Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As alterações na produção e nas relações de trabalho têm demandado maior ênfase na escolarização e na formação profissional. Segundo os PCNs, cabe ao professor de sociologia
orientar seus alunos no sentido de compreender e avaliar o impacto desse conjunto de transformações na sua própria vida, pois mesmo que alguns ainda não façam parte da população economicamente ativa, certamente, cada um terá como avaliar tais repercussões no interior da sua própria família.
apresentá-las como elemento de reprodução das desigualdades sociais, uma vez que a instituição está a serviço da classe dominante e, portanto, os professores estarão a serviço dos detentores dos meios de produção.
abordar as raízes de todos os males sociais do nosso tempo, as quais se encontram numa fragilidade da moral contemporânea, pois esta se constitui como um dos elementos mais eficazes para neutralizar as crises econômicas e políticas.
discutir a existência de um mercado no qual proprietários individuais vendem suas mercadorias, criando condições para que se pense a sociedade apenas como o conjunto de interesses individuais dos agentes privados.
demonstrar o desenvolvimento do capitalismo e da produção em massa constituem-se em uma meta histórica tal como tinha sido a civilização européia e a mecanização no evolucionismo do século XIX.
Considerando os dados da tabela acima, coligidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), julgue os itens que se seguem.
A teoria da dependência propõe-se a analisar o desenvolvimento dos países periféricos a partir de sua relação com o desenvolvimento ou subdesenvolvimento dos países centrais.
Atenção: Para responder às questões de números 41 a 44 considere o fragmento do texto escrito pelo geógrafo Milton Santos.
O professor de sociologia estará trabalhando com os alunos do ensino médio este trecho do texto de autoria de Milton Santos. A questão central para esta aula seria: em que medida a sociologia pode contribuir para a reflexão do tema abordado pelo autor? Quais os aspectos a serem destacados na preparação desta aula?
I. Apresentar a importância de questionar permanentemente os fatos veiculados pelas instituições.
II. Discutir os princípios de cidadania que estão sendo construídos na sociedade globalizada.
III. Levar o aluno a compreender a totalidade do fenômeno em questão.
IV. Discutir o conjunto de relações sociais envolvido no processo, de forma que emerjam as contradições existentes na sociedade.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
A respeito da divisão social do trabalho proposta por Marx, julgue os itens subseqüentes.
A divisão do trabalho, que surge com o excedente da produção e a apropriação privada das condições de produção, se intensificou a partir da Revolução Industrial, que visava a redução da produtividade.
Considere a tabela abaixo.
Pela análise da tabela pode-se afirmar que no período compreendido entre 1989 e 2006: I. cresce o desemprego entre homens e jovens.
II. praticamente metade dos jovens com idade entre 10 e 24 anos está desempregada.
III. as mulheres obtiveram maior participação no mercado de trabalho.
IV. cresce o desemprego feminino e entre jovens de 18 a 24 anos.
É correto o que se afirma APENAS em
I e IV.
II e III.
II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
A respeito da divisão social do trabalho proposta por Marx, julgue os itens subseqüentes.
A divisão do trabalho e a especialização das atividades em classes correspondem, basicamente, à divisão dos meios de produção e da força de trabalho, respectivamente.
NÃO se aplica ao texto:
a precariedade toca todas as categorias sociais.
a precariedade tende a ser cada vez mais durável.
parte considerável da população é excluída do mercado de trabalho.
as desigualdades sociais colocam em questão as conquistas sociais e reforçam o individualismo.
o desemprego em massa não é o único responsável pela situação descrita.
A respeito da divisão social do trabalho proposta por Marx, julgue os itens subseqüentes.
Para Marx, mas não para Durkheim, a divisão do trabalho é uma forma de se alcançar a produção de mercadorias necessárias à existência humana.
NÃO se aplica ao depoimento:
Os integrantes da família são dotados de senso prático, que corresponde à antecipação do futuro (no estado atual).
As estratégias educativas dos pais direcionam-se para oferecer condições a que os filhos adquiram o capital escolar que é intransferível.
Os pais reconhecem a importância do capital escolar e que sua aquisição poderá acarretar melhoria nas condições de trabalho, na possibilidade de mobilidade social.
O capital escolar é o mais importante a ser adquirido pelos jovens.
O depoimento é ambígüo, expressa, ao mesmo tempo, sentimentos de rejeição e de distanciamento em relação à escolarização, e reconhece a desvalorização e inferiorização social.
A respeito da divisão social do trabalho proposta por Marx, julgue os itens subseqüentes.
A divisão social do trabalho é a totalidade das formas heterogêneas de trabalho útil, que diferem entre si em ordem, gênero, espécie e variedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...