Questões de Sociologia do ano 2010

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No que se refere ao racismo no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    Após os golpes de estado de 1964 e 1968, o mito da democracia racial continua a servir como ideal ou inspiração na sociedade brasileira.

  • B.

    A formulação de Gilberto Freire sobre o país constituir uma democracia social foi, historicamente, rejeitada no Brasil.

  • C.

    Para Florestan Fernandes, o racismo mascarado desempenhou importante papel na manutenção das desigualdades na sociedade brasileira.

  • D.

    A existência de mobilidade social e de abertura racial significa ausência de preconceitos e de discriminação, conforme Florestan Fernandes.

  • E.

    O racismo brasileiro deve ser lido como reação à igualdade legal entre cidadãos formais e informais que se instalou com o fim da escravidão.

Com relação à flexibilidade nas organizações produtivas, assinale a opção correta.

  • A.

    O objetivo da flexibilidade é o de contribuir para aumentar o nível de emprego.

  • B.

    A noção de flexibilidade se refere, especificamente, às mudanças ocorridas nos contratos de trabalho.

  • C.

    A flexibilidade é um termo neutro ou mesmo positivo, que se refere à adaptação e à organização do tempo de trabalho.

  • D.

    A ruptura do espaço de trabalho com o trabalho em domicílio, o teletrabalho, entre outros, concorre para o desenvolvimento da produção flexível.

  • E.

    O modelo de especialização flexível, estudado por Michael Piore e Charles Sabel, se funda no máximo de rigidez das organizações, empregos e trabalhos.

Acerca de etnicidade e nação, assinale a opção correta.

  • A.

    As teóricas feministas rejeitam as dimensões de etnicidade e nação na desconstrução da homogeneidade da categoria mulheres.

  • B.

    O conceito de etnicidade na contemporaneidade diz respeito a uma característica que, como a idade, o sexo e a religião, modifica todo o sistema social e, ao mesmo tempo, é modificada por este.

  • C.

    A abordagem essencialista da nação, como existência determinante de raízes e origens, é consagrada nos trabalhos científicos mais recentes que abordam o assunto.

  • D.

    As novas concepções modernistas e construtivistas, fundamentadas nos fatores integrativos do Estado moderno que engendram a nação, são consagradas nos estudos mais recentes.

  • E.

    A nação, como categoria cognitiva e sociopolítica, diz respeito a abordagens que enfatizam o contexto relacional na compreensão da questão.

No que se refere à cidadania, assinale a opção correta.

  • A.

    O primeiro a rejeitar a admissão das mulheres ao direito à cidade, no momento da Revolução Francesa, foi Condorcet.

  • B.

    A tradição do civismo republicano sublinha os direitos civis e políticos, isto é, direitos e liberdades que o indivíduo possui, em face de intervenção do Estado, e que garantem sua autonomia.

  • C.

    A cidadania é identidade, ou seja, o sentimento de pertencer a uma comunidade política definida pela nacionalidade ou por determinado território.

  • D.

    A cidadania, desde a década de 80 do século passado, foi considerada por sociólogos e politólogos sob o ângulo das relações sociais de sexo.

  • E.

    A questão da cidadania foi tema tradicional de pesquisa do movimento feminista.

Acerca das migrações e da perspectiva sociológica, assinale a opção correta.

  • A.

    Os processos de aculturação na situação migratória não afetam a relação de dominação entre os homens e as mulheres.

  • B.

    A migração constitui um estado, isto é, uma característica permanente em alguns dos grupos humanos.

  • C.

    Os sociólogos da Escola de Chicago estudaram as migrações analisando diversos problemas, entre eles, os fenômenos de segregação e aculturação.

  • D.

    A figura dominante do imigrado na França na década de 60 do século XX era a de um homem de meia idade, casado, integrante de mão de obra qualificada.

  • E.

    A imigração hoje é concebida na França como processo de povoamento, vocação de estabelecer-se no país e não como migração de trabalho, de passagem.

Com relação ao método de pesquisa, conforme o Ensaio sobre a Dádiva, de Marcel Mauss, assinale a opção correta.

  • A.

    A teoria comparada, econômica ou não, pode prescindir do uso do método etnográfico.

  • B.

    O método comparativo de Marcel Mauss, em consonância com os antievolucionistas, exclui a dimensão histórica.

  • C.

    A história social é distinguida da sociologia teórica e das conclusões de moral e de prática política e econômica.

  • D.

    O estudo da circulação de riquezas por meio da dádiva oferece a base de comparação inicial entre diferentes sociedades.

  • E.

    A origem religiosa da noção de valor econômico é rejeitada por Marcel Mauss.

Quanto ao método comparativo na sociologia, assinale a opção correta.

  • A.

    O método comparativo, como elemento racional de controle, está ausente nos ensaios de Max Weber sobre a sociologia da religião.

  • B.

    Conforme Emile Durkheim, a comparação é uma técnica de trabalho utilizada para fazer analogias entre dois ou mais fatos, estabelecendo diferenças e semelhanças entre eles.

  • C.

    Para Max Weber, a comparação baseia-se em uma estratégia centrada na busca do paralelismo existente entre variáveis ou série de variáveis.

  • D.

    As explicações sociológicas baseadas em leis científicas abstratas, formuladas a partir da descrição empírica dos fenômenos, são aceitas por Emile Durkheim.

  • E.

    A sociologia deve seguir o caminho da experimentação indireta ou análise das variações concomitantes, utilizando um procedimento indutivo, segundo Emile Durkheim.

A respeito da teoria da estruturação, conforme Anthony Guiddens, assinale a opção correta.

  • A.

    As ciências sociais apoiam-se nas mesmas fontes de descrição dos romancistas ou de outros que escrevem relatos ficcionais acerca da vida social.

  • B.

    Os atores sociais carecem de conhecimento acerca das condições e das consequências do que fazem em suas vidas cotidianas.

  • C.

    As coerções associadas com as propriedades estruturais de sistemas sociais constituem um tipo de característica fundamental da vida social humana.

  • D.

    A teoria da estruturação enfatiza ser facilmente definível o que é uma sociedade.

  • E.

    O estudo do poder deve ser visto como uma consideração de segunda ordem nas ciências sociais.

Considerando o problema da causalidade nas ciências histórica e sociológica, segundo Max Weber, assinale a opção correta.

  • A.

    O pensamento causal de Max Weber se exprime em termos de necessidade.

  • B.

    O sociólogo se limita a tornar inteligível o sistema de crenças e de condutas da coletividade.

  • C.

    A interpretação compreensiva dos comportamentos humanos garante a validez universal dos resultados científicos.

  • D.

    A causalidade sociológica determina as circunstâncias únicas que provocam certo acontecimento.

  • E.

    A primeira regra da metodologia causal consiste em definir as características do indivíduo histórico que se quer explicar.

No que se refere à compreensão nas ciências sociológica e econômica, segundo Max Weber, assinale a opção correta.

  • A.

    Para Max Weber, os fenômenos sociais, semelhantes aos naturais, podem ser aprendidos por meio de proposições de forma e natureza matemática.

  • B.

    A compreensão da conduta do motorista que para diante do sinal vermelho exige que se constate quantos motoristas se detêm diante desse sinal.

  • C.

    O sociólogo ou historiador entende os comportamentos humanos de maneira intuitiva.

  • D.

    A explicação de fenômenos singulares exige a intermediação das proposições gerais.

  • E.

    O sentido subjetivo dos comportamentos humanos é, ao mesmo tempo, imediatamente perceptível e equívoco para o sociólogo.

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