Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Karl Marx é um dos mais conhecidos pensadores do moderno capitalismo e suas interpretações sociológicas desse modelo econômico, ainda hoje, são consideradas referência. A respeito da relação entre salário, valor e lucro, assinale a opção correta.
O capitalismo vê o trabalho como mercadoria simples de pouco interesse econômico, na medida em que não agrega valor à produção.
Os teóricos da economia clássica consideram o trabalho humano um dos elementos do processo de desenvolvimento produtivo, mas não o mais importante.
Para Marx, o lucro do capitalismo se origina exclusivamente do aumento dos preços dos produtos.
Segundo Marx, a valorização da mercadoria se dá no processo produtivo, na medida em que o trabalho humano reconstrói as características da matéria-prima inerte.
A partir desse texto, assinale a opção correta a respeito das idéias de Marx.
O conceito de alienação da produção refere-se apenas à ocultação dos lucros obtidos a partir da exploração do trabalho assalariado.
A alienação filosófica acontece quando o Estado representa os interesses da burguesia hegemônica.
A democracia representativa é instrumento de alienação das classes trabalhadoras, na medida em que o Estado representa apenas os interesses das classes dominantes.
A recuperação da condição humana só poderá ocorrer por meio da transformação e evolução contínua do capitalismo.
A sociologia tende a enfocar uma visão de vários acontecimentos da vida social referentes à economia, política ou esfera simbólica e cultural. A respeito da sociologia, julgue os itens seguintes.
Segundo a teoria organizacional de Taylor, a administração científica enquadrou a diminuição do tempo de produção dos trabalhadores, considerando sua agilidade.
As alterações na produção e nas relações de trabalho têm demandado maior ênfase na escolarização e na formação profissional. Segundo os PCNs, cabe ao professor de sociologia
orientar seus alunos no sentido de compreender e avaliar o impacto desse conjunto de transformações na sua própria vida, pois mesmo que alguns ainda não façam parte da população economicamente ativa, certamente, cada um terá como avaliar tais repercussões no interior da sua própria família.
apresentá-las como elemento de reprodução das desigualdades sociais, uma vez que a instituição está a serviço da classe dominante e, portanto, os professores estarão a serviço dos detentores dos meios de produção.
abordar as raízes de todos os males sociais do nosso tempo, as quais se encontram numa fragilidade da moral contemporânea, pois esta se constitui como um dos elementos mais eficazes para neutralizar as crises econômicas e políticas.
discutir a existência de um mercado no qual proprietários individuais vendem suas mercadorias, criando condições para que se pense a sociedade apenas como o conjunto de interesses individuais dos agentes privados.
demonstrar o desenvolvimento do capitalismo e da produção em massa constituem-se em uma meta histórica tal como tinha sido a civilização européia e a mecanização no evolucionismo do século XIX.
Atenção: Para responder às questões de números 41 a 44 considere o fragmento do texto escrito pelo geógrafo Milton Santos.
O professor de sociologia estará trabalhando com os alunos do ensino médio este trecho do texto de autoria de Milton Santos. A questão central para esta aula seria: em que medida a sociologia pode contribuir para a reflexão do tema abordado pelo autor? Quais os aspectos a serem destacados na preparação desta aula?
I. Apresentar a importância de questionar permanentemente os fatos veiculados pelas instituições.
II. Discutir os princípios de cidadania que estão sendo construídos na sociedade globalizada.
III. Levar o aluno a compreender a totalidade do fenômeno em questão.
IV. Discutir o conjunto de relações sociais envolvido no processo, de forma que emerjam as contradições existentes na sociedade.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Considere a tabela abaixo.
Pela análise da tabela pode-se afirmar que no período compreendido entre 1989 e 2006: I. cresce o desemprego entre homens e jovens.
II. praticamente metade dos jovens com idade entre 10 e 24 anos está desempregada.
III. as mulheres obtiveram maior participação no mercado de trabalho.
IV. cresce o desemprego feminino e entre jovens de 18 a 24 anos.
É correto o que se afirma APENAS em
I e IV.
II e III.
II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
NÃO se aplica ao texto:
a precariedade toca todas as categorias sociais.
a precariedade tende a ser cada vez mais durável.
parte considerável da população é excluída do mercado de trabalho.
as desigualdades sociais colocam em questão as conquistas sociais e reforçam o individualismo.
o desemprego em massa não é o único responsável pela situação descrita.
NÃO se aplica ao depoimento:
Os integrantes da família são dotados de senso prático, que corresponde à antecipação do futuro (no estado atual).
As estratégias educativas dos pais direcionam-se para oferecer condições a que os filhos adquiram o capital escolar que é intransferível.
Os pais reconhecem a importância do capital escolar e que sua aquisição poderá acarretar melhoria nas condições de trabalho, na possibilidade de mobilidade social.
O capital escolar é o mais importante a ser adquirido pelos jovens.
O depoimento é ambígüo, expressa, ao mesmo tempo, sentimentos de rejeição e de distanciamento em relação à escolarização, e reconhece a desvalorização e inferiorização social.
Na defesa de políticas de cotas (para negros nas universidades e mulheres nos partidos políticos) há duas correntes em disputa: o multiculturalismo e o liberalismo. Refere-se ao liberalismo:
ações afirmativas são expressão da política da diferença, pois redimem a discriminação e a negação do acesso aos direitos.
a política de cotas defende a participação fundada na construção da identidade coletiva.
por meio da política de cotas se reconhece que os direitos fundados em regras constitucionais mistificam as desigualdades reais.
as cotas corroboram para o princípio de que o igual acesso não é tudo, se não há políticas públicas efetivas para a universalização de direitos.
as cotas não resolvem porque o essencial é democratizar o acesso às oportunidades.
Considere as afirmativas referentes aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), para a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Ensino Médio, formalizada em disciplinas escolares, entre elas a sociologia.
I. Os PCNs se apresentam como um conjunto de textos e indicações que podem ser desenvolvidos em atividades, projetos, programas de estudo ou no corpo de disciplinas já existentes.
II. Os conhecimentos de sociologia, formalizados em disciplina escolar, englobam conhecimentos de Antropologia, Política, Direito e Economia considerados fundamentais para o ensino médio.
III. Os conhecimentos de sociologia são indispensáveis à formação básica do cidadão, seja no que diz respeito aos principais conceitos e métodos com que operam, seja no que diz respeito a situações concretas do cotidiano social ou no reconhecimento dos direitos expressos em disposições legais.
IV. Os conhecimentos de sociologia, apresentados nos PCNs, reinterpretam os princípios propostos pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da Unesco, amparados no aprender a conhecer, no aprender a fazer, no aprender a conviver e no aprender a ser.
É correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...