Questões de Sociologia do ano 2016

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A vida na zona rural do Brasil nunca foi fácil, seja para os trabalhadores empregados, seja para os posseiros e pequenos proprietários. Em boa parte do território brasileiro, as condições de sobrevivência, isolada da unidade familiar de produção, por exemplo, foram bastante precárias. Sobre a situação das pessoas que residem em zonas rurais no Brasil, é correto afirmar que

  • A. a grande maioria vive ainda em grandes propriedades monocultoras, com produção voltada para a exportação, onde sobrevivem de trabalho compulsório.
  • B. os assentamentos e a reforma agrária, em franco desenvolvimento, criam elementos de uma nova ordem social que dialogam com os princípios do passado e os reforçam.
  • C. no âmbito das relações familiares, do trabalho e da participação no governo, múltiplas lideranças surgem no campo, conscientes de seu papel e de sua hegemonia política.
  • D. as transformações socioeconômicas tornaram o mundo rural brasileiro heterogêneo. Emergem sujeitos sociais marcados pelo desenraizamento e pela tentativa de reconstrução da identidade social de trabalhador rural.

Pobreza e exclusão social são categorias muito valiosas em algumas abordagens sociológicas voltadas para as análises do desenvolvimento capitalista. O entendimento dessas categorias serve, inclusive, para orientar a ação do Estado e dos movimentos sociais, no propósito de amenizar as desigualdades sociais. O sociólogo, ao pesquisar essas e outras ocorrências, pode contribuir para alertar e conscientizar pessoas e governos dos problemas sociais. No que diz respeito à abordagem teórica dessas categorias, assinale a afirmativa correta.

  • A. Exclusão social é uma categoria inadequada para definir a problemática das sociedades atuais, pois não indica a consciência que os ditos excluídos possuem de si mesmo.
  • B. A expressão exclusão social, utilizada pelos movimentos sociais, indica, entre outros fatores, a falta de política de saúde, educação, lazer e de crédito para a produção familiar.
  • C. A expressão exclusão social substituiu o termo marginalidade, que vigorou nos anos 1960 a 1980, pois serve para identificar os indivíduos que estando à margem se envolvem com ações ilegais.
  • D. A solução para a exclusão social encontra‐se na luta dos trabalhadores, na luta das classes, com a orientação marxista, pois só os excluídos podem construir as formas de suprir suas necessidades.

O processo de globalização, em curso desde o final da década de 1980, incluiu a difusão dos fluxos econômicos em escala planetária, em decorrência da mundialização do capitalismo.

Nesse sentido, a economia globalizada

  • A. contribuiu para amenizar os choques culturais, diminuindo as distorções socioeconômicas entre as regiões.
  • B. acirrou os conflitos religiosos, intensificando a associação entre interesses geopolíticos e sistemas de crença.
  • C. propiciou parcerias entre agentes econômicos diversificados, dando mais transparência aos negócios internacionais.
  • D. diminuiu a massificação cultural, dando visibilidade aos movimentos de resistência à rede mundial de computadores.
  • E. reequilibrou os processos econômicos, integrando de modo equânime os diferentes blocos comerciais.

A figura a seguir apresenta um fenômeno estudado pela Sociologia.

A imagem critica

  • A. a sociedade do espetáculo.
  • B. a geração de status e valor.
  • C. a sociedade de consumo.
  • D. a produção de cópias e simulacros.
  • E. o processo de massificação.

Os estudos de David Harvey sobre a condição pós-moderna oferecem uma análise do fenômeno da compressão espaço-temporal, ilustrada pelo autor com a imagem a seguir.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

As opções a seguir identificam caraterísticas do pós-modernismo, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. O entendimento das práticas sociais como efeito do poder descendente do Estado.
  • B. A prevalência do efêmero, do descontínuo e do caótico na vida cotidiana.
  • C. A crítica à ideia de fundamento como verdade eterna e imutável.
  • D. A apreensão do tecido social como fluxo indeterminado de jogos de linguagem.
  • E. A valorização da participação, da performance e do happening nas múltiplas formas de expressão artística.

A sociedade da informação, para usar a expressão de Manuel Castells, corresponde às transformações técnicas, organizacionais e administrativas que têm como principal fator os insumos baratos de informação propiciados pelos avanços tecnológicos na microeletrônica e telecomunicações. As transformações em direção à sociedade da informação definem um novo paradigma, o da tecnologia da informação, que expressa a transformação tecnológica em curso e suas implicações com a economia e a sociedade. Em relação às características do paradigma da tecnologia da informação, analise as afirmativas a seguir.

I. Graças às novas tecnologias, predomina a lógica das redes, uma vez que pode ser implementada em qualquer tipo de processo.

II. A tecnologia digital favorece a flexibilidade, já que permite modificar os processos em função de sua alta capacidade de reconfiguração.

III. A convergência das tecnologias mostra a interligação entre diversas áreas de saber, graças, por exemplo, à microeletrônica, à robótica e à inteligência artificial.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

Analise os trechos a seguir.

I. Formas de poder exercidas pelos sujeitos dominantes sem a ação física direta, mas pela imposição de uma visão de mundo, dos papéis sociais, das categorias cognitivas, das estruturas mentais por meio das quais o mundo é percebido e pensado.

II. Mecanismo de poder no qual técnicas disciplinares de controle concorrem para o estabelecimento de um padrão de normalidade que é, ao mesmo tempo, um dispositivo de poder e uma forma de saber.

Os trechos citados descrevem, respectivamente, dois conceitos sociológicos definidos como

  • A. naturalização e coerção social.
  • B. violência simbólica e disciplina.
  • C. ideologia e subordinação.
  • D. mais-repressão e punição.
  • E. habitus e normalização.

Em O Processo Civilizador, Norbert Elias analisa a história dos costumes, buscando compreender o curso das transformações gerais da sociedade ocidental que, na longa duração, contribuíram para um processo civilizatório. A esse respeito, com base no fragmento acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O autor examina a dinâmica civilizadora, entendida como as reações dos indivíduos às condições materiais de vida.

( ) O autor estuda os processos de naturalização de hábitos e costumes, como os processos de controle das emoções individuais.

( ) O autor identifica representações sociais e hábitos analisando o processo cognitivo pelo qual lhe são atribuídos significados.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F, V e F.
  • B. F, V e V.
  • C. V, F e F.
  • D. V, V e F.
  • E. F, F e V.

“Um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações – e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas”.

A definição acima se refere ao conceito sociológico de

  • A. consciência social.
  • B. imaginário.
  • C. habitus.
  • D. estereótipo.
  • E. dispositivo disciplinar.
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