Lista completa de Questões de Sociologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sociologia - Geral - - 0000
Há uma incompatibilidade de conteúdo entre o sentido do texto abaixo e uma das opções que seguem. Assinale-a.
"O trabalho pode existir segundo formas sociais diferentes. A análise de suas relações com a família revela a estreita imbricação das esferas do profissional e do doméstico. O movimento que se instaurou através do assalariamento conduziu a uma pulverização da forma família, o trabalho profissional se exteriorizando em relação a ela. Entretanto a relação de articulação entre os dois se manteve: a família participando ao mesmo tempo de uma atividade produtiva e do sustento doméstico para assegurar a reprodução do conjunto de seus membros. O trabalho profissional e o trabalho doméstico têm, entre si, relação de justaposição quando realizados juntos num só lugar. Entretanto, essas relações de imbricação persistem da mesma forma, quando eles são aparentemente dissociados." (De Coster e Pichault, 1994)A qualificação exigida no trabalho profissional feminino guarda estreita relação com aquelas qualidades exigidas no trabalho doméstico.
A transferência de qualificação "às vezes se opera no sentido inverso" do profissional ao doméstico; por exemplo, o exercício profissional de trabalho manual pelos homens torna-se atividade de reparos domésticos nas suas famílias.
A família é a unidade, a instância social que permite a regulação do trabalho entendido como o conjunto do profissional e do doméstico, sendo, portanto, o lugar da regulação do trabalho.
A ocorrência simultânea no mesmo espaço dos dois tipos de atividade profissional e doméstico conduz não só a dificuldade de separar claramente o que diz respeito a uma ou outra atividade, mas também a uma intensificação da produção doméstica.
A passagem do artesanato à manufatura exigiu novo perfil profissional dos trabalhadores. Nesse sentido o trabalho exigido na manufatura era qualitativamente incompatível com o trabalho doméstico.
Sociologia - Geral - - 0000
A partir do conteúdo do texto abaixo considerar a incoerência de uma das opções que dele se deduz.
O trabalho dos assalariados não é remunerado à medida de seu resultado. Os detentores dos meios de produção apropriam-se da mais-valia, então, concluiu Marx, existe exploração. Esta apropriação está no coração dos conflitos de classe. O princípio desta condição é que o trabalhador seja livre para vender seu trabalho a quem quiser. O que regula esta venda é o contrato de trabalho.O valor de troca do trabalhador é sempre inferior ao seu valor de uso. Isso oferece as bases para a existência da exploração capitalista.
Entre o trabalho livre e a exploração, nos termos de Marx, está sempre presente a dificuldade do trabalhador em barganhar seu valor real na assinatura do contrato de trabalho.
Pelo fato de o trabalhador livre ser destituído de todo meio de produção, ele se submete à condição de exploração quando vende a sua força de trabalho no mercado.
O trabalho livre oferece ao trabalhador elementos de barganha na assinatura do contrato de trabalho fazendo desaparecer a exploração no processo de trabalho.
Marx desmascara a armadilha da economia "vulgar", aquela que consiste em acreditar nas aparências do jogo da oferta e da demanda para analisar os fenômenos de troca no mercado.
Sociologia - Geral - - 0000
As opções abaixo dão seguimento coerente e lógico ao trecho citado, exceto uma delas. Aponte-a.
"Na interpretação de Max Weber acerca da doutrina calvinista em "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", publicado inicialmente em 1905, o conceito de trabalho no sentido ascese, operou uma ruptura com a tradição cristã que separava a vida espiritual do mercado. A recompensa pelo trabalho passou a ser entendida como sinal de cumprimento do dever espiritual e da escolha divina."
(Kumar, 1985)
Comportamentos individuais e de grupo voltados para uma vida dedicada ao trabalho são considerados absolutamente adequados à vida espiritual.
Na "Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" mostra-se que se criou um ethos novo que conduz, na modalidade de um imperativo moral, uma elite protestante a investir-se no trabalho e na indústria.
O fundamento da sociedade capitalista é caracterizado pela ética social e divina do dever.
Em virtude da doutrina protestante, o êxito no mundo terreno através de uma atividade profissional é, antes de tudo, um meio de glorificar a Deus.
Resta aos homens submeterem-se ao seu destino e no exercício do seu trabalho, gozar dos bens deste mundo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...