Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na definição operacional de variáveis empíricas de pesquisa social é necessário
propor normas sociais.
selecionar indicadores.
estabelecer critérios reais e nominais.
eleger conceitos numéricos.
mensurar modelos propositivos.
Consiste a se observar observando, a observar o observador em seu trabalho de observação ou de transcrição de suas observações, por um retorno sobre a experiência do campo, sobre a relação com os informantes.
O trecho acima se refere ao seguinte instrumental de pesquisa:
análise de redes sociais.
estudo de trajetórias.
objetivação participante.
grupo focal.
survey.
Na pesquisa científica são geralmente utilizados dois tipos de raciocínio. O primeiro decompõe a realidade a fim de descobrir seus elementos formadores. O outro a reconstrói sob uma nova forma, a partir desses elementos descobertos, proporcionando assim uma visão de conjunto. Tais operações são, respectivamente:
classificar e definir.
selecionar e comparar.
refutar e validar.
tabular e codificar.
analisar e sintetizar.
Na pesquisa qualitativa, o procedimento que permite a generalização empírica a partir do estudo das características essenciais de um pequeno número de casos ou de apenas um caso concreto denomina-se
indução analítica.
dedução analítica.
indução enumerativa.
indução estatística.
dedução empírico-estatística.
No texto X, a metáfora da arena, no espaço social e escolar vivido pelos estudantes, revela que
os processos de socialização na escola devem considerar a pluralidade cultural e o conflito, já que uma visão e uma prática que concebam o espaço escolar como homogêneo e consensual desconhecem a realidade social.
os processos de socialização na escola devem considerar uma visão e uma prática que concebam o espaço escolar como homogêneo e consensual.
há processos de socialização harmônicos e convergentes entre os diferentes sujeitos.
a anomia social é fruto da ausência da autoridade docente, propiciando o conflito entre os discentes.
os conflitos criados pelo professor na instituição escolar resultam de posturas tradicionais pautadas no autoritarismo da nova escola.
Com relação ao texto X, assinale a alternativa correta.
A negociação da participação discente deve se ater à sala de aula, pois seu aprendizado se dá essencialmente nesse espaço.
A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade caducou porque os docentes não são bem remunerados.
A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade caducou porque os discentes não são mais socializados.
A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade mantém-se intacta, o que lhe dá condições de impor, ao discente, a participação deste.
Relacionando as ideias dos textos IX e X, é correto afirmar que
o plano de aula é apenas um instrumento formal do professor, pois já não atende mais aos desafios atuais da sociedade e da escola.
o plano de aula é um instrumento didático que, se bem elaborado pelo docente, prescinde da disposição discente em participar da aula, bem como das mudanças na sociedade e na escola.
saber elaborar um plano de aula que atenda aos atuais desafios da aprendizagem dos estudantes requer conhecimento técnico do docente que prescinde das mudanças na sociedade e na escola.
o plano de aula é um instrumento didático que, se bem elaborado pelo docente, considera as características dos discentes e aspectos internos e externos à escola.
saber elaborar tecnicamente um plano de ensino, por si, propicia ao professor o sucesso na sala de aula, mesmo com as mudanças na sociedade e na escola.
Texto VIII, para responder às questões 38 e 39.
A partir da organização dos movimentos populares do século XX que impulsionaram a mudança dos marcos legislativos para garantir o direito à participação efetiva da comunidade nos espaços de decisão escolar, foram criados os conselhos escolares. Com relação aos conselhos escolares, julgue os itens a seguir.
I Têm como única função fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola.
II Têm como única função discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.
III São constituídos por representantes de pais, estudantes e, opcionalmente, membros da comunidade local.
IV São constituídos por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola.
Assinale a alternativa correta.
Nenhum item está certo.
Apenas um item está certo.
Apenas dois itens estão certos.
Apenas três itens estão certos.
Todos os itens estão certos.
Para atingir o objetivo de que o estudante, ao final do ensino médio, tenha o domínio dos conhecimentos de sociologia necessários ao exercício da cidadania, o professor deverá organizar os conteúdos de suas aulas de forma que, segundo uma perspectiva atual e crítica dos processos de ensino e aprendizagem e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),
haja principalmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia, sobretudo por meio da exposição oral centrada no professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.
haja principalmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia por meio de trabalhos em grupos e exposição oral centrada no professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.
toda aula seja um processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos compartilhados entre o professor e os estudantes, com distinção de papéis, em que o professor cria variados espaços e estratégias de ensino, considerando, em primeiro lugar, o aprendizado dos estudantes, que não se restringe ao conteúdo livresco. Para tanto, deverá criar processos motivacionais e fazer uso da autoridade docente.
toda aula seja um processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos compartilhados entre o professor e os estudantes, sem distinção de papéis, pois, se o professor sabe certo conteúdo e tem experiência, o estudante também sabe algum conteúdo e igualmente tem experiência; assim, ambos ensinam e aprendem igualmente, prescindindo de uma autoridade docente.
haja especialmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia, aplicando trabalhos em grupos e exposição oral predominante do estudante, sem intervenção do professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.
Texto VII, para responder às questões 34 e 35.
Com relação às informações do texto VII, é correto afirmar que,
na cultura brasileira, sendo o futebol uma paixão nacional, este esporte endossa a visão da elite de que tudo o que vem de fora é melhor, pois o futebol é de origem inglesa.
para Damatta, o futebol tende a alienar os brasileiros, da mesma forma que o gosto dos franceses pela literatura os aliena.
no Brasil, há uma relação entre o futebol e a mentalidade colonialista: o futebol ratifica essa mentalidade.
para o autor, tudo o que vem de fora não é assimilado adequadamente pela cultura brasileira, pois nós temos um problema de autoestima, de inferioridade.
embora haja uma fascinação pelo estrangeiro na cultura brasileira, o povo brasileiro também engloba essa fascinação e a assimila à brasileira, e o futebol é um exemplo cabal desse fato.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...