Questões de Sociologia do ano 2016

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O movimento da contracultura teve como marco de lançamento na sociedade norte-americana o poema “Uivo” de A. Ginsberg, na década de 1950, que disseminou um discurso de contestação e denúncia dos valores da sociedade de consumo do pós-Segunda Guerra. As opções a seguir caracterizam corretamente aspectos da contra cultura, à exceção de uma.

Assinale-a.

  • A. recusa ético-comportamental do conjunto dos valores e das normas dominantes e crítica às formas tradicionais de prática da política.
  • B. atitudes sócio culturais que condenam a industrialização, a acumulação material e o incentivo ao consumo, considerados causa da miséria humana.
  • C. manifestações culturais coletivas e individuais de oposição ao estilo de vida definido como aceitável pela sociedade tecnocrata.
  • D. comportamentos anti-conformistas e de declarada aversão contra as manifestações da cultura oficial veiculados pelas arte plástica, música, poesia, cinema e literatura.
  • E. movimento de contestação à ordem burguesa capitalista, com base no sistema de valores científicos da racionalidade iluminista.

A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores compartilhados por vastos segmentos das sociedades ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos principalmente pelos meios de comunicação de massa.

( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e sons aplicadas ao tempo livre e à informação.

( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo exigências econômicas.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, F e F.
  • B. V, V e F.
  • C. V, F e V.
  • D. F, V e V.
  • E. V, V e V.

Com base nos trechos citados, sobre o uso sociológico da metáfora literária do Brasil como país do futebol, analise as afirmativas a seguir.

I. Tanto a sociologia quanto a literatura interpretam o futebol como fenômeno social, capaz de gerar identidade e mobilizar sentimentos e ações coletivas.

II. Para a literatura e a sociologia, na sociedade brasileira o futebol extrapola a dimensão esportiva e está associado ao imaginário coletivo.

III. Literatura e sociologia se aproximam na tentativa de explicar a realidade social captando aspectos materiais e simbólicos do cotidiano.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

A passagem do “estado de natureza” para o “estado de sociedade” é

  • A. um modelo explicativo sustentado desde os precursores da sociologia e comprovado pelas pesquisas etnográficas.
  • B. o resultado da domesticação dos caracteres inatos, substituídos pelos adquiridos através da cultura.
  • C. fruto da regulamentação dos comportamentos instintivos e selvagens pela ação da civilização.
  • D. o marco fundador da vida social que ocorre quando o caráter coercitivo das regras coincide com o instinto universal.
  • E. derivada do processo de hominização que se realiza na progressiva desmistificação da natureza.

Para Alain Tourain, a sociologia clássica conceituou instituição, em termos de organização social, como

  • A. o sistema disciplinador criado a partir da Época Moderna pelas classes dominantes do sistema capitalista para gerar práticas sociais compatíveis com o avanço do capital.
  • B. a tradução prática das normas e o lugar no qual se efetua a socialização do indivíduo pela interiorização das próprias normas.
  • C. a configuração das relações sociais com base em um enquadramento jurídico, cujo fim é garantir a livre expressão dos indivíduos.
  • D. a estrutura visível de um sistema de sanções criado para obrigar os comportamentos e as ações a seguirem padrões morais que garantam a evolução da vida em sociedade.
  • E. o instrumento utilizado por grupos de indivíduos formalmente reunidos para realizar um ou mais objetivos comuns que individualmente teriam dificuldade de alcançar.

Com base na charge, assinale a opção que caracteriza corretamente o conceito de fato social de Durkheim.

  • A. Modo de agir e pensar que exerce uma coerção sobre os indivíduos.
  • B. Modo de agir e sentir próprio de indivíduos que somados constituem o todo social.
  • C. Modo de fazer e conceber inato que molda as práticas coletivas.
  • D. Modo de comportamento que deriva da liberdade da vontade dos indivíduos.
  • E. Modo atitudinal e de pensamento que é uma manifestação da psicologia coletiva.v

Analise os fragmentos a seguir.

I. Explica o mundo moderno pela racionalização, considerada a essência da atividade social e pautada em dois tipos ideais de racionalidade: a ação racional com relação a valores e a ação racional com relação a fins.

II. Funda uma nova ciência dos fatos sociais e suas leis, possuidora de um método próprio, que estuda os modos de socialização como, por exemplo, a passagem de uma solidariedade mecânica para uma solidariedade orgânica.

Os fragmentos identificam duas linhagens conceituais da reflexão sociológica e estão referidos, respectivamente, a

  • A. Comte e Durkheim.
  • B. Marx e Weber
  • C. Weber e Durkheim.
  • D. Simmel e Marx
  • E. Comte e Simmel.

Karl Marx definiu a sociedade moderna como “capitalista” e buscou explicar seus mecanismos de funcionamento examinando a realidade em sua mudança constante. A esse respeito afirmou: “(...) provoca a cólera e o açoite da burguesia e de seus porta- vozes doutrinários, porque no entendimento e na explicação positiva daquilo que existe, abriga também o entendimento de sua negação, de sua morte inelutável”.

Esse trecho se refere ao conceito marxiano de

  • A. dialética.
  • B. revolução.
  • C. ideologia.
  • D. trabalho.
  • E. mais-valha.

A tira critica de forma humorada o conceito de ideologia referido às concepções de

  • A. Karl Marx, para quem a ideologia é o modo de ver a realidade da classe social dominante que nasce da separação entre teoria e práxis.
  • B. Antonio Gramsci, para quem a ideologia é uma concepção falsa de mundo, útil apenas para as classes hegemônicas, que a utilizam para manipular as massas e orientar a ação coletiva.
  • C. George Sorel, para quem a ideologia é o modo abstrato e metafísico de conceber a realidade dos fenômenos naturais e sociais anteriormente explicados com base em crenças mágico-religiosa.
  • D. Vilfredo Pareto, para quem a ideologia é a fé inconsciente em uma versão da realidade que é usada para a defesa dos interesses da maioria.
  • E. Karl Mannheim, para quem a ideologia geral consiste na visão de mundo de um grupo humano que, em condições de subordinação, aspira a uma transformação.

Com relação às condições para o surgimento da Sociologia como campo de conhecimento, no século XIX, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A percepção de uma ordem e de uma lógica na história humana desvinculadas do caráter causal dos fenômenos sociais.

( ) A percepção da história humana como produto imanente da ação dos fenômenos sociais.

( ) A percepção dos fatos da história humana como pertencentes a um processo dotado de uma ordenação específica.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F, V e F.
  • B. F, V e V.
  • C. V, F e F.
  • D. V, V e F.
  • E. F, F e V.
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