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Para Barbara Freitag, os sociólogos franceses Passeron e Bourdieu divergem fundamentalmente da abordagem de Durkheim, Dewey e outros. Acerca da concepção de educação de Bourdieu e Passeron, assinale a opção correta.
Bourdieu e Passeron partem da análise crítica da sociedade capitalista francesa do século XIX e a vêem baseada na luta de classes e na justa apropriação dos meios de produção pelos trabalhadores.
O sistema educacional é a instituição que reproduz a cultura e a estrutura de classes do capitalismo.
As funções reprodutoras do sistema educacional são desvinculadas entre si, pois, de um lado, se reproduz a cultura hegemônica, mecanismo de libertação, e, de outro, se reproduz a estrutura de classes, mecanismo de dominação social.
Assim como Durkheim e Dewey, também Bourdieu e Passeron reduzem o papel da escola a mera reprodutora da cultura capitalista.
Entre os autores discutidos por Barbara Freitag, está o norteamericano John Dewey, que exige que não se separe a educação da vida. Segundo Dewey, "educação não é preparação, nem conformidade. Educação é vida, é viver, é desenvolver-se, é crescer." Acerca da concepção de Dewey sobre a escola e a educação, assinale a opção correta.
O ato educacional consiste em oferecer aos indivíduos subsídios para reorganização de suas experiências sociais, de maneira informal e assistemática.
O meio em que se dá o processo educacional deve ser organizado e estruturado para oferecer aos indivíduos uma seqüência adequada de experiências que possam ser avaliadas e alargadas de maneira assistemática.
Para Dewey a educação não é apenas mecanismo de perpetuação das estruturas sociais anteriores, mas um mecanismo de implantação das estruturas sociais democráticas, caracterizadas pela imperfeição.
O modelo de educação proposto por Dewey pressupõe que os indivíduos tenham chances iguais e as diferenças de situação sejam vistas como injustas, pois são frutos da democracia capitalista.
Acerca do conceito durkheimiano de educação e de suas implicações sociais, assinale a opção correta.
O processo educacional é mediatizado unicamente pela família.
As gerações mais velhas encarregam-se de assimilar e internalizar os conteúdos produzidos pelas gerações mais velhas.
O processo educacional tem apenas o caráter formal evidenciado pela presença de instituições de socialização, como escolas, igrejas e partidos políticos.
Mediante as instituições formais de educação — escolas e universidades —, as gerações adultas suscitam nas crianças um certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade em seu conjunto.
Ao construir o quadro teórico de sua obra Escola, Estado e Sociedade, Barbara Freitag afirma existir concordância entre quase todos os autores no que diz respeito aos pontos fundamentais do conceito de educação. Acerca dos pontos de concordância arrolados por essa autora, julgue os itens que se seguem.
I A educação sempre expressa uma doutrina pedagógica, que, implícita ou explicitamente, se baseia em uma filosofia de vida, concepção de homem e sociedade.
II A educação é um processo de desenvolvimento de aptidões, de atitudes e de outras formas de conduta exigidas pela sociedade, um processo globalizado que visa à formação integral da pessoa, para o atendimento às necessidades e às aspirações de natureza pessoal e social.
III Em uma realidade educacional concreta, o processo educacional se dá por meio de instituições específicas — família, igreja, escola, comunidade — que se tornam portavozes de determinada doutrina pedagógica.
Assinale a opção correta.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
O fato social é, para Durkheim, o elemento mais importante da sociologia, o seu objeto de estudo, por assim dizer. A partir do conceito de fato social, julgue os itens seguintes.
I Os critérios básicos para a definição do fato social incluem a exterioridade, a coercitividade e a independência das manifestações individuais.
II A educação é um fato social que se impõe coercitivamente aos indivíduos, integrando-os e solidarizando-os com a sociedade em que vivem.
III Os fatos sociais devem ser tratados como coisas, e sua natureza pode ser modificada pela vontade do pesquisador.
Assinale a opção correta.
Pierre Lévy, em uma perspectiva bastante otimista, especula em torno da possibilidade da criação, em função das novas tecnologias e, principalmente, do ciberespaço, de uma nova forma de espaço antropológico. Segundo ele, o mundo passou por três tipos de organizações, que são:
terra, territórios e espaço das mercadorias.
ciberespaço, terra e ar.
territórios, ciberespaço e marítima.
espaço aéreo, ciberespaço e global.
Acerca das relações da sociologia com as outras ciências, assinale a opção correta.
Max Weber rejeita, explicitamente, em sua obra, a intersecção entre as perspectivas sociológica, histórica e econômica.
Karl Max negava a possibilidade de se analisarem as relações sociais entre os homens em todos os níveis de ação, quer econômico, político ou ideológico.
A sociologia teve um papel menor no processo de formação de um padrão de explicação típico da investigação científicosocial.
Durante o século XIX, a economia foi dominada por um paradigma individualista que a impediu de assumir-se como ciência social e dialogar produtivamente com as restantes, situação só alterada com a mudança keynesiana para a macroeconomia e com a integração universitária do marxismo.
Acerca do pensamento de Gilberto Freyre, assinale a opção correta.
Segundo Freyre, as relações entre brancos e negros, no Brasil, foram fundamentalmente violentas e brutais.
De acordo com Gilberto Freyre, a estrutura social, no Brasil, marcada pelo paternalismo, ainda que tenha evoluído para certo aristocracismo político, permitiu a democratização das relações raciais.
Na concepção desse sociólogo, o negro foi um elemento constituinte na formação da civilização brasileira, mas, não, um elemento decisivo.
Gilberto Freyre comprova em sua obra que, no Brasil, existe racismo: a discriminação e o preconceito raciais existentes são de caráter coletivo.
Acerca da construção do conhecimento nas ciências sociais, assinale a opção correta.
No ponto de partida da pesquisa identifica-se o problema a ser resolvido e uma explicação racional da situação a ser compreendida: a hipótese.
A pesquisa do tipo fundamental visa resolver um problema prático.
As conclusões da pesquisa em ciências humanas são consideradas absolutas.
Os dados que permitem verificar as hipóteses da pesquisa designam algo certo e evidente.
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
Na concepção estrutural e dinâmica das classes sociais, desenvolvida por Marx e Engels, o conceito de classe social é absorvido inteiramente pelo de estratificação.
Na teoria marxista, o conceito de classe social é formulado independentemente da evolução e do desenvolvimento da sociedade.
De acordo com a posição marxista, o nível das rendas e o estilo de vida não constituem os critérios principais para a caracterização das classes sociais, mas critérios secundários que vigoram em casos particulares.
De acordo com o marxismo, há, na sociedade, estratificações que não se assentam nas relações de classe como, por exemplo, as categorias ocupacionais de prestígio, ou certas hierarquias estabelecidas com base em critérios raciais ou étnicos.
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