Questões de Sociologia do ano 2007

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Segundo os PCNs, é importante discutir o tema da cidadania no ensino da sociologia, visando a compreensão pelo aluno:

  • A.

    da perspectiva que a vida em sociedade é possível e que a vida privada está de alguma maneira condicionada por decisões e escolhas que ocorrem fora do seu alcance.

  • B.

    que a escola é um espaço institucional disputado tanto pela classe dominante como pela classe trabalhadora.

  • C.

    o discurso ideológico se caracteriza por pretender anular a diferença entre o pensar, o dizer e o ser, criando uma lógica que obtenha uma imagem universalizada: a imagem da classe dominante.

  • D.

    de que negar a noção de política seria contrariar a lógica da cidadania, que supõe participação nos diversos espaços da sociedade.

  • E.

    dos juízos éticos de valor que são também normativos, ou seja, enunciam normas que determinam o dever ser de nossos sentimentos, nossos atos e nossos comportamentos.

São caracterizadas destas duas tendências, segundo Maria Cristina Castilho Costa:

I. A sociologia técnica se baseia em instrumentos de maior objetividade, limitando-se à sociometria, ou seja, uma descrição quantitativa de características populacionais.
II. A sociologia técnica aborda aspectos tanto quantitativos como qualitativos, prevalecendo o rigor técnico nas pesquisas.
III. A sociologia crítica não se limita às situações imediatas, mas, sobretudo, a processos históricos.
IV. A sociologia crítica analisa questões sociais, focalizando seus processos, suas relações e seus significados.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, II e IV.

Na obra A ideologia alemã, os autores refletem sobre as diversas fases da divisão do trabalho em uma nação, implicando em diferentes formas de propriedade. São elas:

  • A.

    propriedade feudal, baseada no conceito de propriedade privada; propriedade dos meios de produção, cindindo a sociedade entre burgueses e classe operária.

  • B.

    propriedade hereditária, firmada a partir das profissões e da linhagem; propriedade feudal, marcada pela reciprocidade entre o servo e o senhor feudal.

  • C.

    propriedade tribal, pressupondo grande quantidade de terras incultas; propriedade comunal e estatal, reunindo várias tribos para formar uma cidade; propriedade feudal, formada por pequenos camponeses servos da gleba.

  • D.

    propriedade tribal, contendo todas as necessidades materiais e sociais plenamente satisfeitas; propriedade patrimonial, baseada nas heranças e nos vínculos de poder historicamente construídos.

  • E.

    propriedade feudal, marcada pelos estamentos, via vassalagem; propriedade privada, submetida às relações de poder entre nobres e clero; propriedade pública, originada na constituição do Estado Moderno.

O anarquismo, corrente política que teve forte influência no movimento operário de São Paulo e Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do século 20, pode ser compreendido como uma

  • A.

    luta político-partidária, tendo o Estado como mero órgão de dominação.

  • B.

    forma de pensamento social que faz crítica radical à sociedade capitalista, à forma de exploração do trabalho humano.

  • C.

    organização dos operários no terreno da luta especificamente política.

  • D.

    sociedade dirigida pelos sindicatos, com amplos poderes aos trabalhadores.

  • E.

    dominação oligárquica que para sua sus-tentação precisava do apoio do operariado urbano.

O taylorismo, em uma leitura weberiana, pode ser compreendido como:

  • A.

    adoção de métodos que implicam na descrição pormenorizada da atividade de trabalho e uma imposição da idéia de rendimento máximo no menor tempo possível exprime a concepção de racionalização da conduta no capitalismo contemporâneo.

  • B.

    administração científica do trabalho que consistia em retirar do trabalhador todo o conhecimento e controle que pudesse ter sobre seu trabalho e em centralizar o conhecimento e o controle nas mãos da direção da empresa.

  • C.

    a racionalização da vida no capitalismo, implicando na predominância dos meios em detrimento dos fins almejados pela conduta humana.

  • D.

    um aspecto do processo de racionalização, pois o que importa é o gerenciamento mais eficaz dos fins, pois não existe um único meio de organizar a conduta em uma determinada atividade humana.

  • E.

    o processo dissonante entre a racionalização (adoção de condutas cada vez mais metódicas e eficientes em diferentes esferas da vida social) e o taylorismo (controle da administração das empresas sobre os trabalhadores).

Classe social para Marx pode ser compreendida como

  • A.

    a forma pela qual a propriedade é distribuída entre várias pessoas, que competem no mercado com a finalidade de troca.

  • B.

    tendo sua estrutura e situação de classe determinada pelo mercado.

  • C.

    um grupo de pessoas que se encontra na mesma situação no mercado ou na mesma situação de classe.

  • D.

    constituída por múltiplas determinações, em especial, pela posição que os indivíduos ocupam nos diferentes setores da produção social.

  • E.

    o estabelecimento de um conjunto de relações específicas, que pode ser buscado em qualquer sociedade, seja ela capitalista ou não.

A problemática da modernização compreendida como racionalização da atividade social (relação meios e fins), como autonomização do sujeito (escolhas racionais) e como diferenciação/especialização das diferentes atividades sociais, encontra-se em:

  • A.

    Max Weber.

  • B.

    Karl Marx.

  • C.

    Émile Durkheim.

  • D.

    Theodor Adorno.

  • E.

    Karl Mannheim.

Com base na concepção de Max Weber sobre o Estado, é correto afirmar:

  • A.

    A norma pode não ser obedecida, essa desobediência pode ser tolerada pelo Estado.

  • B.

    O Estado não pode "reconhecer" uma ordem jurídica à parte. O Estado detém o monopólio das normas jurídicas, qualquer que seja a sua natureza.

  • C.

    Tudo o que não é proibido é permitido, o indivíduo está sob permanente pressão de cometer, por ignorância, atos que são proibidos.

  • D.

    Somente o Estado detém o monopólio da violência, este monopólio é desafiado a todo o momento, tratando-se de uma situação crônica aceitável.

  • E.

    É possível não reconhecer a legitimidade do Estado, este pai não é obrigado a respeitar o monopólio da violência.

As noções apresentadas por Marx e Engels em A ideologia alemã para compreender a sociedade capitalista e a concepção de ideologia são: separação, determinação e inversão. Por inversão compreende-se:

  • A.

    distorção da realidade, concepção idealista na qual a realidade é invertida.

  • B.

    sistema de crenças ilusórias baseadas em critérios impossíveis de serem comprovados.

  • C.

    processo geral de produção de significados e idéias.

  • D.

    afirmação da divisão da vida humana em duas instâncias específicas: estrutura e super estrutura.

  • E.

    anulação das diferenças entre pensar, dizer e ser.

Segundo Durkheim, são três as características que distinguem os fatos sociais:

  • A.

    normalidade, moralidade e subordinação.

  • B.

    sanções, objetividade e singularidade.

  • C.

    independência, regras e moral.

  • D.

    coerção, exterioridade e generalidade.

  • E.

    evidências, sentido e compreensão.

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