Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O taylorismo, em uma leitura weberiana, pode ser compreendido como:
adoção de métodos que implicam na descrição pormenorizada da atividade de trabalho e uma imposição da idéia de rendimento máximo no menor tempo possível exprime a concepção de racionalização da conduta no capitalismo contemporâneo.
administração científica do trabalho que consistia em retirar do trabalhador todo o conhecimento e controle que pudesse ter sobre seu trabalho e em centralizar o conhecimento e o controle nas mãos da direção da empresa.
a racionalização da vida no capitalismo, implicando na predominância dos meios em detrimento dos fins almejados pela conduta humana.
um aspecto do processo de racionalização, pois o que importa é o gerenciamento mais eficaz dos fins, pois não existe um único meio de organizar a conduta em uma determinada atividade humana.
o processo dissonante entre a racionalização (adoção de condutas cada vez mais metódicas e eficientes em diferentes esferas da vida social) e o taylorismo (controle da administração das empresas sobre os trabalhadores).
Classe social para Marx pode ser compreendida como
a forma pela qual a propriedade é distribuída entre várias pessoas, que competem no mercado com a finalidade de troca.
tendo sua estrutura e situação de classe determinada pelo mercado.
um grupo de pessoas que se encontra na mesma situação no mercado ou na mesma situação de classe.
constituída por múltiplas determinações, em especial, pela posição que os indivíduos ocupam nos diferentes setores da produção social.
o estabelecimento de um conjunto de relações específicas, que pode ser buscado em qualquer sociedade, seja ela capitalista ou não.
A problemática da modernização compreendida como racionalização da atividade social (relação meios e fins), como autonomização do sujeito (escolhas racionais) e como diferenciação/especialização das diferentes atividades sociais, encontra-se em:
Max Weber.
Karl Marx.
Émile Durkheim.
Theodor Adorno.
Karl Mannheim.
Com base na concepção de Max Weber sobre o Estado, é correto afirmar:
A norma pode não ser obedecida, essa desobediência pode ser tolerada pelo Estado.
O Estado não pode "reconhecer" uma ordem jurídica à parte. O Estado detém o monopólio das normas jurídicas, qualquer que seja a sua natureza.
Tudo o que não é proibido é permitido, o indivíduo está sob permanente pressão de cometer, por ignorância, atos que são proibidos.
Somente o Estado detém o monopólio da violência, este monopólio é desafiado a todo o momento, tratando-se de uma situação crônica aceitável.
É possível não reconhecer a legitimidade do Estado, este pai não é obrigado a respeitar o monopólio da violência.
As noções apresentadas por Marx e Engels em A ideologia alemã para compreender a sociedade capitalista e a concepção de ideologia são: separação, determinação e inversão. Por inversão compreende-se:
distorção da realidade, concepção idealista na qual a realidade é invertida.
sistema de crenças ilusórias baseadas em critérios impossíveis de serem comprovados.
processo geral de produção de significados e idéias.
afirmação da divisão da vida humana em duas instâncias específicas: estrutura e super estrutura.
anulação das diferenças entre pensar, dizer e ser.
Segundo Durkheim, são três as características que distinguem os fatos sociais:
normalidade, moralidade e subordinação.
sanções, objetividade e singularidade.
independência, regras e moral.
coerção, exterioridade e generalidade.
evidências, sentido e compreensão.
A tradição sociológica, segundo os PCNs, se constrói em dois eixos: as relações entre indivíduo e sociedade e a dinâmica social. As diferenças entre Weber (1864-1920), Marx (1818-1883) e Durkheim (1858-1917), são:
Para Marx, Weber e Durkheim as ações individuais podem ser analisadas nas relações com outras ações, seja como ação coletiva incorporada pelos indivíduos, seja como prática coletiva. Os que os diferencia é a autonomização do indivíduo, pois somente para Marx ele é historicamente constituído.
As diferenças entre os três autores referem-se às construções históricas sobre as relações entre os fenômenos sociais e ações coletivas.
Para Durkheim a vida em sociedade é construída nas consciências individuais, por regras de conduta criadas por quem as vive; enquanto para Weber a sociedade é algo exterior, movida pelas ações; diferentemente de Marx a existência do indivíduo e sua relação com a sociedade são condicionadas pelas consciências.
Durkheim enfatiza a posição do pesquisador na análise das relações sociais e dos fatos sociais como dependente das idéias e opiniões; enquanto para Weber as construções teóricas do pesquisador näo dependem de escolhas pessoais realizadas para análise das relações sociais; e, Marx ao enfatizar a descrição da realidade social coloca em evidência um pesquisador comprometido com a compreensão das relações sociais.
Para Durkheim a sociedade é algo exterior e superior aos indivíduos, enquanto para Weber a sociedade só pode ser compreendida a partir das ações individuais reciprocamente referidas; e, diferentemente, para Marx, as relações entre indivíduo e sociedade não podem ser analisadas separadamente das condições materiais em que essas relações se apóiam.
Considere o texto e as afirmativas abaixo.
I. A hipótese fundamental é de que a sociedade humana é regulada por leis naturais ou por leis que têm as características das leis naturais, invariáveis, independentes da vontade e da ação humana.
II. Os métodos e procedimentos para conhecer a sociedade são os mesmos que são utilizados para conhecer a natureza.
III. A concepção positivista é aquela que afirma a necessidade e a possibilidade de uma ciência social desligada de vínculos com as classes sociais, com as posições políticas, os valores morais, as ideologias, as utopias, as visões de mundo.
IV. No desenvolvimento do conhecimento científico os interesses e as paixões não perturbam a construção da ciência, objetiva e segura.
Uma síntese fundamental das idéias do positivismo consta em
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Com base neste texto de Florestan Fernandes é possível afirmar que:
a reflexão sobre a realidade social adquire novos contornos com o pensamento sociológico, pois, como outras atividades científicas, beneficia-se de uma conjuntura histórica peculiar.
o papel central que o pensamento sociológico realiza é a naturalização das explicações sobre as relações sociais, as instituições, os modos de vida, a organização política, entre outros.
o produtor do conhecimento sociológico não pode ignorar os usos sociais do conhecimento histórico.
a emergência da sociologia é uma complexa aplicação prática de conhecimentos científicos.
a sociologia, confinada a limites históricos estreitos, encontra-se apartada das dimensões práticas que explicariam os processos sociais.
Com o advento da burguesia, a sociologia no Brasil passou por profundas mudanças em seu modo de pensar a realidade. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Embora o modo de pensar burguês tenha promovido a evolução do pensamento colonial, não houve ruptura com os valores das oligarquias agrárias.
O pensamento burguês almejou extinguir o analfabetismo, homogeneizar os valores e criar um sentimento de nacionalidade e patriotismo.
O combate às oligarquias agrárias forçou um distanciamento das classes populares.
O nacionalismo brasileiro se desenvolveu a partir da crise econômica nos Estados Unidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...