Questões de Sociologia do ano 2013

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Com referência à comunicação de massa, assinale a opção correta.

  • A.

    A comunicação de massa engendra um tipo de comunicabilidade do “entre nós”, que se reporta aos telespectadores, ouvintes e aos brasileiros, gerando a ilusão de pertencerem a uma comunidade.

  • B.

    A comunicação de massa caracteriza-se pela divisão entre a figura do emissor e a do receptor autorizado e pela negligencia do monopólio comunicativo e do cerceamento de práticas populares.

  • C.

    A comunicação de massa fundamenta-se na premissa de que tudo pode ser mostrado e dito, não estabelecendo critérios sobre quem pode dizer e quem pode ouvir.

  • D.

    O receptor autorizado tem um espaço da fala para opinar e contradizer, não sendo necessário que suas funções sejam definidas na estrutura do campo comunicativo.

  • E.

    Na comunicação de massa, o espaço social sui generis é transformado em um espaço social heterogêneo, em que emissor e receptor têm papéis bem definidos.

Assinale a opção correta a respeito da teoria da sociedade de massas.

  • A.

    A principal característica da democracia das massas é a redução da distância entre os membros e os líderes.

  • B.

    A sociedade de massas pressupõe o associativismo voluntário e opera no nível das instituições políticas.

  • C.

    Em termos de escala, a transformação do público em massa foi sustentada pela transformação do povo em elite.

  • D.

    A democracia das massas refere-se à luta de poderosos grupos de interesses que se interpõem entre as decisões tomadas pelo Estado, a economia, o exército e a vontade do cidadão individual como membro do público.

  • E.

    A sociedade de massas constitui-se a partir de decisões tomadas por um grupo social que tem amplo respaldo social.

  • A.

    No Brasil, o exercício da cidadania tem significado positivo e impessoal, enquanto nos Estados Unidos da América a cidadania tem um sentido de negatividade e pessoalidade.

  • B.

    A cidadania no Brasil, ao contrário da existente em países como os Estados Unidos da América, fundamenta-se no individualismo, considerado um aspecto positivo.

  • C.

    Em um contexto histórico determinado, o conceito de cidadania regulada pressupõe a existência de um pluralismo democrático.

  • D.

    Em situações históricas e sociais diferentes, a mesma noção de cidadania engendra práticas sociais e tratamento diversos.

  • E.

    Há substancial diferença entre a concepção de cidadania no Brasil e nos Estados Unidos da América, visto que os norteamericanos se utilizam da cidadania relacional, ao contrário dos brasileiros.

Segundo Eduardo Viveiros Castro, as interpretações socioantropológicas da contemporaneidade reafirmam que há uma crise que se impõe aos modelos explicativos da sociologia e da antropologia em face da globalização. Essa crise fundamenta-se em fatores

  • A.

    lógico-formais, visto que se afirma a instrumentalidade passiva aos objetos e a agência coercitiva aos valores.

  • B.

    econômicos e sociais, posto que se supera a dimensão intersubjetiva e se reconhece a importância dos fluxos econômicos como motores da vida social.

  • C.

    socioculturais, dado que se redimensiona o caráter funcional e se retoma a concepção não voluntarista.

  • D.

    históricos e culturais, uma vez que se reconhece a agência social e se rompe com as concepções estruturais de sociedade.

  • E.

    sociais e religiosos, já que se fortalece a convicção sobre a transcendência subjetiva ao mundo natural.

Os conceitos de sociedade e cultura

  • A.

    configuram-se como noções díspares, pois, enquanto a sociedade compreende uma realidade extrassomática, a cultura é uma entidade nominal de transmissão dos valores sociais.

  • B.

    são conceitos autônomos, dado que se referem a diferentes contextos ou conjunturas sociais.

  • C.

    constituem-se em duas antinomias, cuja explicação científica se reporta às concepções de natureza e cultura e de indivíduo e sociedade.

  • D.

    são contrários, uma vez que se manifestam pelo sentido de tipos históricos e morfológicos.

  • E.

    conformam-se em explicações tautológicas, posto que o sentido semântico das duas concepções é o mesmo.

Assinale a opção que apresenta o conceito de padrão cultural elaborado no âmbito da sociologia da cultura.

  • A.

    Expressão de uma ambiguidade entre a objetivação da norma e a estrutura, bem como manifestação da aceitação de uma visão plural da dinâmica cultural.

  • B.

    Expressão do comportamento coletivo, que manifesta lógicas próprias das condutas humanas, cuja produção depende de um instrumental simbólico.

  • C.

    Expressão do comportamento individual, que manifesta formas próprias de explicação da realidade social, cuja produção ou reprodução depende da consciência humana.

  • D.

    Expressão da objetivação humana, que atende a uma lógica própria construída com base no formalismo.

  • E.

    Expressão do reconhecimento da linguagem como um elemento estruturante para a definição do comportamento humano.

De acordo com a perspectiva de Lévi-Strauss, as mutações religiosas originam-se do(a)

  • A.

    esfacelamento de novos dogmas sagrados que colaboram para a manutenção do todo social.

  • B.

    desregramento social e das mudanças de natureza religiosa.

  • C.

    desequilíbrio sistêmico imposto pelas contradições advindas das novas condições de vida e do pensamento.

  • D.

    aplicação das leis de transformação do estruturalismo, as quais se fundamentam no respeito às coibições e determinações do sagrado.

  • E.

    dissimulação das descontinuidades do modelo religioso vigente.

Com base no fragmento de texto acima, é correto afirmar que o método empregado por Florestan Fernandes pressupõe a

  • A.

    análise sincrônica e que consiste em um modelo formulado com base no funcionalismo.

  • B.

    combinação entre a análise sincrónica e a diacrônica e que consiste em um modelo fenomenológico que combina percepção e práxis.

  • C.

    combinação entre a análise funcionalista e a fenomenológica e que consiste em um modelo estruturado no par dialético sincronia e anacronia.

  • D.

    combinação entre a análise sincrónica e a diacrônica e que consiste em um modelo quase dialético de fusão da perspectiva histórica com a perspectiva estrutural-funcional.

  • E.

    análise diacrônica e que consiste em um modelo fundamentado no materialismo histórico-dialético.

Considerando-se o fragmento de texto acima, é correto afirmar que “cadinho de relações raciais” refere-se a um fato total que expressa

  • A.

    a presença simultânea de castas, estamentos e classes sociais na sociedade brasileira.

  • B.

    toda ordem de fenômenos físicos, psicológicos e sociais existentes na sociedade brasileira.

  • C.

    a coesão e o equilíbrio do sistema de classes sociais existente na sociedade brasileira.

  • D.

    a dinâmica e a harmonia do sistema de classes sociais existente na sociedade brasileira.

  • E.

    um fenômeno que se impõe, de forma coercitiva, do social sobre o individual na sociedade brasileira.

Em O negro no mundo dos brancos , Florestan Fernandes defende que uma das maneiras de se compreender a democracia racial no Brasil é por meio do entendimento do solapamento e da neutralização dos movimentos sociais voltados para a democratização das relações raciais e para o fortalecimento das técnicas de acefalia dos estratos raciais heteronômicos ou dependentes. Considerando-se essa concepção e as ideias do referido autor, é correto afirmar que a democracia racial no Brasil é

  • A.

    incoerente, já que os princípios que a orientam se assentam na divisão de classes sociais, e não de raças.

  • B.

    inconsistente, dado que os indivíduos em condição de exceção ajudam a confirmar a regra e elaboram os interesses da coletividade negra.

  • C.

    falsa, uma vez que negros e mulatos são socializados para tolerar, aceitar e endossar as formas existentes de desigualdade racial.

  • D.

    disforme, pois, conforme o contexto regional, há maior ou menor grau de democracia e aceitação do negro na sociedade dos brancos.

  • E.

    inexistente, visto que há a invisibilidade social do branco e o destaque dos papéis sociais das minorias, notadamente, dos negros.

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