Questões de Sociologia do ano 2010

Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com o texto apresentado acima, no século XVI, o teatro

  • A.

    divulgou o extermínio como padrão colonizador português.

  • B.

    estabeleceu relações de caráter político insofismavelmente feudal.

  • C.

    tinha como função principal o entretenimento religioso.

  • D.

    foi um recurso para a educação e catequese da população indígena.

Considerando-se o texto acima apresentado, é correto afirmar que os filmes produzidos no contexto do movimento denominado cinema novo

  • A.

    seguiram a tradição de produção de filmes de alto orçamento estabelecida pela Vera Cruz.

  • B.

    voltavam-se à realidade brasileira, utilizando uma linguagem ajustada à situação social da época.

  • C.

    apresentavam temas relacionados à situação privilegiada da elite econômica e política do Brasil.

  • D.

    eram ambientados em estúdios, raramente utilizavam-se cenários naturais, o que elevava os custos de produção, comparados aos de outras produções na época.

Considerando-se o texto acima, é correto afirmar que

  • A.

    a manutenção dos conceitos e da metodologia da livre expressão é a melhor maneira de ensinar os conteúdos da disciplina de Arte.

  • B.

    a comunicação unidirecional, do professor para o estudante, possibilita novas formas de percepção artística e de produção de conhecimentos.

  • C.

    o aprendizado, com o aparecimento de novos meios de comunicação, acontece, agora, em campos diversificados, sendo cada vez mais possível obter informações e conhecimentos por meio de mecanismos até então associados ao espaço escolar.

  • D.

    a escola é, ainda, o lugar mais adequado para aprender conteúdos, apesar das mudanças nas formas de ver, perceber, apreender, compreender, sentir e processar o mundo promovidas pelos novos meios de comunicação.

Entre as principais características da arte barroca soteropolitana, inclui-se a representação

  • A.

    da natureza.

  • B.

    política.

  • C.

    religiosa.

  • D.

    de religião.

Considerando-se a dimensão estética da figura acima apresentada, é correto afirmar que

  • A.

    conhecimentos com dimensão estética e poética, tão importantes quanto os conhecimentos científicos, são construídos por meio das linguagens artísticas.

  • B.

    as linguagens artísticas restringem-se às artes visuais.

  • C.

    as linguagens artísticas assim como as científicas provocam os sentimentos, as emoções e os desejos de que os seres humanos se comprazem e padecem.

  • D.

    as linguagens artísticas inibem a contextualização da arte como fato histórico.

Acerca da relação entre arte e processo de construção da cidadania, assinale a opção correta.

  • A.

    A arte voltada para o desenvolvimento da cidadania deve servir, antes de tudo, para fazer os alunos refletirem sobre a convivência e sobre o exercício da convivência democrática na escola.

  • B.

    Na educação infantil, as atividades artísticas são dispensáveis ao desenvolvimento da criança, uma vez que, do ponto de vista psicológico favorecem a personalidade auto-centrada, cujo comportamento é inadequado à vida em sociedade.

  • C.

    A principal função da arte na construção da cidadania consiste em formar pessoas moral e politicamente ativas, conscientes de seus direitos e de suas obrigações em defesa dos direitos humanos e do meio ambiente.

  • D.

    As atividades artísticas que visam propiciar a construção da autonomia pelas crianças, por meio da abordagem de valores morais, atitudes de respeito, ajuda mútua, companheirismo, união e partilha, contribuem para a formação do cidadão.

Tendo como referência o texto acima, é correto afirmar que a tendência contemporânea da arte/educação tem como base a

  • A.

    ação não planejada dos educadores, uma vez que as atividades são desenvolvidas objetivando o cumprimento de formalidades e o preenchimento dos horários de aula.

  • B.

    função ideológica da educação, que é conferir ao currículo escolar um caráter humanista.

  • C.

    luta política e conceitual dos arte/educadores brasileiros, que justificam a presença da arte na educação valendo-se do paradigma da cognição.

  • D.

    concepção de ensino da arte exclusivamente como fazer artístico, cuja maior contribuição é conferir lugar de destaque para a arte na educação escolar.

Com base no fragmento de texto acima e nos múltiplos aspectos por ele suscitados, é correto afirmar que, de acordo com as novas concepções de arte-educação, o objetivo central dessa área é

  • A.

    desenvolver a sensibilidade dos alunos por meio da arte, sendo secundários o ensino e a aprendizagem da arte.

  • B.

    transformar todos os alunos em artistas, apoiando-se no slogan modernista de que todos são artistas.

  • C.

    desenvolver a expressão individual do aluno.

  • D.

    estabelecer relação entre produção artística e apreciação, bem como entre cultura e história.

Embasado nos pressupostos teóricos do texto, assinale a opção correta.

  • A. Constata-se, em todo o mundo, que o aumento das formas de emprego inseguras e precárias é maior entre as mulheres que entre os homens.
  • B. O contexto cultural e a importância do trabalho informal na Europa e na América do Sul podem ser considerados semelhantes.
  • C. As formas de flexibilização do trabalho, no contexto da desregulação das relações laborais, aumentam o poder negociador dos sindicatos.
  • D. No Brasil, o trabalho assalariado estável e formal constitui a experiência histórica da maioria da população.
  • E. Na conjuntura do mercado mundial, o crescimento econômico atualiza a ideia do pleno emprego e a consigna em empregos permanentes.

Baseado nos pressupostos teóricos, assinale a opção incorreta.

  • A. Ainda que presenciando uma redução quantitativa (com repercussões qualitativas) no mundo produtivo, o trabalho abstrato cumpre papel decisivo na criação de valores de troca.
  • B. Os produtos criados pela Toyota, Benetton ou Volvo, por exemplo, constituem mercadorias, que resultam da interação entre capital variável e capital constante.
  • C. Em termos marxianos, a crise do trabalho abstrato somente poderá ser entendida como a redução do trabalho vivo e a ampliação do trabalho morto.
  • D. Considerando a crise da sociedade do trabalho, as condições de vida emancipada e digna do homem já não devem resultar, diretamente, de uma reviravolta nas condições de trabalho.
  • E. A superação da sociedade do trabalho abstrato requer, como condição, o reconhecimento do papel central do trabalho assalariado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...