Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir do texto acima, tendo nele uma primeira referência para a análise do tema que aborda, julgue os itens subseqüentes.
A profundidade da crise que se abateu sobre o Estado Liberal, na primeira metade do século XX, claramente expressa em dois conflitos mundiais e na afirmação de Estados totalitários, a exemplo dos regimes fascistas, também repercutiu nas funções do Poder Judiciário. Esse fenômeno é mais um que reitera a afirmativa contida no texto, segundo a qual a expansão das duas funções principais do referido poder se fez contingenciada pelas grandes fases políticas e econômicas que marcaram o século XX.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Para dar sustentação à Política Pública para o meio ambiente o governo:
Investiu grandes recursos financeiros em programas que promovem a sustentabilidade.
Investiu fortemente no desenvolvimento de energias renováveis.
Proibiu a expansão da fronteira agrícola como modelo de desenvolvimento.
Aprovou a Lei de Crimes Ambientais e o Programa Nacional de Recursos Hídricos.
A partir do texto acima, tendo nele uma primeira referência para a análise do tema que aborda, julgue os itens subseqüentes.
O texto sugere que, na vigência do Estado Liberal, entre meados do século XIX e, principalmente, primeiras décadas do século XX, o funcionamento da Justiça se deu de modo razoavelmente satisfatório, já que ela era plenamente reconhecida em sua autonomia como função estatal e como efetivo poder de Estado.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
A questão de liberação das sementes transgênicas é uma das mais polêmicas que envolvem a produção agrícola brasileira. "Hoje, dez empresas controlam 43% do mercado mundial de sementes, ... responsáveis por 99% das transgênicas!". (Natália Viana em Caros Amigos no 18/Setembro 2003). No texto acima, podemos perceber:
A globalização a serviço de grandes proprietários.
A preocupação das grandes empresas com a fome no mundo.
A globalização a serviço das massas.
A globalização socializando o conhecimento sobre produção de alimentos.
A partir do texto acima, tendo nele uma primeira referência para a análise do tema que aborda, julgue os itens subseqüentes.
Em linhas gerais, duas são as referências que modelaram o Poder Judiciário contemporâneo, sobretudo em termos ocidentais, a França e os Estados Unidos da América (EUA), não por acaso responsáveis por dois dos mais significativos movimentos revolucionários que, embalados por ideais iluministas e ocorridos em fins do século XVIII, foram decisivos para a queda do Antigo Regime absolutista.
Considere a ilustração abaixo.
A partir do conhecimento das diferentes correntes de pensamento sociológico, pode-se afirmar que a ilustração é um esquemaSociologia - Questões sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
São características do modo de produção capitalista:
Propriedade privada dos meios de produção e mais-valia.
Propriedade e socialização dos meios de produção.
A propriedade tem que sempre cumprir função social.
Relações de produção de solidariedade e cooperação.
A partir do texto acima, tendo nele uma primeira referência para a análise do tema que aborda, julgue os itens subseqüentes.
Quando o texto se reporta ao novo enfoque adotado pelo Poder Judiciário no contexto histórico do advento do denominado Estado de Bem-Estar Social, no pós-Segunda Guerra Mundial, ele reafirma as mudanças significativas ocorridas no mundo do Direito e da Justiça em face da nova realidade social, política e econômica com a qual o mundo passou a conviver, ainda que de modo não uniforme e universalizado.
Uma hipótese de pesquisa em Ciências Sociais é:
uma proposição, condição ou princípio originário apenas da realidade que o pesquisador demonstra ao realizar sua pesquisa.
uma proposição, condição ou princípio suposto pelo pesquisador da qual, após sua corroboração, se deduzem leis exatas acerca das ações sociais.
uma proposição, condição ou princípio suposto pelo pesquisador como resposta ao problema de pesquisa e para a qual se busca corroboração com fatos conhecidos ou que podem ser verificados.
uma proposição, condição ou princípio suposto pelo pesquisador que é provado empiricamente por meio de experimentos à maneira das Ciências Naturais e Físicas.
Na teoria de Max Weber o objeto de investigçaão é a ação social e o homem ganhou significado e especificidade. De acordo com essa teoria,
a tarefa do cientista é descobrir a lei geral que identifica todos os homens no processo de evolução.
as normas sociais se tornam concretas quando se manifestam, de forma automática e impositiva, em cada homem.
as ações do homem só são representativas quando descartados o local e as condições históricas em que ocorreram.
o homem dá sentido à sua ação social: estabelece a conexão entre o motivo da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos.
a ação humana deve ser objeto de investigação quando desempenhou uma função importante na sociedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...