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A teoria de Durkheim afirma que fato social é toda maneira de agir ou pensar, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior. Assim, é correto afirmar que, para Durkhein
dadas as suas particularidades, os fatos sociais não podem ser tratados como coisas.
A teoria de Durkheim afirma que fato social é toda maneira de agir ou pensar, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior. Assim, é correto afirmar que, para Durkhein
o suicídio depende fundamentalmente de uma escolha íntima.
A teoria de Durkheim afirma que fato social é toda maneira de agir ou pensar, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior. Assim, é correto afirmar que, para Durkhein
a educação é um fato social.
As afirmações abaixo referem-se às relações entre ciência e sociedade.
I. Inúmeras descobertas, algumas de fundamental importância na história da ciência, foram conseqüência do acaso.
II. A sociedade tem o direito legítimo de influenciar o rumo das pesquisas porque, em última instância, é ela que sustenta a comunidade científica e sofre as conseqüências de sua atividade.
III. A natureza apresenta recursos quantitativos e qualitativos ilimitados, por isso pode ser explorada sem riscos de que seus recursos se esgotem ou de danos ao meio ambiente.
Dessas afirmações, APENAS
I é correta.
II é correta.
I e II são corretas.
II e III são corretas.
I e III são corretas.
Octavio Ianni, (1988, p.10) afirma "Na história política da sociedade brasileira, no século passado, o estado já foi oligárquico, populista e militar. São três épocas marcantes dessa história. Finda a ditadura militar, começa a Nova República. Mas essa república não está isenta das marcas tanto de um passado próximo quanto do distante: o poder estatal cresceu ao longo do tempo; a maioria do povo não se reconhece na atuação política dos governos; o divórcio entre as tendências da sociedade e as do poder público parece reiterar-se ou crescer, em lugar de reduzir-se; os grupos e classes dominantes continuam alheios aos princípios da democracia; nesse sentido é que a época populista também se revela um desafio para a atualidade. Os nomes de alguns políticos, as siglas de certos partidos, determinados discursos e linguagens parecem relembrar tempos de populismo; dos variados populismos que conhecemos". Podemos afirmar que o populismo caracteriza-se por ser
um movimento social político organizado por um único partido.
a forma política assumida pela sociedade elitizada do país.
um mecanismo de politização das massas, malgrado as distorções político-ideológicas que lhe são inerentes.
uma forma de formação política de participação política sem reativação das bases populares.
a expressão máxima da democracia.
Os intelectuais da chamada geração dos anos 30 consideravam que a sociologia e a antropologia, como ciências, apresentavam elementos fundamentais à compreensão da singularidade da nossa formação social, desde as elites culturais brasileiras e até as oligarquias presentes nessa sociedade. É correto afirmar que a compreensão do conceito de nacionalismo dessa geração é:
Fusão de raças, regiões, culturas e grupos sociais, possibilitada pelas características do colonialismo no Brasil.
Participação do Branco no processo de formação da identidade brasileira.
Existência de sociedade nacional culturalmente homogênea
Constituição de novo projeto de mundo aliado à cultura européia
Extensão do direito de voto às novas categorias sociais.
Na medida em que a modernidade se apóia na difícil gestão das relações entre razão e sujeito, racionalização e subjetivação, na medida em que o próprio sujeito é um esforço para associar a razão instrumental à identidade pessoal e coletiva, a democracia define-se como
regime democrático é a forma de vida política que dá maior liberdade a maior número de pessoas, que protege e reconhece a maior diversidade e as diferenças sociais.
um conjunto de garantias institucionais aos projetos individuais, promovendo a liberdade aos homens.
princípio básico à construção do individualismo, que se apóia somente nas leis naturais.
redução do ser humano a ser apenas cidadão, projeto da pós-modernidade.
o regime em que os direitos da maioria são reconhecidos em detrimento dos direitos da minoria. (a democracia se apóia somente nas leis e na cultural política)
As idéias ou representações, no entanto, tenderão a esconder dos homens o modo real como suas relações sociais foram produzidas e a origem das formas sociais de exploração econômica e de denominação (CHAUI. M, 1980) . Essa concepção denomina-se:
Ideologia
Democracia.
Participação política.
Conhecimento sociológico.
Partidarismo
Na contemporaneidade, a sociedade capitalista, em especial o mundo do trabalho vem passando por novas transformações. Assim, a partir da década de 70, desenvolveu-se uma nova fase no processo produtivo capitalista, que é conhecida como pós–fordismo ou a fase da acumulação flexível, que se caracteriza por
flexibilização dos processos de trabalho, incluindo a automação.
manutenção e mobilidade dos mercados de trabalho.
padronização dos produtos e também dos padrões de consumo
organização do processo da produção.
mobilidade do mercado de trabalho e padronização dos produtos.
O etnocentrismo é uma visão de mundo em que o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos por meio dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. Diante disso, é correto afirmar que o etnocentrismo
é um fenômeno onde se misturam tanto os elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e afetivos
é uma visão na qual – o sentimento e o pensamento – não caminham juntos, estando desvinculados da história das sociedades, bem como do dia-a-dia das nossas vidas.
é exclusivo de uma determinada época e de uma única sociedade.
é encontrado somente nas sociedades e grupos dominantes.
é encontrado somente entre as minorias sociais ou étnicas.
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