Questões de Sociologia do ano 2010

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Na definição operacional de variáveis empíricas de pesquisa social é necessário

  • A.

    propor normas sociais.

  • B.

    selecionar indicadores.

  • C.

    estabelecer critérios reais e nominais.

  • D.

    eleger conceitos numéricos.

  • E.

    mensurar modelos propositivos.

Consiste a se observar observando, a observar o observador em seu trabalho de observação ou de transcrição de suas observações, por um retorno sobre a experiência do campo, sobre a relação com os informantes.

O trecho acima se refere ao seguinte instrumental de pesquisa:

  • A.

    análise de redes sociais.

  • B.

    estudo de trajetórias.

  • C.

    objetivação participante.

  • D.

    grupo focal.

  • E.

    survey.

Na pesquisa científica são geralmente utilizados dois tipos de raciocínio. O primeiro decompõe a realidade a fim de descobrir seus elementos formadores. O outro a reconstrói sob uma nova forma, a partir desses elementos descobertos, proporcionando assim uma visão de conjunto. Tais operações são, respectivamente:

  • A.

    classificar e definir.

  • B.

    selecionar e comparar.

  • C.

    refutar e validar.

  • D.

    tabular e codificar.

  • E.

    analisar e sintetizar.

Na pesquisa qualitativa, o procedimento que permite a generalização empírica a partir do estudo das características essenciais de um pequeno número de casos ou de apenas um caso concreto denomina-se

  • A.

    indução analítica.

  • B.

    dedução analítica.

  • C.

    indução enumerativa.

  • D.

    indução estatística.

  • E.

    dedução empírico-estatística.

No texto X, a metáfora da “arena”, no espaço social e escolar vivido pelos estudantes, revela que

  • A.

    os processos de socialização na escola devem considerar a pluralidade cultural e o conflito, já que uma visão e uma prática que concebam o espaço escolar como homogêneo e consensual desconhecem a realidade social.

  • B.

    os processos de socialização na escola devem considerar uma visão e uma prática que concebam o espaço escolar como homogêneo e consensual.

  • C.

    há processos de socialização harmônicos e convergentes entre os diferentes sujeitos.

  • D.

    a anomia social é fruto da ausência da autoridade docente, propiciando o conflito entre os discentes.

  • E.

    os conflitos criados pelo professor na instituição escolar resultam de posturas tradicionais pautadas no autoritarismo da nova escola.

Com relação ao texto X, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A negociação da participação discente deve se ater à sala de aula, pois seu aprendizado se dá essencialmente nesse espaço.

  • B. A negociação da participação discente não deve se ater à sala de aula, pois seu aprendizado se dá em diferentes espaços, até mesmo em outros espaços escolares e não escolares.
  • C.

    A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade caducou porque os docentes não são bem remunerados.

  • D.

    A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade caducou porque os discentes não são mais socializados.

  • E.

    A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade mantém-se intacta, o que lhe dá condições de impor, ao discente, a participação deste.

Relacionando as ideias dos textos IX e X, é correto afirmar que

  • A.

    o plano de aula é apenas um instrumento formal do professor, pois já não atende mais aos desafios atuais da sociedade e da escola.

  • B.

    o plano de aula é um instrumento didático que, se bem elaborado pelo docente, prescinde da disposição discente em participar da aula, bem como das mudanças na sociedade e na escola.

  • C.

    saber elaborar um plano de aula que atenda aos atuais desafios da aprendizagem dos estudantes requer conhecimento técnico do docente que prescinde das mudanças na sociedade e na escola.

  • D.

    o plano de aula é um instrumento didático que, se bem elaborado pelo docente, considera as características dos discentes e aspectos internos e externos à escola.

  • E.

    saber elaborar tecnicamente um plano de ensino, por si, propicia ao professor o sucesso na sala de aula, mesmo com as mudanças na sociedade e na escola.

Texto VIII, para responder às questões 38 e 39.

A partir da organização dos movimentos populares do século XX que impulsionaram a mudança dos marcos legislativos para garantir o direito à participação efetiva da comunidade nos espaços de decisão escolar, foram criados os conselhos escolares. Com relação aos conselhos escolares, julgue os itens a seguir.

I Têm como única função fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola.

II Têm como única função discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

III São constituídos por representantes de pais, estudantes e, opcionalmente, membros da comunidade local.

IV São constituídos por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nenhum item está certo.

  • B.

    Apenas um item está certo.

  • C.

    Apenas dois itens estão certos.

  • D.

    Apenas três itens estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

Para atingir o objetivo de que o estudante, ao final do ensino médio, tenha o domínio dos conhecimentos de sociologia necessários ao exercício da cidadania, o professor deverá organizar os conteúdos de suas aulas de forma que, segundo uma perspectiva atual e crítica dos processos de ensino e aprendizagem e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),

  • A.

    haja principalmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia, sobretudo por meio da exposição oral centrada no professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.

  • B.

    haja principalmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia por meio de trabalhos em grupos e exposição oral centrada no professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.

  • C.

    toda aula seja um processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos compartilhados entre o professor e os estudantes, com distinção de papéis, em que o professor cria variados espaços e estratégias de ensino, considerando, em primeiro lugar, o aprendizado dos estudantes, que não se restringe ao conteúdo livresco. Para tanto, deverá criar processos motivacionais e fazer uso da autoridade docente.

  • D.

    toda aula seja um processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos compartilhados entre o professor e os estudantes, sem distinção de papéis, pois, se o professor sabe certo conteúdo e tem experiência, o estudante também sabe algum conteúdo e igualmente tem experiência; assim, ambos ensinam e aprendem igualmente, prescindindo de uma autoridade docente.

  • E.

    haja especialmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia, aplicando trabalhos em grupos e exposição oral predominante do estudante, sem intervenção do professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.

Texto VII, para responder às questões 34 e 35.

Com relação às informações do texto VII, é correto afirmar que,

  • A.

    na cultura brasileira, sendo o futebol uma paixão nacional, este esporte endossa a visão da elite de que tudo o que vem de fora é melhor, pois o futebol é de origem inglesa.

  • B.

    para Damatta, o futebol tende a alienar os brasileiros, da mesma forma que o gosto dos franceses pela literatura os aliena.

  • C.

    no Brasil, há uma relação entre o futebol e a mentalidade colonialista: o futebol ratifica essa mentalidade.

  • D.

    para o autor, tudo o que vem de fora não é assimilado adequadamente pela cultura brasileira, pois nós temos um problema de autoestima, de inferioridade.

  • E.

    embora haja uma fascinação pelo estrangeiro na cultura brasileira, o povo brasileiro também engloba essa fascinação e a assimila à brasileira, e o futebol é um exemplo cabal desse fato.

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