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A realidade social revela um padrão (ou estrutura) que dá a cada um de nós um sentido para o lugar ao qual pertencemos, o que se espera que façamos, e como devemos pensar e sentir. Embora a realidade social não tenha a organização de uma colméia, ela não deixa de ser organizada. Se ela não fosse organizada, não saberíamos como agir e, constantemente, ficaríamos incertos quanto às prováveis reações dos outros. Sem estrutura, o mundo social é o caos. Evidentemente, com estrutura demais, ele se torna restrito, chato e opressivo, e, às vezes, acaba por eliminar o papel do sujeito. Desde que os homens deixaram a caça e a colheita como modo de subsistência, eles nunca mais alcançaram o mesmo equilíbrio entre a liberdade e a autonomia, por um lado, e a ordem e a estabilidade, por outro. A vida social é um constante cabo-deguerra entre o nosso desejo de ser livres e a nossa necessidade de ser parte da estrutura social.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
O comportamento esperado de uma pessoa que ocupa um certo status denomina-se rede de status.
A realidade social revela um padrão (ou estrutura) que dá a cada um de nós um sentido para o lugar ao qual pertencemos, o que se espera que façamos, e como devemos pensar e sentir. Embora a realidade social não tenha a organização de uma colméia, ela não deixa de ser organizada. Se ela não fosse organizada, não saberíamos como agir e, constantemente, ficaríamos incertos quanto às prováveis reações dos outros. Sem estrutura, o mundo social é o caos. Evidentemente, com estrutura demais, ele se torna restrito, chato e opressivo, e, às vezes, acaba por eliminar o papel do sujeito. Desde que os homens deixaram a caça e a colheita como modo de subsistência, eles nunca mais alcançaram o mesmo equilíbrio entre a liberdade e a autonomia, por um lado, e a ordem e a estabilidade, por outro. A vida social é um constante cabo-deguerra entre o nosso desejo de ser livres e a nossa necessidade de ser parte da estrutura social.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
Conhecendo seu status, os indivíduos sabem onde estão localizados e o que a sociedade espera deles.
Os sociólogos da escola durkheimiana são os primeiros que procuraram dar à palavra instituição um sentido preciso. Instituições como a família e a propriedade, durante muito tempo, foram estudadas pelos etnólogos de uma perspectiva historicista e comparativa um pouco ingênua. Os durkheimianos empenharam-se em delimitá-la e elaborar-lhe a noção.
Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.
A linguagem constitui um instrumento social fundamental, porque qualquer instituição, sejam quais forem suas características e finalidades, funda-se nos padrões de controle subjacentes da linguagem.
O termo carisma foi popularizado por Max Weber, que primeiro o empregou com o sentido relativamente técnico que os historiadores das religiões lhe atribuem. O carisma é o encontro ou a graça que acompanha certas personagens sobre as quais recaíram o olhar e a escolha de Deus. Tais personagens são investidos de um poder, evidentemente de forma muito diversa da do poder de que se reveste o burocrata racional-legal ou o monarca tradicional, designado por primogenitura.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
O carisma aparece freqüentemente associado a manifestações de entusiasmo e a cenas de transe, demonstrando constituir-se em habilidade resultante de sugestão.
O termo carisma foi popularizado por Max Weber, que primeiro o empregou com o sentido relativamente técnico que os historiadores das religiões lhe atribuem. O carisma é o encontro ou a graça que acompanha certas personagens sobre as quais recaíram o olhar e a escolha de Deus. Tais personagens são investidos de um poder, evidentemente de forma muito diversa da do poder de que se reveste o burocrata racional-legal ou o monarca tradicional, designado por primogenitura.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
O líder carismático busca legitimar-se opondo-se à tradição ou, pelos menos, a certa tradição.
O termo carisma foi popularizado por Max Weber, que primeiro o empregou com o sentido relativamente técnico que os historiadores das religiões lhe atribuem. O carisma é o encontro ou a graça que acompanha certas personagens sobre as quais recaíram o olhar e a escolha de Deus. Tais personagens são investidos de um poder, evidentemente de forma muito diversa da do poder de que se reveste o burocrata racional-legal ou o monarca tradicional, designado por primogenitura.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
A relação do líder carismático com seus fiéis difere da que une o líder democrático e seus eleitores.
O termo carisma foi popularizado por Max Weber, que primeiro o empregou com o sentido relativamente técnico que os historiadores das religiões lhe atribuem. O carisma é o encontro ou a graça que acompanha certas personagens sobre as quais recaíram o olhar e a escolha de Deus. Tais personagens são investidos de um poder, evidentemente de forma muito diversa da do poder de que se reveste o burocrata racional-legal ou o monarca tradicional, designado por primogenitura.
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O carisma pode ser corretamente definido como uma relação de poder fortemente simétrica, entre um guia inspirado e uma corte de seguidores.
O termo carisma foi popularizado por Max Weber, que primeiro o empregou com o sentido relativamente técnico que os historiadores das religiões lhe atribuem. O carisma é o encontro ou a graça que acompanha certas personagens sobre as quais recaíram o olhar e a escolha de Deus. Tais personagens são investidos de um poder, evidentemente de forma muito diversa da do poder de que se reveste o burocrata racional-legal ou o monarca tradicional, designado por primogenitura.
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Na linguagem sociológica, os termos carisma, contágio emocional e popularidade são sinônimos.
Sociologia - Conceitos sociológicos - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Em seu discurso silencioso, o neoliberalismo difunde os (as)
Sociologia - Conceitos sociológicos - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
A escola, quando considerada como um dos aparelhos Ideológicos do Estado, é responsável pelo pela)
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