Questões de Sociologia do ano 2008

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Considerando o tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Todas as teorias funcionalistas examinam o universo social como um sistema de partes interligadas, que são analisadas em termos de suas conseqüências ou funções para o sistema maior.

  • B.

    Autores como Karl Marx e Max Weber incluem-se entre as origens intelectuais da teoria funcionalista.

  • C.

    Para os funcionalistas, a explicação da realidade social deve emanar da investigação meticulosa do micromundo dos indivíduos, que mutuamente interpretam os gestos, que constroem as imagens de si próprios e definem as situações segundo certos princípios.

  • D.

    Para os funcionalistas, a sociedade se caracteriza por tensões e contradições.

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.

  • A.

    Os pioneiros e fundadores da sociologia, preocupados com atividades intelectuais socialmente diferenciadas, pouco participaram das grandes correntes de opinião dominantes na época, seja do ponto de vista da propagação das idéias, seja do da ação social.

  • B.

    No plano puramente intelectual, a secularização dos modos de conceber e de explicar o mundo, relacionada com transformações radicais da mentalidade média, estabiliza as percepções sociais sancionadas pela tradição, pela religião e pela metafísica.

  • C.

    No contexto da revolução social, os padrões de apreciação axiológica permaneceram sob a influência da tradição ou de concepções providencialistas.

  • D.

    Conservadores, reformistas ou revolucionários, os pioneiros ou fundadores da sociologia aspiravam fazer do conhecimento sociológico um instrumento da ação, visando a modificar a sociedade em que viviam.

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos da sociologia.

Weber procurou compreender a essência do capitalismo. As instituições capitalismo, como a grande empresa, constituíam, para ele, uma clara demonstração de organização racional que desenvolvia suas atividades dentro de um padrão de precisão e eficiência. E, assim como Marx, Weber considerava o capitalismo como um sistema injusto, irracional e anárquico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos da sociologia.

A intenção de conferir à sociologia uma reputação científica encontra na figura de Max Weber um marco de referência. Seus esforços teóricos buscam estabelecer uma clara distinção entre o conhecimento científico, fruto de cuidadosa investigação e os julgamentos de valor sobre a realidade. Entretanto, enfatizava que o cientista tinha completa liberdade, a partir de sua profissão, de possuir preferências políticas e ideológicas. Desse modo, Weber assegurava estar ao alcance da sociologia a possibilidade de fixar fins no âmbito da vida coletiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos da sociologia.

Se forem usadas todas as medidas que Durkheim propõe no livro Regras do Método Sociológico, mais especificamente, no que diz respeito a distinção entre o normal e o patológico, serão vistas, na sociedade, duas séries de fenômenos: os que são como deveriam ser e os que deveriam ser diferentes do que são. No entanto, mesmo atingindo esses fenômenos a ciência, na concepção durkheimiana, é destituída de eficácia prática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos da sociologia.

Na passagem de uma sociedade de tipo tradicional para moderna, há um incremento da diferenciação social que Weber compara a certos princípios biológicos. Ao fazer essa comparação, o que ele visa é analisar o desenvolvimento da divisão do trabalho relacionando-o com a ordem moral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos às contribuições dos clássicos da sociologia.

O que marca a contribuição de Durkheim para a sociologia é o reconhecimento de que símbolos culturais — valores, crenças, dogmas religiosos, ideologias etc. — são uma base importante para a integração da sociedade. Diferentemente dos funcionalistas, não acreditava que as leis da organização pudessem ser descobertas, bem como descartou de toda a sua teorização a importância de se descobrir as causas e funções dos símbolos para a integração da sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das relações entre Estado, sociedade e educação, julgue os itens subseqüentes.

É correto afirmar que as preocupações educacionais não acompanham toda a trajetória de Florestan Fernandes, pois, segundo esse autor, o sistema de ensino brasileiro, apesar de algumas dificuldades, já suprira as necessidades educacionais das classes trabalhadoras no sentido de oferecer uma formação de qualidade e acessível em todos os níveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das relações entre Estado, sociedade e educação, julgue os itens subseqüentes.

Para Durkheim, a sociedade, considerada em momento determinado de seu desenvolvimento, não possui um sistema de educação que se impunha aos indivíduos de modo geralmente irresistível. Assim, não haveria em cada sociedade um tipo regulador de educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes acerca do pensamento sociológico — especificamente, sociologia compreensiva e marxismo.

O pensamento de Marx é uma interpretação do caráter contraditório ou antagônico da sociedade capitalista. Seus estudos podem ser considerados como um esforço destinado a demonstrar que não era o crescimento dos meios de produção que contribuíram para a pauperização e proletarização do nível de vida dos trabalhadores.

  • C. Certo
  • E. Errado
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