Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O movimento da contracultura teve como marco de lançamento na sociedade norte-americana o poema Uivo de A. Ginsberg, na década de 1950, que disseminou um discurso de contestação e denúncia dos valores da sociedade de consumo do pós-Segunda Guerra. As opções a seguir caracterizam corretamente aspectos da contra cultura, à exceção de uma.
Assinale-a.
A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores compartilhados por vastos segmentos das sociedades ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos principalmente pelos meios de comunicação de massa.
( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e sons aplicadas ao tempo livre e à informação.
( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo exigências econômicas.
As afirmativas são, respectivamente,
Com base nos trechos citados, sobre o uso sociológico da metáfora literária do Brasil como país do futebol, analise as afirmativas a seguir.
I. Tanto a sociologia quanto a literatura interpretam o futebol como fenômeno social, capaz de gerar identidade e mobilizar sentimentos e ações coletivas.
II. Para a literatura e a sociologia, na sociedade brasileira o futebol extrapola a dimensão esportiva e está associado ao imaginário coletivo.
III. Literatura e sociologia se aproximam na tentativa de explicar a realidade social captando aspectos materiais e simbólicos do cotidiano.
Está correto o que se afirma em
A passagem do estado de natureza para o estado de sociedade é
Para Alain Tourain, a sociologia clássica conceituou instituição, em termos de organização social, como
Com base na charge, assinale a opção que caracteriza corretamente o conceito de fato social de Durkheim.
Analise os fragmentos a seguir.
I. Explica o mundo moderno pela racionalização, considerada a essência da atividade social e pautada em dois tipos ideais de racionalidade: a ação racional com relação a valores e a ação racional com relação a fins.
II. Funda uma nova ciência dos fatos sociais e suas leis, possuidora de um método próprio, que estuda os modos de socialização como, por exemplo, a passagem de uma solidariedade mecânica para uma solidariedade orgânica.
Os fragmentos identificam duas linhagens conceituais da reflexão sociológica e estão referidos, respectivamente, a
Karl Marx definiu a sociedade moderna como capitalista e buscou explicar seus mecanismos de funcionamento examinando a realidade em sua mudança constante. A esse respeito afirmou: (...) provoca a cólera e o açoite da burguesia e de seus porta- vozes doutrinários, porque no entendimento e na explicação positiva daquilo que existe, abriga também o entendimento de sua negação, de sua morte inelutável.
Esse trecho se refere ao conceito marxiano de
A tira critica de forma humorada o conceito de ideologia referido às concepções de
Com relação às condições para o surgimento da Sociologia como campo de conhecimento, no século XIX, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A percepção de uma ordem e de uma lógica na história humana desvinculadas do caráter causal dos fenômenos sociais.
( ) A percepção da história humana como produto imanente da ação dos fenômenos sociais.
( ) A percepção dos fatos da história humana como pertencentes a um processo dotado de uma ordenação específica.
As afirmativas são, respectivamente,
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...