Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca de estratificação social, julgue os itens a seguir.
I Estratificação é termo geral usado para descrever uma sociedade que distribui, de forma desigual, renda, poder, prestígio e outros recursos de valor.
II O nível de estratificação é determinado pelo quão desigual é a distribuição dos recursos sociais aos membros da sociedade.
III Segundo Karl Marx, a estratificação social resulta na luta de classes.
IV Segundo Max Weber, a estratificação social se apresenta em 3 dimensões distintas: as classes sociais, os partidos e os grupos de status.
A quantidade de itens certos é igual a
Quanto à estrutura social, assinale a opção correta.
O status social, que indica a posição social de um indivíduo, independe da estrutura da sociedade.
As expectativas normativas relativas a cada status social estão impregnadas de valores, crenças, estoques de conhecimento, linguagem e até mesmo de tecnologia.
Os papéis sociais desempenhados por um indivíduo não exercem efeitos restritivos sobre os papéis de outro membro da mesma sociedade.
Assinale a opção correta a respeito das instituições sociais e do processo de socialização.
A família é a mais importante instituição de socialização primária, pois é um grupo pequeno e seus membros mantêm contato face a face.
A influência da família no processo de socialização é efêmera, restringindo-se ainda mais ao longo da vida.
A família é um agente de socialização ideal para o aprendizado dos processos de interação social relacionados ao trabalho.
A influência da família na opção religiosa do indivíduo tende a crescer nos grandes centros urbanos.
A sociologia tende a enfocar uma visão de vários acontecimentos da vida social referentes à economia, política ou esfera simbólica e cultural. A respeito da sociologia, julgue os itens seguintes.
Vários temas diferenciam a nova economia da velha economia. Entre eles, destacam-se: conhecimento, globalização, digitalização, inovação e redes interligadas.
A teoria social constitui um conjunto explicativo totalizante, ontológico e organicamente vinculado ao pensamento filosófico acerca do ser social na sociedade burguesa e seu processo de constituição e reprodução. Cada teoria social é um método de abordar o real. Portanto, entendese por método a
redefinição de procedimentos e estratégias de ação, adequando-os às necessidades e às exigências institucionais, considerando o ser social como objeto de atendimento.
trajetória teórica cuja visão de mundo abrangente é fundamentada em dogmas de fé, possibilitando a compreensão do ser social.
sistematização da experiência prática no resultado de um contramovimento aos avanços da modernidade, tendo em vista ações restauradoras e preservadoras do ser social.
tecnificação da ação profissional, buscando padrões de eficiência, sofisticação de modelos de análise, diagnóstico e planejamento para o exercício das atividades institucionais.
trajetória teórica, o movimento teórico que se observa na explicação sobre o ser social e o posicionamento do sujeito que investiga face ao investigado.
No século XIX, século da afirmação e divulgação da cultura européia, o pensar europeu, efetivamente, se instituiu como modelo cultural e político a ser seguido pelas sociedades periféricas. Esse pensar preconizava as diversas teorias do desenvolvimento, cujo modelo deveria ser imitado para que as sociedades se desenvolvessem e atingissem o progresso que os europeus alardeavam. Entre esses pensares, um dos mais destacados era o de definir o atraso das sociedades como fruto da composição étnico-racial da sua população. Nesse sentido, haveria a necessidade de embranquecer a população das sociedades para que estas alcançassem o desenvolvimento. Tal fato marcou, decisiva e definitivamente, as sociedades periféricas; populações foram submetidas a esse modo de pensar, cujos frutos, no Brasil, podem-se exemplificar na escravidão de indivíduos negros
A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
As políticas de cotas nas universidades públicas brasileiras são pensadas como uma resposta compensatória às conseqüências da adoção das teorias raciais vigentes no século XIX.
Políticas públicas de distribuição de renda não atingem, em sua maioria, as populações excluídas do desenvolvimento social com base nas teorias raciais do século XIX.
As políticas compensatórias terão êxito somente se forem voltadas para as populações cujo perfil se coadune com o padrão europeu.
As políticas públicas não têm sido pensadas para as populações com base no seu perfil étnico, mas de acordo com as conjunturas políticas do momento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...