormente citado, é abordada uma nova ética, cujos valores são pautados:
na orientação do pensar e do agir e, a partir deles, ressignificando-os em um projeto histórico de caráter humanista.
pela distância da solidariedade, da cooperação, do coletivismo e mais calcados no individualismo e na competitividade, e, portanto, ausentes de um processo reflexivo voltado à problematização.
pelo estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.
na concepção de que moral e ética nunca tenham coexistido em perfeita harmonia e a articulação entre ambas permitia reduzir muito a tensão, em razão da subordinação evidente da exigência educativa às funções de integração social.
na prática mobilizada por ação dirigida ao bem, motivada pela busca de uma vida equilibrada e pautada em parâmetros tidos por valorosos.
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