Lista completa de Questões de Sociologia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Vivemos numa era em que esperar se transformou num palavrão. Gradualmente erradicamos (tanto possível) a necessidade de esperar por qualquer coisa, e o adjetivo do momento é instantâneo. Não podemos mais gastar meros 12 minutos fervendo uma panela de arroz, de modo que foi criada uma versão de dois minutos para micro-ondas. Não podemos ficar esperando que a pessoa certa chegue, de modo que aceleramos o encontro... Em nossas vidas pressionadas pelo tempo, parece que o cidadão (...) do século XXI não tem mais tempo para coisa alguma.
O trecho acima reflete a percepção de homem moderno característica de qual teórico contemporâneo?
Sobre o conceito de trabalho na teoria de Marx, Piccinni e Tolfo afirmam que o trabalho, defendido pelos detentores do capital, não tem valor ou sentido para o trabalhador que se vê impedido de exercer sua liberdade e criatividade no trabalho exercendo suas funções com um sentimento de estranheza perante o todo (Tolfo, S. da R. & Piccinini, V. Sentidos e significados do trabalho: explorando conceitos, variáveis e estudos empíricos brasileiros. Psicologia & Sociedade, 2007, 19, 38-46)
A qual sentimento os autores se referem ao tratar do conceito de trabalho?
A categoria de ______________ significa (...), de um lado, que a realidade objetiva é um todo coerente em que cada elemento está, de uma maneira ou de outra, em relação com cada elemento e, de outro lado, que essas relações formam, na própria realidade objetiva, correlações concretas, conjuntos, unidades, ligados entre si de maneiras completamente diversas, mas sempre determinadas (Lukács, G. Existencialismo ou marxismo. São Paulo: Senzala, 1967, p.240).
O espaço em branco da afirmação acima pode ser substituído pela palavra:
Para Karl Marx, o que caracteriza as sociedades e dita processos de mudança ocorridos ao longo da história?
I. São todos caracterizados por certos modos de produção e relações de classe entre exploradores, e entre exploradores e explorados.
II. A passagem de um sistema socioeconômico para o seguinte independe da interação entre lutas de classe e a incapacidade do sistema seguinte de aumentar a produtividade do emprego e privilegiar as forças da produção.
III. As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção.
Sobre as afirmações acima, pode-se afirmar que:
Para Max Weber o conceito básico para a análise histórico-social é o tipo ideal. Em que consiste o tipo ideal?
Sem dúvida, a solidariedade não pode jamais existir entre outrem e nós a não ser que a imagem desse outrem se una à nossa. A qual autor da sociologia clássica esta afirmação pode ser atribuída?
As desigualdades sociais no Brasil são motivos de estudos de diversos autores sociais e instituições de pesquisa. Com relação às razões que proporcionaram as raízes essas desigualdades, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Entre o final do século XIX e o começo do século XX houve uma política de imigração europeia dos governos brasileiros, pois imaginava-se, assim, branquear o Brasil.
II. A formação da população brasileira é resultado de decisões políticas tomadas em vários momentos da história. Em muitos casos essas decisões legitimaram o extermínio de indígenas, a escravidão negra, o incentivo à imigração europeia baseado em teorias de evolução social e de hierarquia racial.
III. À medida que a sociedade brasileira se industrializou e urbanizou desenvolveu no País um grande esforço de inclusão social, pois as políticas desenvolvimentistas, traduzido no Plano de Metas, popularmente conhecido como 50 anos em 5 produziu mudanças estruturais, sobretudo para os mais pobres.
IV. O coronelismo vinculado à grande propriedade rural, principalmente no Nordeste, serviu como base de sustentação de uma estrutura agrária concentradora de renda e ausência de educação.
O tema do desenvolvimento sustentável é uma pauta muito presente nos dias atuais nas sociedades capitalistas modernas. A respeito dessa busca pelo desenvolvimento sustentável, podemos apontar como correto, exceto:
Foram necessários 10 Mil anos para a população mundial atingir 1 Bilhão de pessoas. Foi apenas necessário um século - de 1800 a 1900 - para que a população duplicasse para 2 Bilhões. No século XX, vimos este número triplicar para aproximadamente 6 Bilhões. Por isso, não é surpreendente, que muitas pessoas se preocupem com o que nos reserva o século XXI se a população mundial continuar a crescer como até aqui, chegará a níveis intoleráveis daqui a quarenta ou cinquenta anos. (GIDDENS, Antony. Sociologia. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.)
Assinale a alternativa que apresente as consequências desse aumento da população sobre o Meio Ambiente.
Analise os trechos abaixo sobre a formação das elites políticas brasileira.
I - O uso da violência institucionalizada, da opressão sistemática e do terror organizado na revolução burguesa não constitui uma novidade. Ele aparece de forma endêmica ou transitória em todas as modalidades de revolução burguesa reconhecidas como clássicas. O que havia ocorrido é que os círculos acadêmicos abandonaram o uso do conceito de dominação burguesa, a teoria de classe e, especialmente, a aplicação da noção de revolução à etapa de transição para o capital industrial nas nações capitalistas da periferia. Passou-se a falar, indiscriminadamente, em elites e em modernização, algumas vezes também em transferência de tecnologia e de capital.
II O que muitos autores chamam, com extrema impropriedade, de crise do poder oligárquico não é propriamente um colapso, mas o início de uma transição que inaugurava, ainda sob a hegemonia da oligarquia, uma recomposição das estruturas do poder, pela qual se configurariam, historicamente, o poder burguês e a dominação burguesa
III - A burguesia brasileira não assume o papel de paladina da civilização ou de instrumento da Modernidade, pelo menos de forma universal e como decorrência imperiosa de seus interesses de classe. Ela se compromete, por igual, com tudo que lhe fosse vantajoso: e para ela era vantajoso tirar proveito dos tempos desiguais e da heterogeneidade da sociedade brasileira, mobilizando as vantagens que decorriam tanto do atraso quanto do adiantamento das populações.
Assinale a alternativa que representa o autor dos trechos acima:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...