Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Com relação à Religião podemos considerar correta a afirmativa:
O Brasil, em sua constituição, admite somente as religiões Cristãs.
O Islamismo é uma religião politeísta e é pouco conhecida e praticada no mundo.
As Religiões Afro-brasileiras vêem o ser humano como parte do meio-ambiente.
O Judaísmo, religião monoteísta, é praticado somente no Estado de Israel.
Ainda tendo o texto anterior como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos concernentes ao tema por ele abordado, presentes no processo histórico brasileiro, julgue os itens seguintes.
Afora a possível mas discutível exceção de Juscelino Kubitschek de Oliveira, o JK dos 50 anos em 5, do Plano de Metas e eleito com esmagadora maioria de votos, não se conhecem outros políticos brasileiros que, da redemocratização de 1945 aos dias atuais, tenham chegado à presidência da República portando traços messiânicos, o que, literalmente, contradiz o texto.
Considere a charge.
Identifique a alternativa que relaciona corretamente a mensagem da charge ao período do "milagre brasileiro", na ditadura militar.O governo brasileiro adotou uma política econômica agressiva contra o capital externo e o FMI que, ao libertar o país da dependência econômica, gerou crescimento econômico diferenciado para as classes sociais.
Difundiu-se a idéia de que o desenvolvimento econômico promoveria a elevação das condições de existência, mas, na prática, os resultados ficaram restritos aos setores das classes mais favorecidas.
A "onda nacionalista" dificultou a vinda de transnacionais de setores estratégicos, trazendo graves prejuízos à expansão capitalista e impedindo a socialização do progresso advindo dessa expansão.
A redistribuição da renda foi inviabilizada porque de fato não houve o propalado crescimento econômico, que não passou de um artifício do governo para encobrir as arbitrariedades praticadas pelos aparelhos ideológicos do Estado.
O crescimento econômico permitiu ao governo federal a adoção de novas políticas públicas na área da educação e saúde, voltadas para a elevação do padrão de vida da população carente, especialmente nas zonas rurais.
Considere as afirmações abaixo.
I. A máquina ao aumentar o campo específico de exploração do capital, o material humano, amplia, ao mesmo tempo, o grau de exploração.
II. O motor de transformação de toda e qualquer sociedade encontra-se na passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica e democrática.
III. Na sociedade em que rege o modo capitalista de produção, condicionam-se reciprocamente a anarquia da divisão social do trabalho e o despotismo da divisão manufatureira do trabalho.
IV. O surgimento da maquinaria proporcionou aumento de produtividade do trabalho, razão pela qual beneficiou os trabalhadores com a redução das longas jornadas de trabalho.
São concepções marxistas APENAS
Sociologia - Questões sociológicas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
"...Não existe no Brasil a consciência do que A.C.M. é capaz de fazer, ... nas suas relações com a imprensa. Era muito freqüente ele, no cargo de governador procurar intimidar jornalistas baianos... se o jornalista continuasse com um comportamento que ele achasse conveniente, telefonaria para o Diretor do Jornal e mandava demitir." (João Carlos Teixeira Gomes – em Caros Amigos no 2/Fevereiro 2001). Esta afirmação demonstra que os meios de comunicação social:
Divulgam os melhores programas culturais e educativos, contribuindo fortemente para o desenvolvimento do povo.
Servem de entretenimento social, sem no entanto interferir no modo de pensar e agir da sociedade.
São os formadores e transformadores da cultura, dando poder a quem os detém.
São veiculadores de todas as notícias, mesmo as que menos interessam a seus proprietários.
Ainda tendo o texto anterior como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos concernentes ao tema por ele abordado, presentes no processo histórico brasileiro, julgue os itens seguintes.
Quando se reporta à ação política orientada para a negociação direta com o governo, praticamente alijando ou reduzindo bastante o caráter mediador do Poder Legislativo, o texto permite inferir que o Estado brasileiro, identificado com o Poder Executivo, tende a ser visto como todopoderoso, oscilando entre os variados matizes da repressão e do paternalismo.
A mudança da composição orgânica do capital, em relação à mobilidade da mão-de-obra, permite afirmar que
provoca apenas o aumento da mão-de-obra altamente qualificada, sem interferir na taxa de crescimento da mão-de-obra semi-qualificada e não qualificada.
provoca um movimento contrário: aumento da população do campo e decréscimo da mão-de-obra empregada na indústria e comércio.
não provoca nenhuma migração entre os setores primário, secundário e terciário.
provoca apenas o aumento da mão-de-obra alocada no setor terciário, transferindo a maioria da população do campo e da indústria para este setor econômico.
resulta na transferência da mão-de-obra desqualificada do campo à cidade, provocando o subemprego no setor terciário informal.
Ainda tendo o texto anterior como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos concernentes ao tema por ele abordado, presentes no processo histórico brasileiro, julgue os itens seguintes.
Categoria conceitual cara a Raimundo Faoro para a interpretação que faz do Brasil, especialmente em sua obra Os Donos do Poder, patrimonialismo define-se, objetivamente, pela frontal distinção entre poder estatal e poder privado, de modo que suas esferas de atuação estejam sempre bem delineadas.
Tornando supérflua a força muscular, a maquinaria permite o emprego de trabalhadores sem força muscular ou com desenvolvimento físico incompleto mas com membros mais flexíveis.
Segundo K arl Marx, essa foi a razão que levou os capitalistas autilizar o trabalho das mulheres e crianças no processo de produção industrial.
a elevar progressivamente os postos de trabalho e os salários na moderna indústria.
a reduzir drasticamente o emprego de crianças e adolescentes nas fábricas têxteis.
utilizar o trabalho de operários altamente qualificados no processo de produção industrial.
a valorizar o esforço dos trabalhadores no novo processo de produção industrial.
Ainda tendo o texto anterior como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos concernentes ao tema por ele abordado, presentes no processo histórico brasileiro, julgue os itens seguintes.
O texto chama a atenção para a excessiva valorização do Poder Executivo na configuração do Estado brasileiro. Em apoio à tese, pode-se tomar como exemplo o fato de que os direitos sociais foram instituídos sob regimes autoritários, quando o Poder Legislativo ou não existia ou não passava de peça decorativa, o que contribui para fortalecer a imagem, junto à maioria da população, da inquestionável centralidade do Poder Executivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...