Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto ao etnocentrismo, julgue os itens a seguir.
pertencem a outro grupo, p aoqduee lseesr qeunec osnãotr addifoe rmeenstemso, p doernqturoe de uma mesma sociedadeAinda acerca do conceito e papel da cultura, assinale a opção correta.
A cultura é apenas um ornamento da espécie humana.
A cultura se contrapõe ao inatismo biológico, cuja capacidade de resposta diante de novas situações é sempre mais plástica e mutável.
A concepção mais recente de cultura entende o homem como animal completo, mas com grande habilidade para o aprendizado.
A importância da cultura como elemento de formação do homem é corroborada pela descoberta de que a maior parte das mudanças biológicas que produziram o homem moderno, a partir de seus progenitores mais imediatos, ocorreu no sistema nervoso central, e especialmente no cérebro.
A partir do texto acima e acerca do conceito de cultura, assinale a opção correta.
O conceito de cultura é limitado à arte, à musica e às práticas sociais dos grupos hegemônicos.
Todos os padrões de comportamento humano têm origem em mecanismos genéticos, cabendo à cultura apenas a modelagem de acordo com os interesses da sociedade.
A percepção da cultura como mecanismo de controle inicia-se com a pressuposição de que o pensamento humano é tanto social como público — que seu ambiente natural é o pátio familiar, o mercado e a praça da cidade.
A existência e a importância de subculturas locais não constituem objeto de estudo relevante da sociologia contemporânea.
Acerca do conceito e significado da expressão classe social, assinale a opção correta.
Existe consenso entre os sociólogos quanto ao número de classes sociais: apenas as três apontadas por Karl Marx.
A classe social pode ser entendida como a posição que a pessoa ocupa na estrutura de classes, que depende somente de critérios econômicos.
A classe social sempre traz consigo a noção de prestígio, independentemente da origem do indivíduo.
As expectativas de papel social independem da classe a que pertence o indivíduo.
Acerca da dimensão ética e da responsabilidade dos pesquisadores, assinale a opção correta.
A Os pesquisadores em ciências sociais, assim como os pesquisadores em ciências da natureza, podem controlar inteiramente o que resultará de suas pesquisas.
O pesquisador não é influenciado pela sociedade nem por seus próprios interesses na prática de seu ofício.
As pessoas que ocupam posições de poder na sociedade conscientizam-se, cada vez mais, da influência das ciências humanas e do proveito que delas se pode obter, razão pela qual o pesquisador não pode ser responsabilizado pelo que resultará de suas pesquisas.
Nos Estados Unidos da América, o projeto Camelot oferecia subvenções para pesquisadores interessados em estudar os riscos da revolução social em um país (não identificado) e os meios pelos quais um governo poderia prevê-los.
Acerca das relações entre cultura e sociedade, de acordo com R. Boudon & F. Bourricaud, assinale a opção correta.
Os valores e atitudes interiorizados pelos indivíduos devem ser considerados mais como parâmetros do que como determinantes da ação
Em sociedades complexas, admite-se a noção de valores comuns administrados a todos por meio da socialização.
A taxa de natalidade é, em si mesma, um dado cultural.
Na sociedade moderna, a observação mostra que a magia é incompatível com a técnica, que a industrialização é incompatível com a persistência de estruturas familiares características das sociedades rurais.
Assinale a opção correta no que se refere à análise sobre teoria das organizações segundo Norberto Bobbio.
A teoria clássica das organizações realça a função essencial da psicologia, da psicologia social e da sociologia no estudo das organizações.
A teoria clássica das organizações tende a rejeitar os esquemas estruturais, mecanicistas e racionalistas na descrição das organizações.
Para Parsons, as organizações constituem sistemas sociais que funcionam no contexto mais amplo e abrangente da sociedade global, com a qual mantêm estreitas relações de interdependência.
E. Mayo, ao conceber o participante da organização em termos rigorosamente individualistas e hedonistas, ignora a influência do grupo e suas exigências emocionais e psicológicas.
Acerca da análise sobre liderança, segundo Norberto Bobbio, assinale a opção correta.
O poder do líder se legitima independentemente de sua correspondência às expectativas do grupo.
A posição de poder do líder permite-lhe influenciar todas as decisões estratégicas do grupo.
A personalidade do líder não constitui fator de importância relevante para o exercício do poder.
Atualmente, considera-se inquestionável a concepção de liderança como relação unilinear.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.
No grupo, predomina a instabilidade e a insegurança, visto que haverá a sua dissolução se um de seus membros resolver deixar de fazer parte dele.
Uma díade pode ter coalizões (alianças).
As díades, que são, em geral, mais intensas e menos impessoais que os grupos, apresentam, também, maior envolvimento emocional.
No grupo, o indivíduo não precisa agir contra a sua vontade, por isso tem o poder de vetar uma ação do coletivo, ainda que sua posição seja minoritária.
Acerca do conceito de controle social, assinale a opção correta.
Na sociedade, as coordenadas básicas nas quais os indivíduos se movem e tomam decisões são traçadas por eles próprios.
A localização na sociedade está longe de supor uma definição de regras a que se deve obedecer.
Todo grupo que vise a permanecer no tempo deve, para evitar que se desfaça em pouco tempo, criar seus mecanismos de controle.
O grupo familiar está livre dos controles sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...