Questões de Sociologia

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A teoria de Durkheim afirma que fato social é toda maneira de agir ou pensar, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior. Assim, é correto afirmar que, para Durkhein

dadas as suas particularidades, os fatos sociais não podem ser tratados como coisas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A teoria de Durkheim afirma que fato social é toda maneira de agir ou pensar, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior. Assim, é correto afirmar que, para Durkhein

o suicídio depende fundamentalmente de uma escolha íntima.

  • C. Certo
  • E. Errado

A teoria de Durkheim afirma que fato social é toda maneira de agir ou pensar, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior. Assim, é correto afirmar que, para Durkhein

a educação é um fato social.

  • C. Certo
  • E. Errado

As afirmações abaixo referem-se às relações entre ciência e sociedade.

I. Inúmeras descobertas, algumas de fundamental importância na história da ciência, foram conseqüência do acaso.

II. A sociedade tem o direito legítimo de influenciar o rumo das pesquisas porque, em última instância, é ela que sustenta a comunidade científica e sofre as conseqüências de sua atividade.

III. A natureza apresenta recursos quantitativos e qualitativos ilimitados, por isso pode ser explorada sem riscos de que seus recursos se esgotem ou de danos ao meio ambiente.

Dessas afirmações, APENAS

  • A.

    I é correta.

  • B.

    II é correta.

  • C.

    I e II são corretas.

  • D.

    II e III são corretas.

  • E.

    I e III são corretas.

Octavio Ianni, (1988, p.10) afirma "Na história política da sociedade brasileira, no século passado, o estado já foi oligárquico, populista e militar. São três épocas marcantes dessa história. Finda a ditadura militar, começa a Nova República. Mas essa república não está isenta das marcas tanto de um passado próximo quanto do distante: o poder estatal cresceu ao longo do tempo; a maioria do povo não se reconhece na atuação política dos governos; o divórcio entre as tendências da sociedade e as do poder público parece reiterar-se ou crescer, em lugar de reduzir-se; os grupos e classes dominantes continuam alheios aos princípios da democracia; nesse sentido é que a época populista também se revela um desafio para a atualidade. Os nomes de alguns políticos, as siglas de certos partidos, determinados discursos e linguagens parecem relembrar tempos de populismo; dos variados populismos que conhecemos". Podemos afirmar que o populismo caracteriza-se por ser

  • A.

    um movimento social político organizado por um único partido.

  • B.

    a forma política assumida pela sociedade elitizada do país.

  • C.

    um mecanismo de politização das massas, malgrado as distorções político-ideológicas que lhe são inerentes.

  • D.

    uma forma de formação política de participação política sem reativação das bases populares.

  • E.

    a expressão máxima da democracia.

Os intelectuais da chamada geração dos anos 30 consideravam que a sociologia e a antropologia, como ciências, apresentavam elementos fundamentais à compreensão da singularidade da nossa formação social, desde as elites culturais brasileiras e até as oligarquias presentes nessa sociedade. É correto afirmar que a compreensão do conceito de nacionalismo dessa geração é:

  • A.

    Fusão de raças, regiões, culturas e grupos sociais, possibilitada pelas características do colonialismo no Brasil.

  • B.

    Participação do Branco no processo de formação da identidade brasileira.

  • C.

    Existência de sociedade nacional culturalmente homogênea

  • D.

    Constituição de novo projeto de mundo aliado à cultura européia

  • E.

    Extensão do direito de voto às novas categorias sociais.

Na medida em que a modernidade se apóia na difícil gestão das relações entre razão e sujeito, racionalização e subjetivação, na medida em que o próprio sujeito é um esforço para associar a razão instrumental à identidade pessoal e coletiva, a democracia define-se como

  • A.

    regime democrático é a forma de vida política que dá maior liberdade a maior número de pessoas, que protege e reconhece a maior diversidade e as diferenças sociais.

  • B.

    um conjunto de garantias institucionais aos projetos individuais, promovendo a liberdade aos homens.

  • C.

    princípio básico à construção do individualismo, que se apóia somente nas leis naturais.

  • D.

    redução do ser humano a ser apenas cidadão, projeto da pós-modernidade.

  • E.

    o regime em que os direitos da maioria são reconhecidos em detrimento dos direitos da minoria. (a democracia se apóia somente nas leis e na cultural política)

As idéias ou representações, no entanto, tenderão a esconder dos homens o modo real como suas relações sociais foram produzidas e a origem das formas sociais de exploração econômica e de denominação (CHAUI. M, 1980) . Essa concepção denomina-se:

  • A.

    Ideologia

  • B.

    Democracia.

  • C.

    Participação política.

  • D.

    Conhecimento sociológico.

  • E.

    Partidarismo

Na contemporaneidade, a sociedade capitalista, em especial o mundo do trabalho vem passando por novas transformações. Assim, a partir da década de 70, desenvolveu-se uma nova fase no processo produtivo capitalista, que é conhecida como pós–fordismo ou a fase da acumulação flexível, que se caracteriza por

  • A.

    flexibilização dos processos de trabalho, incluindo a automação.

  • B.

    manutenção e mobilidade dos mercados de trabalho.

  • C.

    padronização dos produtos e também dos padrões de consumo

  • D.

    organização do processo da produção.

  • E.

    mobilidade do mercado de trabalho e padronização dos produtos.

O etnocentrismo é uma visão de mundo em que o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos por meio dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. Diante disso, é correto afirmar que o etnocentrismo

  • A.

    é um fenômeno onde se misturam tanto os elementos intelectuais e racionais quanto elementos emocionais e afetivos

  • B.

    é uma visão na qual – o sentimento e o pensamento – não caminham juntos, estando desvinculados da história das sociedades, bem como do dia-a-dia das nossas vidas.

  • C.

    é exclusivo de uma determinada época e de uma única sociedade.

  • D.

    é encontrado somente nas sociedades e grupos dominantes.

  • E.

    é encontrado somente entre as minorias sociais ou étnicas.

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