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Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a temática da educação, julgue os itens que se seguem. Quando Theodor Adorno trata do tema educação, notadamente, em sua obra Educação e Emancipação, o autor tem como objetivo ressaltar uma perspectiva educacional que visa, em primeira instância, observar a sua organização de caráter escolar.
Acerca da relação entre a sociologia enquanto disciplina e a temática da educação, julgue os itens que se seguem. Na abordagem de Pierre Bourdieu, a perspectiva de autonomização dos campos permite sustentar que o capital cultural, em sua forma institucionalizada, encontra-se autonomizado em relação aos certificados educacionais.
Acerca das diversas concepções a respeito da sociologia brasileira, julgue os próximos itens. Segundo Roberto Schwarz, o favor adquire sua importância no Brasil e se consolida com o advento do tipo específico de capitalismo, pelo fato de, no Brasil, terem sido seguidas ideias europeias sem que houvesse contextos históricos semelhantes.
Acerca das diversas concepções a respeito da sociologia brasileira, julgue os próximos itens. Segundo Sérgio Buarque de Holanda, a complexa ideia do patrimonialismo no Brasil fundamenta-se, empiricamente, no modo como a relação entre o público e o privado se estabelece e, conceitualmente, recorre entre outros, à tipologia de Max Weber para compreender a peculiaridade desse processo de desenvolvimento no Brasil.
Acerca das diversas concepções a respeito da sociologia brasileira, julgue os próximos itens. O sociólogo Renato Ortiz, ao tratar dos problemas da cultura e da identidade, considera que ambos são de caráter eminentemente nacional, e não sofrem influências dos processos de globalização ou mundialização.
Considerando as abordagens e teorias sociológicas que ganharam contornos e que adquiriram relevância a partir do final do século XIX, e também no decorrer do século XX, julgue os itens subsecutivos. O conceito de tipo ideal na teoria sociológica de Max Weber busca definir o modo com que certo objeto da sociologia pode ser delimitado conceitualmente, sem pretensão de que ele seja apresentado como um ideal a ser almejado.
Considerando as abordagens e teorias sociológicas que ganharam contornos e que adquiriram relevância a partir do final do século XIX, e também no decorrer do século XX, julgue os itens subsecutivos. Max Weber, em sua obra Economia e Sociedade, considera que é possível distinguir três tipos de ação social: a carismática, a ação social com relação a fins e a ação tradicional.
Considerando as abordagens e teorias sociológicas que ganharam contornos e que adquiriram relevância a partir do final do século XIX, e também no decorrer do século XX, julgue os itens subsecutivos. Ao distinguir as duas formas de individualismo, no texto As Metrópoles e a Vida Mental, Georg Simmel estabelece que o individualismo do tipo qualitativo é superior ao do tipo quantitativo.
Considerando as abordagens e teorias sociológicas que ganharam contornos e que adquiriram relevância a partir do final do século XIX, e também no decorrer do século XX, julgue os itens subsecutivos. O sociólogo Charles Wright Mills, ao propor o tipo de reflexão que decide denominar imaginação sociológica, visa delimitar claramente a atividade dos sociólogos, reservando-lhes uma forma particular de pensamento.
A teoria crítica da sociedade, que se organizou em torno do Instituto de Pesquisa Social, na cidade de Frankfurt, na Alemanha, a partir da primeira metade do século XX, teve um impacto considerável sobre a sociologia. Com base nessa abordagem teórica, julgue os itens seguintes. Conforme Max Horkheimer, o conceito de dialética constitui um elemento secundário da teoria da sociedade.
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