Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sociologia - Questões sociológicas - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
A vida na zona rural do Brasil nunca foi fácil, seja para os trabalhadores empregados, seja para os posseiros e pequenos proprietários. Em boa parte do território brasileiro, as condições de sobrevivência, isolada da unidade familiar de produção, por exemplo, foram bastante precárias. Sobre a situação das pessoas que residem em zonas rurais no Brasil, é correto afirmar que
Sociologia - Conceitos sociológicos - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Pobreza e exclusão social são categorias muito valiosas em algumas abordagens sociológicas voltadas para as análises do desenvolvimento capitalista. O entendimento dessas categorias serve, inclusive, para orientar a ação do Estado e dos movimentos sociais, no propósito de amenizar as desigualdades sociais. O sociólogo, ao pesquisar essas e outras ocorrências, pode contribuir para alertar e conscientizar pessoas e governos dos problemas sociais. No que diz respeito à abordagem teórica dessas categorias, assinale a afirmativa correta.
O processo de globalização, em curso desde o final da década de 1980, incluiu a difusão dos fluxos econômicos em escala planetária, em decorrência da mundialização do capitalismo.
Nesse sentido, a economia globalizada
A figura a seguir apresenta um fenômeno estudado pela Sociologia.
A imagem critica
Os estudos de David Harvey sobre a condição pós-moderna oferecem uma análise do fenômeno da compressão espaço-temporal, ilustrada pelo autor com a imagem a seguir.
Está correto o que se afirma em
As opções a seguir identificam caraterísticas do pós-modernismo, à exceção de uma. Assinale-a.
A sociedade da informação, para usar a expressão de Manuel Castells, corresponde às transformações técnicas, organizacionais e administrativas que têm como principal fator os insumos baratos de informação propiciados pelos avanços tecnológicos na microeletrônica e telecomunicações. As transformações em direção à sociedade da informação definem um novo paradigma, o da tecnologia da informação, que expressa a transformação tecnológica em curso e suas implicações com a economia e a sociedade. Em relação às características do paradigma da tecnologia da informação, analise as afirmativas a seguir.
I. Graças às novas tecnologias, predomina a lógica das redes, uma vez que pode ser implementada em qualquer tipo de processo.
II. A tecnologia digital favorece a flexibilidade, já que permite modificar os processos em função de sua alta capacidade de reconfiguração.
III. A convergência das tecnologias mostra a interligação entre diversas áreas de saber, graças, por exemplo, à microeletrônica, à robótica e à inteligência artificial.
Assinale:
Analise os trechos a seguir.
I. Formas de poder exercidas pelos sujeitos dominantes sem a ação física direta, mas pela imposição de uma visão de mundo, dos papéis sociais, das categorias cognitivas, das estruturas mentais por meio das quais o mundo é percebido e pensado.
II. Mecanismo de poder no qual técnicas disciplinares de controle concorrem para o estabelecimento de um padrão de normalidade que é, ao mesmo tempo, um dispositivo de poder e uma forma de saber.
Os trechos citados descrevem, respectivamente, dois conceitos sociológicos definidos como
Em O Processo Civilizador, Norbert Elias analisa a história dos costumes, buscando compreender o curso das transformações gerais da sociedade ocidental que, na longa duração, contribuíram para um processo civilizatório. A esse respeito, com base no fragmento acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O autor examina a dinâmica civilizadora, entendida como as reações dos indivíduos às condições materiais de vida.
( ) O autor estuda os processos de naturalização de hábitos e costumes, como os processos de controle das emoções individuais.
( ) O autor identifica representações sociais e hábitos analisando o processo cognitivo pelo qual lhe são atribuídos significados.
As afirmativas são, respectivamente,
Um sistema de disposições duráveis e transponíveis que, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas.
A definição acima se refere ao conceito sociológico de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...