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As relações de contato entre "índios" e "brancos" no Brasil sempre foram de oposição, gerando uma série de conflitos e de preconceitos. Em relação a esses contatos é correto afirmar que
os conflitos levam a dizimação de vários grupos indígenas
os conflitos permitiram a integração parcial entre índios e brancos.
os conflitos apenas ocasionaram a perda da língua e dos costumes tribais.
os conflitos possibilitaram a valorização do homem branco ante ao índio.
os conflitos ocasionaram a perda da língua e dos costumes do "brancos".
Os negros importados para o Brasil por meio do tráfico negreiro foram escravizados e depois libertados, sendo que essa liberdade não deu a eles as condições plenas de cidadania. Assim, é correto dizer:
Os negros foram absorvidos plenamente no mercado de trabalho;
Os negros libertos sofreram toda ordem de preconceitos levando-os ao chamado trauma da escravidão.
Os negros após a absolvição da escravatura foram trabalhar nas atividades industriais.
Os negros libertos passaram a trabalhar nas fazendas de café.
Os negros libertos tiveram acesso imediato à educação, saúde e trabalho.
A auto-identificação étnica é um dos critérios existentes para identificar grupos étnicos em interação. Dentro dessa perspectiva é correto afirmar:
Os traços culturais são fundamentais para a auto-identificação étnica.
Os aspectos biológicos são determinantes para a auto-identificação étnica.
Os graus de desenvolvimento econômico de um grupo de étnico são marcantes para a sua auto-identificação étnica
A auto-atribuição étnica e a atribuição pelos outros se conjugam no processo pelo qual se realiza a auto-identificação étnica.
A cultura própria de um grupo é o fator a ser usado para identificar um grupo étnico.
No Brasil há um racismo disfarçado, em que as manifestações de preconceito racial se expressam diferentemente, de acordo com
a cor da pessoa no gradiente de cores manifestadas pelas pessoas, junto ao censo demográfico do IBGE.
a moral, a religião e o nível educacional.
a posição social ocupada na sociedade, de acordo com o cargo ocupado pelo sujeito.
a situação social, de disputa ou não existente entre as partes envolvidas.
o esporte praticado, a preferência musical e literária.
Karl Marx faz uma análise da sociedade capitalista no seu funcionamento, na sua estrutura presente e no seu devenir necessário. A respeito do pensamento desse autor é correto afirmar:
Marx focaliza a contradição que lhe parece inerente à sociedade moderna, que ele denomina socialista.
Marx considera que a história humana não se caracteriza pela luta de classes.
O modo de produção da vida material domina em geral o desenvolvimento da vida social, política e intelectual.
Marx considera a alienação uma necessidade humana indispensável.
Marx critica a idéia de se ter a mercadoria como um produto do trabalho humano.
Karl Marx (1818-1823) afirmou que a estrutura de uma sociedade depende da forma como os homens organizam a produção social de bens. A produção social, segundo Marx, engloba dois fatores básicos: as forças produtivas e as relações de produção. Entende-se por forças produtivas:
condições materiais e históricas de toda produção, matéria–prima extraída da natureza, instrumentos de trabalho, ferramentas e máquinas utilizadas no processo de produção
condições naturais que ocorrem em cada sociedade, levando em consideração as transformações políticas econômicas ocorridas no interior da sociedade.
a mais valia gerada no processo de produção, na medida em que nela está presente a cooperação simples.
O processo de organização da manufatura, pois ela incorpora o trabalho humano abstrato
O processo resultante de alguns fatores necessários à produção da mercadoria.
A Ética protestante e o espírito do capitalismo é um dos trabalhos mais conhecidos e importantes de Max Weber. Nessa obra, o autor evidencia o papel do protestantismo na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. Weber estabelece algumas características da doutrina sobre o desenvolvimento do capitalismo. Essas características têm como base
os valores do protestantismo como: a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho atuando de maneira decisiva sobre os indivíduos para formação de uma nova mentalidade, um ethos propício ao capitalismo.
a motivação do protestante que, segundo Weber, é o lazer enquanto dever e vocação, como um fim absoluto em si mesmo.
vocação, indisciplina e o dever
os valores do catolicismo presentes nos indivíduos que revelam a tendência ao racionalismo econômico que predominará no capitalismo
a disciplina voltada para a construção de condutas de comportamento exteriores aos indivíduos.
A tarefa do cientista social, para Max Weber, é descobrir as conexões possíveis de sentido em relação ao aspecto da realidade social que lhe interessa investigar. É o indivíduo que, por meio dos valores sociais e de sua motivação, produz o sentido da ação social. Isso não significa que cada sujeito possa prever todas as conseqüências de determinada ação. Portanto o objeto de estudo da sociologia weberiana é a ação social. Assim, Weber estabelece quatro tipos de ação social:
ação coletiva, ação exterior, ação racional e ação individual.
ação tradicional, afetiva, racional com relação a valores e ação comercial.
ação tradicional, afetiva, racional com relação a valores e racional com relação a fins.
ação vocacional, ação coercitiva e tradicional.
ação relacionada à vontade, à burocracia, à vocação e à ação tradicional.
Émile Durkheim (1858-1857) considera os fatos sociais como objeto do estudo sociológico. Para ele, a sociedade é um conjunto de normas, ações, pensamentos e sentimentos que não existem apenas na consciência individual, mas são também construídos exteriormente, agindo sobre o indivíduo. São características dos fatos sociais:
a coerção, exterioridade e a generalidade.
prenoções, coisas e neutralidade.
coerção, solidariedade mecânica e neutralidade.
coerção, exterioridade e praticidade
singularidade, movimento e estática
A primeira corrente de pensamento sociológico propriamente dita foi o positivismo, sendo um dos seus representantes A Comte. O positivismo procurava resolver os conflitos sociais utilizando o argumento da harmonia natural entre os indivíduos. O princípio central do positivismo comteano é construir seu objeto, pautar seus métodos e elaborar seus conceitos
à luz das ciências naturais, procurando construir a objetividade científica, existente nas formas das ciências históricas.
à luz das ciências naturais, procurando construir a objetividade científica, existente nas formas das ciências naturais.
tendo como referência o conhecimento produzido nas sociedades primitivas.
sobre a ótica da sociedade de classes, com a contribuição das ciências naturais.
tendo como método o Historicismo.
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