Questões de Sociologia

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Considere as principais mudanças na Constituição de 1988 em relação ao campo da proteção social.

I. Descentralização das ações, com maior responsabilidade dos municípios na formulação e implementação de políticas sociais.

II. Possibilidade do aumento do grau de participação da sociedade na formulação e implementação das ações, com a criação de conselhos locais e setoriais.

III. Garantia do pagamento da renda mínima a toda a população economicamente ativa que prove estar desempregada a mais de três meses.

IV. Centralização e administração de todas as verbas públicas na esfera federal para suprir as demandas sociais da população pobre.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III e IV.

A discussão sobre a integração do Serviço Social ao conhecimento científico, para o desenvolvimento de sua prática, propõe as seguintes etapas metodológicas:

  • A.

    estudo, diagnóstico e tratamento.

  • B.

    conscientização e mudança.

  • C.

    investigação diagnóstica e intervenção planejada.

  • D.

    planejamento e prática.

  • E.

    reflexão e ação.

Segundo Aldaiza Sposatti, o âmbito da Assistência Social tem como situação geradora a

  • A.

    solidariedade humana.

  • B.

    justiça social.

  • C.

    redistribuição de renda.

  • D.

    desigualdade social.

  • E.

    igualdade social.

O significado dos serviços sociais está estreitamente ligado à noção de

  • A.

    política de assistência e economia.

  • B.

    reprodução da força de trabalho.

  • C.

    encargos sociais e benefícios.

  • D.

    lucratividade capitalista.

  • E.

    direitos sociais e cidadania.

No interior da divisão social do trabalho, a base material para o assistente social desenvolver sua prática profissional é constituída pela

  • A.

    ministração de ações sociais.

  • B.

    fundamentação teórico-conceitual.

  • C.

    prestação e/ou administração de serviços sociais.

  • D.

    formação técnico-operativa.

  • E.

    análise das diretrizes de recursos humanos.

"Toda e qualquer prática social que partilha de um projeto de transformação social, conduzido pelo próprio povo e que envolve um agente profissional mediador – constituído pelo sistema capitalista, mas praticamente definido a partir do povo – cuja ação se traduz na assessoria a grupos e movimentos populares" denomina-se

  • A.

    Serviço Social de Comunidade.

  • B.

    Educação Popular.

  • C.

    Desenvolvimento de Comunidade.

  • D.

    Trabalho com Grupos.

  • E.

    Dinâmica de Grupo.

A ação assistencial do Estado brasileiro continua sendo direcionada a

  • A.

    acirrar as lutas das classes populares junto ao capital e às organizações mundiais.

  • B.

    compensar as perdas financeiras que os trabalhadores tiveram nos planos econômicos.

  • C.

    intervir nos problemas da sociedade civil visando a atingir os seus objetivos políticos e culturais.

  • D.

    assumir encargos sociais frente à sociedade civil como ação compensatória das desigualdades sociais.

  • E.

    promover a igualdade econômica, por meio da adoção de políticas de ampliação dos empregos.

As propostas que sugerem uma política de civilização, uma ética do futuro e do sujeito responsável, a pluralidade de pensamento, investem na esperança de um devir democrático e maturamente participativo. Esta formulação tem fundamentação na

  • A.

    ecologia humanista.

  • B.

    cultura neoliberal.

  • C.

    antropologia da resistência.

  • D.

    democracia humanista.

  • E.

    ética da solidariedade.

No plano da avaliação de programas ou políticas sociais, o que distingue a eficácia da eficiência é

  • A.

    a produção.

  • B.

    o tempo e o custo.

  • C.

    a consecução dos objetivos.

  • D.

    a avaliação do processo.

  • E.

    a relação custo/benefício.

Ao estudo de um mesmo objeto por diferentes disciplinas, sem que haja necessidade de integração entre elas, denominamos

  • A.

    interdisciplinaridade.

  • B.

    pluralidade.

  • C.

    disciplinaridade.

  • D.

    transdisciplinaridade.

  • E.

    multidisciplinaridade.

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